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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Geral: Mortes por acidentes de trânsito no estado de São Paulo registram menor índice da história

 

Número de vítimas fatais recuou 26% entre 2015 e 2020

Redação/Hourpress

EBC
Os novos números do Infosiga SP, gerenciado pelo Respeito à Vida, programa da Secretaria de Governo coordenado pelo Detran, revelam que o índice de mortes por acidentes de trânsito no estado chegou ao patamar mais baixo da série histórica. Entre janeiro e agosto de 2020, São Paulo registrou 3.183 vítimas fatais, 26% a menos do que no mesmo período de 2015, quando a medição teve início, com 4.327 óbitos. Os números paulistas são divulgados na Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos. O mesmo ocorre nos acidentes com vítimas fatais envolvendo automóveis, que chegou a 755, queda de 30%. Dessa forma, apresentando novamente o menor índice da série histórica.

"Esse acompanhamento nos permite tomar decisões mais assertivas, desenvolvendo políticas públicas mais consistentes para a diminuição de mortes no trânsito paulista. E agora, o sistema assumirá uma importância ainda maior, na medida em que estará diretamente vinculado a nossas campanhas e ações para tornar o trânsito menos violento", afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Dados de agosto

Em todo o Estado, no mês de agosto deste ano, foram registrados 447 óbitos contra 480 no ano passado, queda de 7%. Acidentes de trânsito, que incluem ocorrências sem vítimas fatais, registraram redução de 7,1% em vias urbanas e rodovias do Estado (14,7 mil acidentes em maio deste ano contra 15,8 mil em 2019).



De acordo com os dados do Infosiga SP, houve queda de 3,9% nos acidentes fatais em vias municipais, que concentram 50,1% dos casos. Nas rodovias, a queda foi de 11%. Em nove regiões administrativas do Estado houve redução dos índices.

O sistema, primeiro do Brasil a fazer acompanhamento mensal das estatísticas de trânsito, revela ainda que no mês de agosto deste ano quase 40% dos acidentes ocorreram por conta de colisões entre veículos. Logo atrás vêm os acidentes por choque contra objetos fixos (20,8%) e atropelamento (22,6%).


Variação de óbitos por Região Administrativa
Agosto 2019 x 2020



Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida indica ainda queda nas fatalidades em todos os modais, com exceção dos motociclistas, em agosto. Ocorrências envolvendo motos lideram as estatísticas, com 184 casos em agosto deste ano, aumento de 7% na comparação com 2019 (172 óbitos). Em seguida, aparecem os automóveis com 117 ocorrências contra 116 em 2019, variação de 0,9%.

A maior redução ocorreu entre as bicicletas: foram registradas 26 fatalidades contra 40 em agosto do ano passado (-35%). A queda também foi significativa entre os pedestres, com 99 ocorrências fatais em agosto contra 127 em 2019 (-22%).




Perfil da vítima

No mês de agosto, jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram 25,3% das vítimas. Entre os motociclistas, essa proporção sobe para 40,2%. Em 62,6% dos casos, as vítimas fatais são os próprios condutores dos veículos. Homens seguem como as principais vítimas dos acidentes (86% do total), e as ocorrências estão concentradas no período noturno (54,8%) e no fim de semana (51%). Cerca de 48,5% das vítimas faleceram no local do acidente.



Sobre o programa Respeito à Vida

Programa da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e coordenado pelo Detran.SP, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Além da Secretaria de Governo, o programa envolve também as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R? 190 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.

Artigo: Lei de proteção de dados garante privacidade de crianças e adolescentes na internet

 


As empresas públicas e privadas são obrigadas a informar sobre os tipos de dados obtidos

Redação/Hourpress

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor na sexta-feira (18). A norma - que dispõe sobre a coleta, armazenamento e distribuição de informações pessoais - também prevê a proteção da privacidade de crianças e adolescentes no ambiente digital.


Sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a norma especifica que o tratamento de dados de crianças e adolescentes deverá ser realizado de acordo com seu melhor interesse. A publicação ressalta ainda a necessidade do consentimento específico de pelo menos um dos pais ou do responsável legal.

Além disso, as empresas públicas e privadas são obrigadas a informar sobre os tipos de dados obtidos, a forma de utilização, e o direito a procedimentos como acesso, correção e exclusão. Jogos e demais atividades na internet deverão solicitar apenas informações pessoais estritamente necessárias.

"A mera existência de crianças e adolescentes com amplo acesso à internet merece uma atenção e um cuidado. Em razão disso e, corretamente, a LGPD destinou artigo específico ao tratamento de dados de crianças e adolescentes, atentando à necessidade de observância do melhor interesse da população infantojuvenil", celebra o titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Maurício Cunha.

Exceção

Poderão ser coletados dados pessoais de crianças, sem o consentimento, quando as informações forem necessárias para garantir a proteção delas ou para contatar os pais ou o responsável legal. O conteúdo deverá ser utilizado uma única vez e sem armazenamento, e em nenhum caso poderá ser repassado a terceiro sem autorização.

SNDCA

A SNDCA integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Entre as atribuições, o órgão coordena as políticas públicas e medidas governamentais referentes à criança e ao adolescente; à produção, sistematização e difusão das informações relativas a esse público; e às ações de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br

Túnel do Tempo: Primeiro carro movido a gasolina

 


Luís Alberto Alves/Houpress

Em 21 de setembro de 1893 é  dirigido pela primeira vez um automóvel movido a gasolina.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Vila Nova

 


Entre as várias ruas abertas neste novo bairro, estava a Rua Doutor Vila Nova

Luís Alberto Alves/Hourpress

Na segunda metade do século XIX, o bairro de Vila Buarque (Centro) era uma extensa área conhecida como “Chácara Rego Freitas”, pertencente ao Dr. 

Antonio Pinto do Rego Freitas. Após sua morte em 1886, seus herdeiros venderam a propriedade para a Empresa de Obras do Brasil, estabelecida no Rio de Janeiro.

Essa mesma chácara, depois de regularizada e arruada, deu origem à Vila Buarque, nome este que homenageou o presidente da empresa loteadora. Em agosto do mesmo ano os lotes já estavam sendo vendidos. Entre as várias ruas abertas neste novo bairro, estava a Rua Doutor Vila Nova. 

Francisco Antonio de Campos nasceu em Portugal em 1780 na cidade de Vila Nova de Foz Coa (daí o apelido Vila Nova). Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Elegeu-se deputado diversas vezes naquele país. Depois acabou nomeado ministro da Fazenda em 1835.

Decepcionado afastou-se da vida política. Escreveu o livro "O burro de ouro" e diversos artigos de Filosofia. Morreu em Lisboa em 1873. A Rua Dr. Vila Nova (foto) fica em Vila Buarque (Centro). 

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Variedades: Historiador mapeia o apoio financeiro norte-americano a governadores pré-golpe de 1964

 

Com o tempo, estudiosos mostraram que esse vínculo de fato existiu


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

Durante anos, a ideia de que o golpe que instalou a ditadura militar no Brasil em 1964 teria tido influência decisiva dos Estados Unidos foi vista como mera especulação de comunistas ou integrantes da esquerda.

Com o tempo, estudiosos mostraram que esse vínculo de fato existiu, mas ainda faltavam peças para desvendar partes desse quebra-cabeça. Em A Aliança para o Progresso e o governo João Goulart (1961-1964): Ajuda econômica norte-americana a estados brasileiros e a desestabilização da democracia no Brasil pós-guerra, lançamento da Editora Unesp, Felipe Pereira Loureiro apresenta um acurado e inédito mapeamento do apoio econômico dos Estados Unidos a estados da federação brasileira via Aliança para o Progresso, que visou constranger e desestabilizar a administração João Goulart, tendo sido fundamental para sua queda.

Veículos: Mercedes-AMG combina desempenho das pistas com design dos esportivos

 

Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ chegam neste mês à rede de concessionários


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
  • Modelos combinam design com alta performance e conforto
  • Lançamentos trazem motores de 421 cv assinados por seus montadores
  • Marca passa a contar com 24 modelos esportivos, sendo o mais amplo do segmento no País

 

A Mercedes-Benz apresenta, neste mês de agosto, duas novidades que chegam ao País para compor o portfólio de modelos esportivos da marca. Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ desembarcam no mercado brasileiro trazendo alta performance, design exclusivo e toda a emoção das pistas para as ruas. Seja oferecendo mais design em um compacto ou mais espaço interno em um coupé, os lançamentos são ideias para os apaixonados pela esportividade da marca que transitam entre o universo urbano no dia a dia, mas que não abrem mão de da possibilidade e de acelerar nas pistas.

“Nosso objetivo como marca é proporcionar o máximo da exclusividade, design e performance para os clientes apaixonados pela esportividade da AMG. Trazemos para as ruas toda a emoção das pistas e cada vez buscamos oferecer modelos que atendam a todas as idades e estilo de vida. Nosso portifólio hoje conta com 24 modelos esportivos, sendo o mais completo no segmento no Brasil, e isso é motivo de orgulho para nós, da Mercedes-Benz” afirma Holger Marquardt - CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe

Os dois lançamentos trazidos para o Brasil passam a compor o portfólio de esportivos da Mercedes-Benz no País, que passa a contar com 24 modelos, sendo a maior oferta de veículos desta categoria no País.

Design exterior: traços AMG ainda mais fortes

Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ são facilmente identificados como membros da família de esportivos da marca por onde passam. Proporcionando mais esportividade e design moderno, eles garantem ainda mais destaque nas ruas que seus antecessores.

O exterior de ambos os modelos transmite os traços únicos da marca. Pela primeira vez, a família de compactos agora também apresenta a grade do radiador específica da AMG, como um símbolo claro da associação à família de alta performance. Ao mesmo tempo, o conhecido "cara de tubarão", os faróis finos alongados com contornos profundos e o capô plano trazem a impressão de uma dianteira extremamente dinâmica.

A presença imponente dos dois modelos AMG também é acentuada pelos parachoques dianteiros mais largos, com alargamento da caixa de rodas. Isso cria espaço para um eixo dianteiro mais amplo e reforça a aparência atlética.

Detalhes individuais e únicos

A dianteira dos novos esportivos carrega características únicas que garantem a exclusividade na aparência de cada modelo. O Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ apresenta um design de asa mais largo, aletas horizontais nas entradas de ar externas e sua entrada de ar inferior alongada enfatizam a impressão de largura. Já o Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ carrega uma aparência ainda mais expressiva com suas entradas de ar externas tipo jato, evidenciando sua estreita relação familiar com o Coupé de 4 portas AMG GT. O divisor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais à frente das rodas dianteiras, o que otimiza o fluxo de ar e melhora o desempenho aerodinâmico do modelo.

Visto de lado, as saias laterais mais largas da AMG abaixam visualmente os dois novos esportivos compactos, de modo que parecem abraçar a estrada mais de perto.

Os espelhos externos são montados na porta, reforçando a aparência dos cupês e dos esportivos Mercedes-AMG. Isso não apenas garante um aspecto mais esportivo aos modelos, mas também melhora a aerodinâmica e performance.

As rodas AMG 19’’ (255/35 R19) pintadas em preto fosco com raios cruzados são forjadas, contribuindo assim para a diminuição de peso e melhorando a performance nas pistas.

Tubos de escape duplos para alta performance

A vista traseira dos novos membros da família AMG é caracterizada por dois tubos de escape duplos redondos que trazem mais esportividade e robustez aos modelos. A impressão de largura na parte traseira é enfatizada ainda mais pelos finos conjuntos de luzes traseiras de duas peças. O difusor com quatro aletas verticais, presente no Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+, contribui para um melhor desempenho aerodinâmico. No modelo Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ esse conjunto é composto por quatro aletas individuais, que auxiliam no melhor desempenho dos veículos durante o uso.

Design de motor que carrega detalhes inteligentes

O novo motor presente nos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ não só mantém a excelência da sua linha como passa a contar com vários recursos de design inteligente. Ao contrário das versões anteriores, o novo motor é girado em torno de seu eixo vertical em 180 graus. Isso significa que o turbocompressor e o coletor de escape agora estão posicionados na parte traseira do motor, quando vistos por trás. O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Essa configuração permite o design mais plano possível, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal. Além disso, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape, melhorando a resposta ao pisar no acelerador.

Pressão de carga controlada eletronicamente

Com uma pressão máxima de carga de 2,1 bar, o motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros também é líder em seu segmento nesse aspecto. O wastegate controlado eletronicamente (válvula de alívio de exaustão) permite que a pressão de carga seja controlada de maneira ainda mais precisa e flexível, otimizando a capacidade de resposta, especialmente ao acelerar com carga parcial. Inúmeros parâmetros são levados em consideração nesse processo. Os principais sinais de entrada da unidade de controle do wastegate são a pressão de carga e a posição da aba do acelerador. Os sinais de modificação incluem a temperatura do ar de admissão, temperatura do motor, velocidade do motor e pressão atmosférica. Isso também possibilita o aumento temporário da pressão de carga (overboost) sob aceleração.

Além de óleo e água, é usado ar fresco para resfriar o turbocompressor. Isso é direcionado especificamente para o carregador a partir da grade do radiador, através da tampa do motor projetada como um defletor de ar e dutos sob o capô. O conceito é baseado nos princípios e na experiência adquirida com o resfriamento dos turbocompressores montados internamente nos atuais motores V8 AMG de 4.0 litros, começando com o AMG GT em 2014. Além disso, o alojamento da turbina possui isolamento integral.

Válvulas de escape: dimensões maiores para ciclos de gás mais rápidos

Na cabeça do cilindro, os bocais de injeção reposicionados e o sistema de velas de ignição permitiram válvulas de escape relativamente maiores do que no motor anterior. As seções transversais de exaustão maiores permitem que os gases fluam para fora das câmaras de combustão com baixas perdas e reduzam a ação geral de ventilação do pistão.

Dois eixos de comando de válvulas controlam as 16 válvulas por meio de seguidores de cames de rolo com peso otimizado. O ajuste da árvore de cames no lado de entrada e saída permite uma excelente resposta e otimiza o ciclo do gás para cada ponto de operação.

O controle variável da válvula CAMTRONIC no lado do escapamento é outro recurso, com dois cames por válvula. As cames têm geometrias diferentes, de modo que, dependendo da sua configuração para se adequar à situação de direção, as válvulas de escape podem ser abertas por curtos ou longos períodos, para uma resposta ainda melhor em baixas rotações do motor, condução confortável e com baixo consumo de combustível em rotações médias e entrega de potência total na faixa de rpm superior.

Injeção de gasolina: dois estágios para potência otimizada

A turboalimentação e a injeção direta com um processo de combustão guiado por spray não apenas permitem um alto rendimento de potência, mas também melhoram a eficiência termodinâmica e, portanto, reduzem o consumo de combustível e as emissões de escape.

Pela primeira vez, o novo quatro cilindros de alto desempenho possui injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, os injetores piezoelétricos de operação particularmente rápida e precisa fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. Esse processo pode acontecer de forma múltipla e é controlado pelo sistema de gerenciamento do motor, conforme necessário.

No segundo estágio, há injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenóides. Isso é necessário para obter a alta produção do mecanismo. O suprimento de combustível controlado eletronicamente tem uma pressão operacional de 6,7 bar.

Montagem manual e digital: "Um homem, um motor"

O novo motor também é totalmente montado à mão. Para isso, foi construída uma linha de produção completamente nova no fabricante de motores AMG em Affalterbach, onde a Mercedes-AMG elevou o princípio "Um homem, um motor" e os processos da indústria 4.0 a um nível inovador, refletindo as mais recentes descobertas em ergonomia e materiais, garantia de qualidade, sustentabilidade e eficiência. No caminho para implementar a Indústria 4.0, a operação de montagem manual da AMG também segue a visão de "produção inteligente".

Isso se destaca com a máxima flexibilidade e é transparente e altamente eficiente. Ele protege e melhora a qualidade dos motores e processos de produção usando tecnologias inovadoras e digitais.

AMG Performance 4MATIC + tração integral com AMG TORQUE CONTROL

A experiência de condução extremamente dinâmica em uma dimensão completamente nova é amplamente auxiliada pela tração integral totalmente variável trazida, nos novos modelos, como padrão. O segredo é o AMG TORQUE CONTROL no novo eixo traseiro: possui duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Desta forma, a potência de tração não só pode ser completamente distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. Isso significa que, dependendo do modo de condução e da situação, o torque de tração pode ser distribuído separadamente nas duas rodas traseiras.

O resultado é uma tração sempre consistente, mesmo em condições adversas de estradas e durante manobras em curvas extremas, por exemplo, em pistas de corrida. Além disso, esta novidade permite o modo Drift, que proporciona ainda mais emoção ao dirigir, fazendo com que o motorista tenha a sensação de estar dirigindo um veículo com tração traseira.

Seis modos de condução para todo tipo de estrada

Os seis modos de condução AMG DYNAMIC SELECT "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +", "Individual" e "RACE" permitem uma ampla variedade de características do veículo, de confortável a dinâmico.

DINÂMICA AMG: mais agilidade com alta estabilidade

Como recurso dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT, os novos modelos com motorização 45 estão equipados com o AMG DYNAMICS. Esse controle integrado de dinâmica de veículo estende as funções estabilizadoras do ESP® com intervenção para aumentar a agilidade no controle em todas as rodas, nas características de direção e nas funções adicionais do ESP®. Ao fazer curvas em velocidade, por exemplo, uma breve intervenção de frenagem na roda traseira interna gera um movimento de guinada definido em torno do eixo vertical para uma entrada precisa e responsiva na curva.

Interior: relação íntima entre homem e máquina

Mantendo seu com compromisso com a esportividade e com a tecnologia, encontrada no sistema de infotainment MBUX, o interior dos novos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ apresenta alta qualidade e cria uma conexão pessoal e íntima entre homem e máquina. O condutor e o passageiro da frente ocupam posições ativas em assentos esportivos com contornos e com apoio lateral firme. O estofamento padrão, como uma combinação de ARTICO preto e microfibra DINAMICA (material usado na Fórmula 1 para aumentar a aderência), é atemporal e cria destaques típicos da AMG com costura dupla em vermelho. O esquema de cores é ecoado pelos cintos de segurança vermelhos designo e as saídas de ar cromadas com um anel vermelho.

Sistema de infotainment MBUX: com displays específicos para AMG

A combinação de design esportivo e detalhes sofisticados também é percebida no sistema de informação e entretenimento MBUX com seu inovador conceito de operação e exibição. O MBUX cria uma conexão ainda mais próxima entre o veículo, condutor e passageiros. Apresentações emocionalmente atraentes sublinham a estrutura de controle clara e apresentam gráficos 3D brilhantes de resolução máxima. Visualmente, as duas telas sob uma tampa de vidro compartilhada se misturam ao cockpit widescreen e, como elemento central, enfatizam a orientação horizontal do design de interiores.

O cliente pode escolher entre os três estilos de exibição AMG "Classic", "Sport" e "Supersport" para o painel de instrumentos. O modo "Supersport" é particularmente impressionante com um conta-giros central e redondo e informações adicionais apresentadas na forma de barras à esquerda e à direita do conta-giros: com uma perspectiva tridimensional que alcançam um fundo artificial no horizonte.

Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ podem ser encontrados em toda rede de concessionários do Brasil a partir deste mês de julho com preços sugeridos de R$ 434.900 e R$ 458.900 respectivamente.

Fotos e vídeos dos produtos estão disponíveis para download nos links abaixo:

Vídeos: https://bityli.com/Oteqs

Dados técnicos

Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+
Cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada (cm3)1.9911.991
Potência máxima (cv/rpm)421 / 6.750421 / 6.750
Torque (Nm/rpm)500 / 5.000 – 5.250500 / 5.000 – 5.250
CâmbioAMG SPEEDSHIFT DCT 8GAMG SPEEDSHIFT DCT 8G
Aceleração 0 - 100 km/h (s)3,94,0
Velocidade máxima (km/h)270*270*
Peso (kg)1.6351.675
Pneus245/35 R19255/35 R19
Capacidade do porta malas (L)355460
Tanque de combustível/reserva (L)51 / 551 / 5
Dimensões (mm)
Comprimento4.4454.693
Largura1.9921.999
Altura1.4121.413

Internacional: Covid-19 tem mais de 30 milhões de casos em todo o mundo

 Agência Brasil 


Doença já matou quase 1 milhão de pessoas em vários países


Arquivo

Os casos do novo coronavírus pelo mundo passam dos 30 milhões, de acordo com um contagem da agência de notícias Reuters. A pandemia não mostra sinais de desaceleração.

A Índia está firme no foco como o mais recente epicentro da crise, embora as Américas do Norte e do Sul combinadas ainda representem quase metade dos casos.

Os números globais de novos casos diários atingiram níveis recordes nos últimos dias e o total de mortos se aproxima de 1 milhão, enquanto a corrida internacional pelo desenvolvimento e comercialização de uma vacina para a doença aqueceu ainda mais.

O número oficial de casos de covid-19 no mundo é agora mais de cinco vezes maior que o total de casos graves da gripe Influenza, registrados anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao redor do mundo, quase 1 milhão de pessoas morreram por conta da covid-19, um indicador considerado atrasado dado o período de incubação do vírus, que é de duas semanas. O número supera de longe os piores cenários anuais de mortes ligadas à Influenza, que gira entre 290 e 650 mil.

Recorde

Nesta semana, a Índia se tornou o segundo país, depois dos Estados Unidos, a registrar mais de 5 milhões de casos. Na quinta-feira (17), o país registrou um novo recorde no número de novos casos diários: quase 98 mil.

O país asiático, o segundo mais populoso do planeta, tem reportado mais novos casos diários do que os Estados Unidos desde meados de agosto e representa um pouco mais de 16% dos casos globais conhecidos.

As mortes registradas na Índia têm sido relativamente baixas até agora, mas mostram tendência de alta. O país anotou mais de mil mortes diárias por dia há duas semanas.