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Bolos sem produtos químicos |
Redação
A franquia Vó,
Quero Bolo! iniciou sua expansão no início deste ano – não sem antes ter a
certeza de que o negócio é bom e veio para ficar. Os franqueadores, Willians
Navarro e Fernando Cachulo, em dois anos, abriram seis lojas em bairros
importantes da capital paulista. Agora, acompanham a implantação da primeira
franquia da rede, que será inaugurada em agosto na cidade de Campinas, cidade
do interior paulista.
Também há
negociações fora do estado paulista – em Florianópolis, Vitória e Fortaleza. A
meta, até o final do ano, é abrir dez novas lojas para disseminar o que a dupla
de franqueadores tanto preza: o sabor do verdadeiro bolo caseiro.
E quando o
assunto é sabor, é este o grande diferencial da Vó, Quero Bolo! em
relação à concorrência. “Nas cozinhas das lojas, tudo é fresco: os ingredientes
são naturais, tudo é feito na hora e nada é pré-pronto. Palavras como
conservante, estabilizante, corante e aromatizante são verdadeiros palavrões em
nossa empresa”, brincou Cachulo.
Todas as
coberturas são feitas dentro das cozinhas das lojas. A cobertura de avelã, por
exemplo, é feita com sementes importadas que são assadas, trituradas e
manipuladas diretamente na cozinha de cada franquia – e não com o já conhecido
creme de avelã que existe no mercado. “Quase que diariamente somos abordados
por fornecedores oferecendo itens já industrializados como pasta de mandioca
congelada, aromatizantes, ovos em pó, misturas e coberturas prontas, entre
outras facilidades, que recusamos veementemente”, completou o franqueador.
Apoio total
ao franqueado – Este é outro aspecto que vem seduzindo os
investidores. “Não conheço nenhuma empresa do segmento que tenha um
centro de treinamento específico para o franqueado e sua equipe”, cita o sócio
de Fernando Cachulo, Willians Navarro. “É um local especializado, no qual se
aprende a fazer as receitas dos bolos da rede e os outros itens do cardápio”.
No Centro, também são oferecidos cursos das novas receitas desenvolvidas pela
franqueadora. Os treinamentos de reciclagem são específicos e dados pelos
consultores de campo, que, assim, podem avaliar o dia a dia de cada loja e suas
demandas individuais.
O
franqueador também cita os manuais extremamente detalhados de toda a operação e
a Central de Compras. “O franqueado terá acesso à mesma matéria-prima utilizada
em toda a rede. Com isso, garantimos um padrão de excelência na qualidade dos
ingredientes usados ao mesmo tempo em que reduzimos o custo para o franqueado –
já que a franqueadora compra em grande quantidade”.
Pensando no
cliente – Para aumentar o número de fãs da rede, a variedade de bolos conta muito a favor. São mais de 40 sabores de
bolos doces e salgados, tortas, cucas, especialidades, linha diet, light,
integral, sem glúten, sem lactose, além de nove tipos de coberturas. E há,
ainda, os bolos comemorativos, feitos em datas como Dia das Mães, Páscoa e
festa junina, que agradam aos mais variados paladares. “É o maior mix de
produtos do mercado”, destaca Cachulo.
E o cliente
ainda tem o benefício do cartão fidelidade: a cada bolo adquirido em qualquer
uma das lojas da rede, um carimbo é colocado no cartão. Ao completar 12
carimbos, o cliente ganha um bolo de cortesia. Navarro completa: “E o melhor: o
cartão pode ser preenchido com carimbos de qualquer loja da rede e trocado,
também, na loja de preferência do cliente”.
Interessados
em abrir uma loja da Vó, Quero Bolo! investem entre R$ 165 mil e R$ 200
mil, valor já com taxa de franquia, capital de giro, reforma do imóvel, entre
outros custos, ou seja, o valor estimado é para ter a loja pronta, em operação.
O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil e a lucratividade varia entre 10% e
20%.
Rede chega a
Campinas
Até o final
do mês de julho, será aberta uma loja da Vó, Quero Bolo! no centro da
cidade de Campinas (SP). O objetivo é vender 150 bolos por dia na nova loja,
que fica em uma região com grande fluxo de pedestres.
“O
franqueado comparou nossa franquia com outras dedicadas a bolos caseiros e nos
escolheu devido ao frescor dos ingredientes que utilizamos na preparação dos
bolos”, explicou Cachulo. Ele diz que Campinas é uma cidade estratégica para a
rede, devido à sua grande importância. “Nosso estudo de geomarketing apontou
que é possível abrir quatro lojas na cidade, uma das principais do interior
paulista”, revela.