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Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

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terça-feira, 25 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Rangel Pestana





Avenida Rangel Pestana, na região da Sé, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 Francisco Rangel Pestana nasceu em Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1839. Vinte anos depois entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo de São Francisco, saindo com diplomado em 1863. Logo na juventude era atraído pelo Jornalismo. Fundou o “O Timbira” e escreveu nos jornais “Futuro” e na “Época”.

 Em 1864 voltou ao Rio de Janeiro para ser redator do Diário Oficial. Dois anos depois criou o “Opinião Liberal”, um dos melhores jornais políticos da época. Em 1868 fundou o             “Correio Nacional”.

 Voltou a São Paulo e abre escritório de advocacia em Campinas e funda a Escola do Povo. No final de 1874, ao lado de Américo de Campos trabalha como redator no jornal “A Província de S. Paulo", mais tarde “O Estado de S. Paulo”. Em 1884 é eleito deputado provincial. Proclamada a República, assume a direção da Província junto com Prudente de Morais e Coronel Souza Mursa.

 O ano de 1890 marca a nomeação como membro do Governo Provisório e ajuda elaborar o projeto de Constituição da República. É eleito senador. Em 1896 fixa residência na Capital. Até sua morte em 1903 exerceu vários cargos políticos. A Avenida Rangel Pestana fica na região da Sé, Centro de SP.



Túnel do Tempo: Reforma agrária tucana


Presidente Fernando Henrique Cardoso

Luís Alberto Alves


Desapropriação: No dia 25 de março de 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desapropria 148 fazendas e começa seu programa de reforma agrária.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Variedades: Feriado de Páscoa no Litoral Norte de SP






Feriado de Páscoa em hotel do Litoral Norte de SP
Luís Alberto Alves

 O feriado prolongado de Páscoa está chegando e todos se apressam para programar a viagem. Afinal, Páscoa não é apenas momento de degustar ovos de chocolate, mas de estar com a família e celebrar bons momentos. Por isso, o Costa Verde Tabatinga Hotel, referência em hotel boutique no Litoral Norte de São Paulo é uma ótima opção para a data. 

O hotel preparou pacotes promocionais de dois a sete dias, válidos de 16 de abril a 24 de abril, que incluem cortesia para 1ª criança até 10 anos, café da manhã e jantar e programação especial para todas as idades. Aqueles que efetivarem reserva através da central de São Paulo terão desconto de 20% em uma segunda suíte para filhos de até 17 anos. Para até sete dias, o Tabatinga Hotel tem diárias, para o casal, a partir de R$ 1.051.

 O feriado prolongado será repleto de atrações no Costa Verde Tabatinga Hotel. Para os adultos, haverá equipe de recreação, além das atividades esportivas disponíveis. A gastronomia refinada do restaurante Manduca ganha mais requinte com jantares com música ao vivo. O Manduca está muito ligado à cultura e a tradição brasileira. Além de servir pratos que são referência na cozinha internacional, também conta com refeições menos elaboradas no cardápio, procurando atender a necessidades de todos os seus hóspedes.

 Durante a Sexta-Feira Santa, no dia 18 de abril, será servido um jantar especial com o tradicional Bacalhau Tabatinga. No sábado, dia 19 de abril, a tarde dos hóspedes será animada por um DJ e pelo serviço de double chopp. Já no dia 20 de abril, o Hotel oferecerá um animado workshop de drinks e, para fechar o domingo animado, no dia 21 de abril , as oficinas de esporte com stand up paddle, caiaque, stack line serão os destaques.

 Para as crianças o feriado será de muita diversão, pois o Hotel contará com uma equipe treinada para a recreação dos pequenos. Para começar, haverá uma recepção animada com os monitores na chegada ao Hotel, no dia 18 de abril. No sábado, dia 19 de abril, haverá um jantar especial para a criançada com direito a mesa de guloseimas.

 No domingo, dia 20 de abril, para comemorar a Páscoa haverá uma oficina de ovos de páscoa, caça ao coelhinho e a entrega de ovos de chocolate. Além disso, o Costa Verde Tabatinga oferece um cardápio kids, especialmente criado para elas que conta com bifinho, franguinho e peixinho. Todos os pratos acompanham arroz, feijão e batatinhas smile. Há ainda a opção de massa, o espaguetinho. Para mais informações, consulte a central de reservas: (12) 3884-9339 (Hotel) – (11) 3334-4365 (segunda a sexta) ou reservas@tabatingahotel.com.br


Economia: Frio vai fazer brasileiro gastar mais de R$ 800 com roupas





O valor do consumo é 3% superior ao projetado em 2013

Luís Alberto Alves

 Cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 810,84 com vestuário. Segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, esse valor é 3% superior ao projetado em 2013, quando a média nacional foi de R$ 786. O consumo total de vestuário no país deve encerrar o ano com um volume de R$ 138 bilhões.

 De acordo com o estudo, as classes C e B serão as maiores consumidoras, com 41% e 40% do potencial de consumo, respectivamente. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 56,2 bilhões e o da classe B, R$ 54,9 bilhões, A classe A deve representar 11% do consumo total do País, com gastos de R$ 15,1 bilhões. As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2014 de 8%, atingindo R$ 11,6 bilhões.
                                                                            Potencial de consumo
 A região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 941,67, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 917,49, e da região Sudeste, com R$ 863,49. Os moradores da região Norte devem gastar R$ 695,98 e os do Nordeste, R$ 632,11.

 Considerando as classes socioeconômicas na análise por região, o Sudeste concentra o maior potencial em todas as classes. O destaque fica para a classe B, com R$ 29,1 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 26,9 bilhões. Os índices mais baixos estão quase todos concentrados na região Norte, onde a soma de todas as classes deve atingir R$ 8,7 bilhões. A exceção são as classes D e E do Centro-Oeste, grupo que apresenta o menor potencial de consumo dentro todos, de R$ 849,1 milhões. 

 O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de vestuário masculino (bermuda, calça social, calça jeans, camiseta, casaco, roupa íntima, terno, meia, camisa e gravata), feminino (vestido, saia, blusa, terno feminino, roupa íntima, roupa esportiva e moda praia) e infantil (blusa, camiseta, roupa para bebê, vestido, calça, meia, roupa íntima e roupas de praia).


Economia:Nesta quarta-feira (26) vence última parcela do IPVA para veículos placas final 0





Pagamento também para caminhões com placas final 0 é nesta quarta

Luís Alberto Alves

Na próxima quarta-feira (26) vence o prazo para o pagamento da última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2014 para os veículos com placa final 0.

 O pagamento da primeira parcela do IPVA 2014 para caminhões com placa final 0 também vence em 26/3. Os proprietários ainda podem também quitar integralmente do imposto, em cota única, até 17/4 (confira a tabela abaixo). As 2ª e 3ª parcelas vencem respectivamente em 17/6 e 17/9, independentemente do final da placa do caminhão.

 Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

 O IPVA pode ser pago nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou demais canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.
Calendário de vencimento do IPVA 2014:
Automóveis, Caminhonetes, Camionetas, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês
Março
Parcela
3ª Parcela
Placa
Dia do Vencimento
Final 1
13/03/2014
Final 2
14/03/2014
Final 3
17/03/2014
Final 4
18/03/2014
Final 5
19/03/2014
Final 6
20/03/2014
Final 7
21/03/2014
Final 8
24/03/2014
Final 9
25/03/2014
Final 0
26/03/2014

Caminhões e Caminhões-Trator 
Mês
Março
Abril
Junho
Setembro
Parcela
1ª Parcela
Cota Única Sem Desconto
2ª Parcela
3ª Parcela
Placa
Dia do Vencimento
Abril
Junho
Setembro
Final 1
13/03/2014
até 17/04/2014
até 17/06/2014
até 17/09/2014
Final 2
14/03/2014
Final 3
17/03/2014
Final 4
18/03/2014
Final 5
19/03/2014
Final 6
20/03/2014
Final 7
21/03/2014
Final 8
24/03/2014
Final 9
25/03/2014
Final 0
26/03/2014




Geral: Seguro de restaurantes cobre arrastões



Seguro cobre prejuízo causado por bandidos durante arrastões em restaurantes

Luís Alberto Alves

Para evitar que os proprietários de e restaurantes tenham prejuízos com a “onda” de arrastões, a Porto Seguro oferece no “Porto Seguro Bares e Restaurantes” coberturas próprias para esse tipo de situação. O seguro, desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades desses estabelecimentos, conta com garantias para roubo de Bens e quantias em dinheiro (Subtração de Bens e Valores), além de oferecer indenização para os danos sofridos pelos funcionários e clientes (Responsabilidade Civil).

“É importante considerar a necessidade de investir em garantias que evitem prejuízos ao patrimônio e às pessoas nessas ocorrências”, comentou o diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, Edson Frizzarim.

 Em caso de arrastões, as coberturas de Subtração de Bens e Valores repõem ao segurado os valores referentes a mercadorias, equipamentos e quantias em dinheiro roubadas. Bens que pertencem aos clientes agora também são cobertos, com indenização variável, conforme o sistema de proteção do estabelecimento.

 Já a cobertura de Responsabilidade Civil garante indenização aos funcionários do estabelecimento segurado em casos de morte, invalidez permanente ou danos corporais ocorridos durante o exercício do trabalho. Cobre ainda, prejuízos em decorrência de danos causados aos clientes pelo fornecimento de comestíveis e bebidas para consumo.

 A contratação dessas três coberturas está condicionada à cobertura básica de Incêndio, Explosão e Fumaça. O Porto Seguro Bares e Restaurantes também possui outras garantias, que podem ser adicionadas conforme a necessidade do segurado:

- Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: garante perdas causadas às mercadorias, em decorrência de danos no sistema de refrigeração ou da falta de energia, desde que o evento perdure por um período superior a 24 horas;

- Perda de Ponto Comercial: cobre despesas para a aquisição de um novo ponto comercial, em decorrência de incêndio, explosão ou fumaça, limitadas a 10% do limite máximo de indenização da garantia Despesas Fixas;

- Impacto de veículos para áreas externas: cobertura para ocorrências, abrangendo inclusive mesas, cadeiras e demais utensílios localizados em áreas abertas ou semiabertas;

- Quebra de louças: cobertura especial para problemas cotidianos, como quebra de louças, porcelanas e cristais (pratos, copos, xícaras, taças, travessas e jarros), de uso exclusivo e regular do estabelecimento segurado.


Geral: Empresas brasileiras deixam sustentabilidade em segundo plano




A questão ambiental ainda é ignorada pela maioria das empresas brasileiras

Luís Alberto Alves
 Em que patamar se situa, hoje, a gestão ambiental das empresas atuantes no Brasil? Em busca desta resposta, a Fundação Dom Cabral desenvolve, desde 2012, a pesquisa intitulada Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil. A iniciativa, que tem o apoio institucional do Secovi-SP, aponta, na edição de 2014, alguns desafios já observados na sua primeira realização.

 Um desses problemas é o distanciamento entre discurso e prática. Embora as organizações adotem o discurso pró-sustentabilidade e reconheçam sua importância (92%), ainda lhes faltam atitudes mais efetivas, tais como o estabelecimento de metas e políticas substancialmente alinhadas com esse princípio. Apenas 66% das entrevistadas têm um responsável para tratar do assunto internamente, por exemplo. E, observe-se, a Fundação estudou prioritariamente empresas de grande porte, sendo que 49% delas têm mais de 1 mil colaboradores diretos.

 Também ficou claro que, embora haja uma consciência maior em relação ao valor da sustentabilidade – inclusive como elemento impulsionador da reputação e imagem das organizações –, a falta de engajamento dos principais executivos (presidentes e CEOs, por exemplo) faz com que o tema não seja priorizado.

 A pesquisa busca, principalmente, identificar os hiatos que persistem no tocante a essa questão. Por isso, suas conclusões são valiosas para subsidiar as empresas, ajudando-as a melhor direcionar seus esforços ou mesmo a repensarem suas formas de lidar com a sustentabilidade.

 Ao todo, foram ouvidas 400 organizações de diversos ramos de atuação, sendo 45 delas da área de construção. Mas, destas, apenas uma parte está ligada ao setor de habitação. A maioria é de empreiteiras que atuam com grandes obras de infraestrutura.