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quinta-feira, 20 de março de 2014

Variedades: Cantora Fabiana Cozza se apresenta em Guarulhos no final de semana


Sambista Fabiana Cozza tem 16 anos de carreira artística


Redação

  Como parte da programação em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Guarulhos realiza neste fim de semana dois shows gratuitos no Teatro Adamastor Centro. A atração escolhida pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Sesc, é a cantora paulistana Fabiana Cozza.

 As apresentações acontecem no sábado (22), às 20 horas, e no domingo (23), às 18 horas. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada show.

 Com 16 anos de carreira e vencedora do “Prêmio da Música Brasileira 2012” como Melhor Cantora de Samba, Fabiana Cozza está lançando os CD e DVD “Canto Sagrado – Uma Homenagem a Clara Nunes”.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, no bairro Macedo, próximo ao Poupatempo.



Política: Governo prevê ajuste de texto para resolver impasse sobre marco civil da internet


Molon: "Governo vai fazer ajustes na redação sobre a questão da neutralidade"

Luís Alberto Alves

 O marco civil da internet (PL 2.126/11) será alterado em dois pontos a pedido de líderes partidários. O relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), vai fazer ajustes na redação sobre a regulamentação do princípio da neutralidade de rede, ponto mais polêmico do texto. Também será retirado do projeto o ponto que obriga as empresas estrangeiras a manter data centers no Brasil para armazenamento de dados.
 A retirada dos data centers foi definida na noite de terça-feira (18), quando líderes governistas se reuniram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Já o ajuste sobre a neutralidade foi fruto de uma reunião de líderes realizada na manhã de quarta-feira (19) com todos os líderes, Cardozo, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
 Ponto principal do texto, a neutralidade de rede determina que os usuários sejam tratados da mesma forma pelas empresas que gerenciam conteúdo e pelas que vendem o acesso à internet. Ficará proibida a suspensão ou a diminuição de velocidade no acesso a determinados serviços e aplicativos e também a venda de pacotes segmentados por serviços – só redes sociais, só vídeos, etc.
 O projeto, no entanto, dá à presidente da República o poder de regulamentar as exceções à regra para serviços de emergência ou segundo requisitos técnicos. A redação desse ponto será alterada para determinar que o decreto seguirá o que determina a Constituição. “Para deixar ainda mais claro que o decreto abrangerá apenas as exceções à neutralidade, fizemos a mudança”, disse Molon. Ele garantiu que o poder de regulamentação do dispositivo será exclusivo da presidente da República.
 O ministro da Justiça esclareceu que alguns líderes sustentaram que a redação original poderia permitir que o decreto tratasse de vários assuntos e, agora, a mudança limita a atuação da presidente à “fiel execução da lei”, como diz a Constituição.
 Cardozo ressaltou que a presidente Dilma Rousseff terá de ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet antes de assinar o decreto. “Para ouvir tanto a sociedade quanto um órgão técnico”, esclarece o ministro. A necessidade de ouvir esses setores deverá constar no projeto.
                                                                    Críticas
 Apesar da mudança, as críticas à regulamentação da neutralidade de rede dominaram a discussão do projeto em Plenário. Vários parlamentares do PSDB criticaram o poder dado ao governo para regulamentar o tema. O governo minimizou as críticas.
 Para os deputados do PSDB, essa prerrogativa pode permitir a limitação da internet. “Com o decreto, a neutralidade deixa de ser neutra, porque alguém do governo haverá de distorcer a neutralidade”, avaliou o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP).

 Já o deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP) disse que o governo poderá usar o decreto “para o bem ou para o mal”. “O decreto pode servir para impedir, ou melhor, para promover um oligopólio? Pode. O grande medo que há ao se abrir a porteira da regulamentação da internet é que isso pode ser feito para o bem ou para o mal”, disse.

Geral: Proposta exige escapamento superior para ônibus e caminhões



Independente da marca, os caminhões terão de sair das montadoras com o cano do escapamento virado para cima


Luís Alberto Alves
 A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6.101/13, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna obrigatória a instalação de escapamento na parte superior traseira de ônibus, micro-ônibus e caminhões em circulação no território nacional.
 De acordo com a proposta, os veículos em circulação terão um ano para se adequar às novas regras. Novos ônibus e caminhões já deverão sair com o equipamento de fábrica, que deverá ter isolamento térmico para evitar lesões.
 O objetivo é reduzir a aspiração de monóxido de carbono por pedestres e motoristas. “O uso do escapamento vertical superior é menos agressivo à saúde humana, pois facilita a dispersão dos gases”, explicou Lorenzoni.
 O  Contran (Conselho Nacional de Trânsito) irá regular o uso do escapamento e as multas para fabricantes, importadores, montadores que não cumprirem a medida.
                                                                     Tramitação
 A proposta tramita em 
caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Geral: Rejeitado projeto que regulamenta faixas exclusivas de ônibus


O Projeto de Lei será arquivado, a menos que haja recurso de pelo menos 51 parlamentares

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Desenvolvimento Urbano rejeitou na quarta-feira (19) projeto que transforma em faixas exclusivas de ônibus as vias públicas em que circulam mais de 30 veículos do transporte coletivo urbano por hora, no mesmo sentido. O projeto (PL4.882/12) tem caráter conclusivo e será arquivado, a menos que haja recurso de pelo menos 51 deputados para sua votação em Plenário.
 O relator na comissão, deputado Roberto Britto (PP-BA), pediu a rejeição da proposta. Ele reconheceu que a criação de corredores exclusivos de ônibus contribui para reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo urbano. Britto afirmou, no entanto, que cabe somente aos municípios planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana.
 "A proposta em exame peca ao pretender uma regra geral para as vias urbanas, sem levar em conta nem suas distintas capacidades e traçados nem as particularidades de trânsito das diferentes cidades, fatores que só poderão ser analisados caso a caso, na esfera local", disse o deputado.
                                                          O que previa o texto
 De acordo com a proposta, do deputado licenciado José de Filippi (PT-SP), nas faixas exclusivas de ônibus ficaria proibido o estacionamento de veículos ou a colocação de barreiras junto às calçadas, em dias úteis, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas.
 Entre outras medidas, o texto também determinava a sinalização das vias com a placa contendo os horários e os dias da proibição, bem como sinalização de solo.

Geral: Chico Bento é agora embaixador da proteção das nascentes do Pantanal





 
Mônica Sousa, Ciça Brito (WWF/Brasil), Chico Bento e Mauricio de Sousa

Luís Alberto Alves


 Como parte do trabalho desenvolvido pelo WWF-Brasil para recuperar e proteger os rios da bacia hidrográfica do Paraguai, Chico Bento foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal. A iniciativa é fruto da inédita parceria da ONG e a Mauricio de Sousa Produções. Por ser um amante da natureza, o personagem foi escolhido para envolver o maior número de pessoas, entre adultos e crianças, e transmitir a importância da preservação da água doce.

  Para isso, foi produzida uma animação de 30 segundos em que Chico Bento usa seu jeito caipira para conscientizar a população sobre a importância dos rios para conservar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. A recuperação das nascentes do Pantanal é uma das estratégias do Programa Água para a Vida (uma parceria com o banco HSBC) e do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil.

 O bioma é considerado uma das 35 regiões globais prioritárias para a conservação da natureza pela Rede WWF por ser a maior planície alagável do mundo e reunir uma enorme biodiversidade de fauna e flora. O Pantanal depende das suas nascentes para manter o seu rico ecossistema e preservá-las é essencial.

 A iniciativa com o Chico Bento é mais um importante passo para a mobilização da sociedade como um todo na conservação do bioma. “Queremos que o Pantanal siga encantando várias gerações, assim como os desenhos do Mauricio de Sousa. Por isso, acreditamos que o Chico Bento ajudará o WWF com a influência que exerce sobre as pessoas, transmitindo noções de sustentabilidade e preservação ambiental”, explicou Ciça Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil.

 Para a Mauricio de Sousa Produções, fazer uma parceria com uma ONG de renome internacional com um extenso histórico de preservação da natureza é motivo de orgulho, ainda mais por ser uma causa nobre como a conservação das nascentes do Pantanal. “A intenção é que novas ações sejam desenvolvidas a partir dessa importante parceria para a conscientização de toda a população”, comentou Mauricio de Sousa





Radiografia de Sampa: Praça do Correio


A Praça do Correio fica próxima ao Vale do Anhangabaú, Centro de SP

Luís Alberto Alves

 Nome dado em virtude de estar aí situado o prédio dos Correios e Telegráfos, inaugurado em 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa. Existia antigamente no mesmo local, o mercadinh, amplo barracão de zinco destinado a venda de gêneros alimenticíos, mais tarde removido para a Vargem do Carmo. Em 1822 chamava-se Rua do Hospital, extinta para formar a Praça do Correio, que fica no Centro de SP, perto do Vale do Anhangabaú.


´Túnel do Tempo: Queda de cargueiro da TransBrasil



O cargueiro vinha de Manaus (AM) e caiu perto do aeroporto em Guarulhos (SP)

Luís Alberto Alves


Acidente aéreo: No dia 20 de março de 1989 um avião cargueiro da TransBrasil cai a menos de dois quilômetros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.