Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Gustavo Adolfo

 


Entre os compradores predominaram os europeus, principalmente alemães e portugueses

Luís Alberto Alves/Hourpress

Gustavo Adolfo, é a junção dos nomes de dois antigos loteadores e proprietários de terras da Vila Gustavo: Gustavo Backeheuser e Adolpho Thieler. 

Gustavo Backeheuser foi o fundador da Vila Gustavo, Zona Norte,  cujo local era chamado de Buraco Fundo. As terras do Buraco Fundo eram de propriedade de Francisco Buono.

 Em 1916, Gustavo Backeheuser compra essas terras, e logo em seguida, junto com seu sócio Adolpho Thieler, providencia a abertura das ruas e o loteamento.  A abertura das ruas e o projeto de loteamento, em 1928, ficaram a cargo do Engenheiro Oscar Krug, que ao lado de Gustavo e de Adolpho, começou o trabalho de remoção das terras para a abertura das ruas. 

As vendas dos lotes aumentaram dia a dia. Entre os compradores predominaram os europeus, principalmente alemães e portugueses. Alguns adquiriram lotes com o objetivo de uma futura valorização; outros indiferentes ao desconto, para construir e fixar residência; outros compraram vários lotes para formação de chácaras.

 Feito o loteamento e o arruamento, Gustavo denominou as ruas homenageando os seus amigos, sócios, familiares, vizinhos e tradições. O nome desta rua só foi oficializado em 1962, porém ela já era conhecida por Gustavo Adolfo desde a década de 1910-1920, quando as ruas do loteamento foram abertas e denominadas pelo próprio Gustavo Backeheuser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário