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quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Artigo: Três coisas que a pandemia deve ter te ensinado!

 

Existe uma diferença entre atender uma venda, oferecendo apenas o que o cliente pede

Eli Cintra
Arquivo

Desde o início de 2020, o mundo vem enfrentando problemas relacionados a saúde e por consequência financeiros, causados pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A situação foi tão grave que, em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação à pandemia. Com o mundo diferente, nós acabamos aprendendo mais, mesmo em meio à crise.

Negócios
Sua empresa vem enfrentando dificuldades nesse momento de crise? É possível que sim. Assim como a sua empresa, durante as quarentenas estabelecias pelos governantes, muitos negócios precisaram se reinventar: trabalhar de portas fechadas, aderir ao sistema home office, oferecer serviços de entregas, entre outras adaptações.

O consultor de negócios Eli Cintra*, da Jump Business School, elencou quais são as três coisas que todos já devem ter aprendido durante a crise. Fique atento!

1. A importância de um bom cadastro
Uma das primeiras coisas que os gestores aprenderam com a pandemia foi a importância de ter um bom cadastro de clientes. Esse cadastro deve ir além de informações como nome, endereço e telefone, abrangendo também as principais características desse cliente como:

  • Sua frequência de compra;
  • Como gosta de se relacionar (e-mail, whatsapp, ligação);
  • Quando deve ou não entrar em contato com o cliente.

Essas informações são fundamentais para que você mantenha o relacionamento com sua base de clientes, mesmo diante desse momento de crise.

2. Equipe de venda qualificada
Outro ponto de destaque, que já foi demonstrado durante a pandemia, é a importância de uma equipe de vendas realmente qualificada. Existe uma diferença entre atender uma venda, oferecendo apenas o que o cliente pede, e realmente ser um vendedor que sabe vender, abordar o cliente, construir interesses e alcançar suas expectativas.
Para que isso aconteça, treinar a equipe de vendas é fundamental. Empresas que não têm uma equipe de vendas bem qualificada estão passando por grandes dificuldades nesse momento.

3. Capacidade de adaptação
Empresas que souberam se adaptar bem à crise e de forma rápida foram as que menos sofreram os impactos da pandemia nos negócios. Em momentos de crise é preciso se reinventar.
É necessário ter uma alta capacidade de adaptação para gerar vendas no mercado seja ele como for.

Outras crises virão
A história do mundo é marcada por diversas crises que vem e vão. No momento, estamos enfrentando a crise causada pela pandemia do coronavírus. No entanto, quando ela acabar, outras crises virão. Não sabemos quando, nem quais serão os motivos. Mas, o certo é que todo negócio precisa pegar esses três aprendizados para enfrentar as próximas crises que virão.
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de outras informações e ser um vendedor cada vez melhor.

 Eli Cintra - Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. 

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