Mesmo com a grande expectativa de crescimento do mercado brasileiro em 2019, o setor elétrico acabou crescendo um pouco abaixo do esperado
Redação/Hourpress
Segundo dados da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o aumento de 5% no faturamento acabou sendo diluído pela inflação. Alguns segmentos especiais, como automação industrial, equipamentos industriais e saneamento tiveram um bom desempenho dentro do cenário interno, enquanto houve queda nas exportações, principalmente para o Mercosul e União Européia.
Dentro dessa perspectiva, as empresas de materiais elétricos e eletrônicos tiveram que buscar diferenciais para a retomada de crescimento desse mercado.
Segundo Marco Stoppa, diretor da Reymaster Materiais Elétricos, empresa curitibana que figura entre as 10 maiores distribuidoras do país, e um dos acionistas da Engerey, empresa irmã da Reymaster responsável pela montagem de painéis elétricos, o ano de 2019 foi desafiador para o setor:
“Vários acontecimentos se destacaram em 2019 e mesmo com um crescimento num ritmo bem mais lento que o esperado, apesar da grande expectativa, conseguimos ao final do ano atingir a nossa meta”.
Para a Reymaster e Engerey, a chave da retomada foi apostar em uma equipe qualificada, inovação tecnológica e melhor relacionamento com clientes.
"Promotorias com engenheiros e técnicos altamente capacitados foram um diferencial na hora de montar projetos elétricos e ganhar a confiança de clientes. Com um desempenho bem acima da média, essa equipe teve destaque nas linhas de iluminação, automação, identificação industrial e sensores", explica Stoppa.
Outro diferencial foi o app proprietário Be-a-Bá da Elétrica, que atingiu a surpreendente marca de 180.000 downloads. Esse app, disponível tanto na Play Store quando na Apple Store, traz conceitos, normas, diagramas e tabelas prontas de equivalências, além de ferramentas para cálculos elétricos. Ele é dirigido a estudantes e profissionais da área em todo o Brasil. Ainda ajuda na conscientização sobre os perigos do mal uso da rede elétrica.
Para garantir uma satisfação maior dos clientes, foi implantado o sistema Salesforce, para atendimento ao cliente. “Nossa equipe já está iniciando a fase de mineração e análise de dados fornecidos pelo time de vendas para que possamos entender da melhor maneira possível todas as necessidades de nossos clientes” explica Marco.
Para 2020, a expectativa de crescimento é ainda mais alta. Com a economia mais estabilizada, a projeção é que todos esses investimentos tragam um retorno muito favorável. Estima-se um crescimento na casa de 20% no faturamento de 2020, tanto da Reymaster quando da Engerey.
Um dos projetos para o novo ano é implementar a Governança Corporativa. Isso trará mais solidez e segurança para fornecedores, colaboradores e clientes das empresas. “Para que nosso crescimento seja sustentável, precisamos ir cada vez mais na direção da transparência, justiça e responsabilidade. Assim chegaremos nas metas almejadas para 2020“, conclui Marco Stoppa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário