Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Geral: Raios x digital reduz radiação e elimina tempo de espera dos pacientes em hospitais públicos de São Paulo




Esta tecnologia está sendo implantada pela FIDI em 20 unidades de saúde públicas da Grande São Paulo e Estado de São Paulo

Redação/Hourpress
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde, está implantando a tecnologia das placas de radiologia digital em 20 hospitais, unidades do estado de São Paulo. Esta tecnologia de ponta reduz, em média, 45% da incidência da radiação, comparado com o método convencional. Além disso, reduz o tempo de espera dos pacientes para realização do exame no hospital, com a implantação da tecnologia digital. 
Na radiologia utilizada atualmente, a imagem é gravada em chassis ou cassetes, e por conta disso, após realizar os exames, os pacientes precisam esperar alguns minutos até que a imagem seja processada, para checagem de sua qualidade. Se a qualidade for baixa, o que pode ocorrer por causa da movimentação do paciente, por exemplo, o exame precisa ser repetido. Já com a tecnologia das placas de radiologia digital gera-se uma imagem em até três segundos, diretamente no computador da sala de exames para posterior distribuição em tempo real no hospital.
“O técnico de radiologia verifica a qualidade da imagem em tempo real, durante o exame. Portanto, não é preciso refazê-la e a imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online. O tempo de realização do exame também será reduzido em média 60 %, dependendo do tipo do exame, caindo de 20 minutos para 6 minutos”, explica Hélio Ajzen, superintendente de infraestrutura da Fidi.
“Além de trazer maior conveniência, esta tecnologia também reduz a incidência de radiação, contribuindo para preservar ainda mais a saúde de todos os envolvidos. Outro destaque é que com este projeto, a FIDI está eliminando 100% dos químicos na parte de radiologia dentro destes hospitais”, acrescenta.
O recurso, ainda, reduz custos para as unidades de saúde, pois elimina o uso dos chassis ou cassetes de filmes eliminando todo processo de revelação das imagens dos exames (Químicos ou Filme) trazendo economia de água e benefícios ao meio-ambiente, além de eliminar 100% o tempo espera pós-exame para a verificação da imagem. A tecnologia digital também gera um desgaste menor nos equipamentos de raios x do que a tradicional, o que também diminui os custos de manutenção.
A tecnologia instalada
Desenvolvido pela Konica Minolta, o painel digital sem fio AeroDR oferece alta qualidade de imagem e confiabilidade clínica, devido à sua tecnologia diferenciada de cintilador de Iodeto de Césio. A conformação dos cristais de Iodeto de Césio (CsI) em formato de agulha impede a dispersão da radiação e garante a formação de uma imagem de alta qualidade de forma eficiente, com menos ruído e menor dose para o paciente.
O invólucro do painel é construído em fibra de carbono. Isso permite que o AeroDR suporte uma carga de até 300 quilos e, ao mesmo tempo, seja o detector mais leve e resistente do mercado, ao pesar apenas 2,5 quilos.
O armazenamento de energia ocorre através de capacitor de íons de lítio, tecnologia mais inovadora do mercado, que proporciona vantagens de economia de energia e apresenta um ciclo de recarga rápido e de longa vida. Com apenas 13 minutos de carga, o AeroDR é capaz de realizar aproximadamente 150 imagens.
Finalmente, o painel contém uma solução de Business Intelligence chamada AeroRemote Insights que permite, através de gráficos simples e intuitivos, agilizar a tomada de decisão para melhor desempenho do departamento de raios x. O AeroRemote Insights possibilita a visão geral de dados como número de exames realizados, taxas de imagem rejeitadas e razões de imagem rejeitada, inclusive de forma remota, com acesso via tablet ou smartphone. Além disso, é possível o filtro das informações por hospital, tempo, tecnólogo e tipo de exame.
Unidades beneficiadas
A radiologia digital acaba de ser implantada no Sedi 1 – Serviço Especializado de Diagnóstico por Imagem de Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que engloba 12 unidades. A tecnologia também foi adotada por 7 unidades hospitalares da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e no Hospital do Servidor Público Estadual, que pertence ao IAMSPE. Ao todo, essas 20 unidades atendem 60 mil pacientes por mês e realizam 119 mil exames de raios x mensalmente.
Sobre a FIDI
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) existe há mais de 30 anos e é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI nasceu com o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário