Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Economia: Nas Olimpíadas, economia solidária faz últimos preparativos


Redação
Cerca de quatro mil pessoas serão diretamente beneficiadas por convênios firmados pelo Ministério do Trabalho

Na Vila Olímpica, nas feiras artesanais, nos quiosques de venda de alimentos. Em cada um desses espaços das Olimpíadas e das Paralimpíadas Rio 2016, a economia solidária estará presente. São cerca de cem empreendimentos de artesãos e agricultores familiares orgânicos e 190 catadores de materiais recicláveis descartados. Como tratam-se de empreendimentos solidários, o número de pessoas envolvidas se multiplica. Ao todo, serão 4 mil empreendedores presentes nos Jogos.

A presença da economia solidária nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas é resultado de dois convênios firmados pelo Ministério do Trabalho. O primeiro, firmado com a prefeitura do Rio para apoiar o Circuito Carioca de Feira e o Circuito Rio Ecosol, beneficia artesãos e agricultores familiares. O segundo, assinado com o governo do estado, faz parte do projeto Coleta Seletiva Solidária. Ele assegura a catadores de três redes de cooperativas a triagem de material reciclável, que será encaminhado a cooperativas de todo o estado. Os catadores farão ainda um trabalho de educação ambiental com os visitantes sobre separação de resíduos e reciclagem.

O Ministério do Trabalho também apoiou uma chamada pública para a confecção de 10 mil almofadas temáticas destinadas aos quartos dos atletas na Vila Olímpica e à área de imprensa. Dois empreendimentos de economia solidária se encarregaram do trabalho, já concluído, que deve ser apresentado ao público após a abertura do evento.

A inserção de empreendedores da economia solidária nas Olimpíadas e Paralimpíadas contribui para incentivar o aperfeiçoamento dos processos de produção e comercialização. O objetivo é garantir condições para que continuem gerando renda após os Jogos. “Não estamos simplesmente autorizando os empreendimentos solidários a venderem produtos nas Olimpíadas. Haverá oficinas para aprimorar a formação dos empreendimentos de economia solidária, e os catadores estão recebendo treinamento para atuarem no evento. Queremos que os jogos deixem um legado para a economia solidária”, explica o coordenador geral de Comércio Justo e Crédito do Ministério do Trabalho, Haroldo Mendonça.

“Essas iniciativas tem um propósito, que é alcançar pessoas que desenvolvem alternativas de renda e trabalho que muitas vezes não são reconhecidas”, reforça Natalino Oldakoski, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho. Oldakoski vê nas Olimpíadas e Paralimpíadas “um momento para mostrarmos que a economia solidária, com a organização dessas pessoas, é uma alternativa importante e criativa para driblar a crise econômica”. O secretário lembra que os catadores já atuaram, com sucesso, na Copa do Mundo de 2014, e que o modelo brasileiro de transformar a catação em trabalho e renda é exemplo para o mundo.


Economia Solidária e o Cooperativismo - O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado nesta segunda-feira, 4 de julho, uma data que tem tudo a ver com a economia solidária. O cooperativismo surgiu no século 19, na Inglaterra, a partir da necessidade de estabelecer uma nova lógica de mercado. Enquanto os empreendimentos tradicionais se baseavam na competitividade, os trabalhadores organizados em cooperativas exerciam a solidariedade, princípio que se mantém até hoje em milhares de iniciativas econômicas no campo e na cidade. Na economia solidária, os trabalhadores são organizados coletivamente em cooperativas, associações, grupos e redes de produção e comercialização. São eles mesmos que produzem, vendem, compram e trocam o que é preciso para viver. As tarefas e ganhos são repartidos igualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário