Redação
Especialista aponta os cuidados que podem ser tomados para aliviar o mal-estar
As altas temperaturas do verão costumam causar incômodos para a maioria das pessoas, mas para as grávidas o calor do verão é um tormento, principalmente quando elas já estão com aquele barrigão dos meses finais de gravidez.
O ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, membro do Corpo Clínico do Hospital São Luiz em São Paulo, destaca que a elevação na quantidade de hormônios no organismo da gestante promove a dilatação dos vasos, tanto arteriais quanto venosos, predispondo ao aparecimento ou piora das varizes nos membros inferiores, alterações que contribuem para o inchaço nos pés e nas pernas , assim como para a queda de pressão arterial, tão comuns nos meses de verão e sobretudo na segunda metade da gestação.
O médico alerta que para diminuir o mal-estar a gestante tem que tomar alguns cuidados importantes:
-Evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas; Além dos já conhecidos riscos causados sobre a pele , a gestante tem muita facilidade de ficar com manchas escuras no rosto e sobre eventuais cicatrizes antigas (Cloasma gravídico)
- Usar o protetor solar diariamente;
- Comer alimentos mais leves como frutas e saladas;
- Hidratar-se bem. Consumir ao menos 2 litros de água por dia;
- Utilizar roupas com tecidos leves, evitando os sintéticos e roupas justas;
-Trocar a calcinha pelo menos uma vez por dia e dormir sem calcinha é uma boa norma;
- Lavar e enxaguar bem as roupas íntimas, sem deixar resíduos de sabão.Seca-las ao sol e não dentro do box do chuveiro , onde a umidade facilita a proliferaçao de fungos;
- Não permanecer por muito tempo com maiô molhado;
-Tomar banhos mornos ou frios durante o período, pois refrescam e dão maior bem estar;
Um outro cuidado importante é com relação a higiene íntima da mulher já que há um aumento na transpiração que propicia um ambiente favorável para o surgimento de assaduras e para o crescimento de fungos e bactérias.
“O recomendado é que sejam utilizados apenas água e sabonetes neutros na higiene genital externa", completa o especialista.
Nunca é demais recomendar que diante de dúvidas a gestante deverá sempre procurar o aconselhamento e orientação do seu obstetra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário