Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Variedades: 5ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL PREMIARÁ CURTAS METRAGENS REALIZADOS POR UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTES DE ESCOLAS TÉCNICAS E ENSINO MÉDIO


Redação

Curtas selecionados para a competição serão exibidos em salas de cinema da cidade de São Paulo durante a Mostra, em março de 2016

 A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental lança o Concurso Curta Ecofalante, que premiará os melhores trabalhos realizados por universitários e estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.

Podem participar trabalhos finalizados a partir de 2013, de até 15 minutos, com temáticas ambientais como: cidades, campo, energia, água, consumo, recursos naturais, mudanças climáticas, povos & lugares, ativismo, poluição e contaminação, políticas públicas socioambientais, economia verde, globalização, mobilidade, habitação, alimentação, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

As inscrições podem ser feitas de 01 de novembro a 10 de dezembro de 2015, através do site www.ecofalante.org.br. Todos os filmes que completarem a inscrição no festival serão analisados pela comissão de seleção da mostra. Os critérios de seleção terão como base as qualidades artísticas, técnicas e a relevância temática da obra.

A Seleção Oficial do Curta Ecofalanteserá divulgada no site do festival em fevereiro de 2016. Os filmes selecionados concorrem aos seguintes prêmios: Prêmio Curta Ecofalante -Categoria Ensino Médio; Prêmio Curta Ecofalante – Categoria Ensino Técnico e Universitário; Prêmio Melhor Filme pelo Público.

Os curtas serão projetados durante a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontecerá em março de 2016 na cidade de São Paulo, e o público poderá escolher o melhor trabalho exibido. Os outros dois prêmios – Categoria Ensino Médio e Categoria Ensino Técnicos e Universitário – serão indicados por um júri nomeado especificamente para a seleção.

                                                     Competição LatinaCom a estreia do Concurso Curta Ecofalante, a Mostra, que já realiza uma Competição Latina, passa a ter dois programas competitivos, além dos outros não-competitivos – mostra contemporânea internacional, panorama histórico, homenagem, mostra escola e circuito universitário.

Este ano a Competição Latina recebeu um número recorde de inscrições.Num aumento de quase 80% em relação ao ano passado, foram inscritos 225 filmes, de 14 países da América Latina. As produções nacionais são grande maioria no grupo dos inscritos, seguidas pelas do México, Argentina, Colômbia e Peru. Participam ainda filmes da Bolívia, Chile, Cuba, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e coproduções entre países da América e da Europa.

Os filmes selecionados também serão exibidos na quinta edição do festival, e concorrerão nas categorias de Melhor Longa-Metragem Pelo Júri, Melhor Curta-Metragem Pelo Júri e Melhor Filme Pelo Público.

Já foram premiados pela Mostra Ecofalante os filmes “Brasil S/A” (Brasil), longa de Marcelo Pedroso, o curta “Balada para Satã” (Argentina), de Antonio Balseiro e Carlos Balseiro, “A Lei da Água” (Brasil), produção de André D’Elia, na última edição, e “Deserto Verde” (Argentina), de Ulisses de la Ordem, e “Amazônia Desconhecida” (Brasil), de Daniel Augusto e Eduardo Rajabally em 2014.

                                                        Sobre a Mostra
Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo, e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Desde sua primeira edição, em 2012, exibiu241 filmes para mais de 86 mil pessoas.

Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, em parceria com o Sesc-SP, levando a reflexão e o debate a vários espaços. Já participaram 20 cidades paulistas.

Outra característica da Mostra Ecofalante é a promoção de debates sobre os temas socioambientais dos filmes – sóneste ano, mais de 10 mil pessoas já participaram das discussões.
                                                            Sobre a Ecofalante
ONG voltada para a educação por um desenvolvimento sustentável. Produz filmes de temática socioambiental, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e sua Itinerância, em parceria com o Sesc-SP.

Promove oficinas de formação para professores da rede pública de ensino das cidades participantes, sobre o uso do cinema na sala de aula, e temas específicos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Realiza, durante o ano todo, sessões com filmes da plataforma Ecofalante para escolas de São Paulo e outros parceiros, como a Horta do Centro Cultural São Paulo e o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (IDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário