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Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil
A presença de 20 empresas brasileiras na maior feira de
alimentos, bebidas e agronegócios da Rússia, entre os dias 14 e 17 deste mês,
foi organizada pela Apex-Brasil, em parceria com a Associação Brasileira das
Indústrias Exportadoras de Carne e a Associação Brasileira de Proteína Animal.
A feira ocorreu na mesma semana da missão empresarial
brasileira à Rússia e à Polônia, liderada pelo vice-presidente da República,
Michel Temer. “Os resultados da missão foram muito positivos no que diz
respeito ao incremento de negócios entre o Brasil e os dois países visitados,
que fazem parte dos mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações e
são alvos das ações de promoção comercial e atração de investimentos
desenvolvidas pela Apex-Brasil”, disse, em nota, o presidente da agência,
David Barioni Neto.
Mercado russo
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das
Indústrias Exportadoras de Carne, Antonio Jorge Camardeli, as empresas
procuraram buscar novas oportunidades na feira, pois houve uma redução de 20%
das vendas para a Rússia este ano por causa da queda do preço do petróleo,
item fundamental da economia russa, e da acentuada desvalorização cambial do
rublo (moeda russa), o que diminuiu o poder de compra dos russos. Os
frigoríficos brasileiros estão tentando se adaptar ofertando cortes
diferenciados para continuar no mercado russo, informou Camardeli, na abertura
da feira.
Segundo a Apex-Brasil, a relação comercial entre Brasil e
Rússia é concentrada nas exportações brasileiras de carnes. As carnes bovina,
suína e de frango representaram 63,5% do total das vendas brasileiras para o
mercado russo no ano passado. Em 2014, o Brasil exportou US$ 3,8 bilhões para
a Rússia e importou US$ 3 bilhões, resultado em um superávit de US$ 800
milhões na balança comercial, de acordo com dados da Secretaria de Comércio
Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
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