Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Maestro Cardim





Luís Alberto Alves

 João Pedro Gomes Cardim, músico português, nasceu em Setubal nos meados do século XIX. Ao terminar os estudos veio para o Brasil estabelecendo-se no Rio Grande do Sul como professor de música. Quando estourou a guerra do Paraguai foi para lá como representante da Casa Salles de Porto Alegre, fornecedora do Exército brasileiro, escreveu um Te-Déum que foi cantado sob uma chuva de metralhadora projetada das baterias inimigas, em ação de graças por haver desaparecido a cólera que matava o Exército Imperial.

 Na viagem a Portugal esteve como regente de orquestra em Lisboa, escrevendo a música da peça sacra "Harpa de Deus", e a partitura da opereta "Joana do Arco". Mudando-se para o Porto escreveu as operetas "Argonautas" e "Nordeste & Cia". Partiu novamente para o Brasil. Consagrou-se também no teatro escrevendo a música da revista "O Bilontra", de Artur de Azevedo, e exercendo o cargo de mestre de capela da Catedral de São Paulo. A Rua Maestro Cardim (foto) fica no bairro da Liberdade, Centro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário