Os ônibus terão capacidade de transportar até 160 passageiros |
Redação
A Prefeitura de Guarulhos (SP) apresentou ontem (4) , os novos ônibus
articulados, com tecnologia BRT (Bus Rapid Trafic), que começarão a circular
pelo município no início de 2015. Os veículos têm capacidade para transportar
até 160 passageiros e serão utilizados inicialmente na linha 453 – Terminal São
João/Centro - via Tiradentes. Segundo o prefeito Sebastião Almeida (PT), a
aquisição dos 20 novos ônibus articulados contempla mais uma etapa do processo
de modernização e reestruturação do transporte público no município.
“Tivemos ousadia e coragem para fazer mudanças
importantes em nosso sistema de transporte. Implantamos o Bilhete Único,
construímos modernos terminais de ônibus em regiões importantes, e renovamos a
frota, com a inclusão de veículos preparados para atender a pessoas com
deficiência”, lembrou o prefeito Almeida. “Agora, iniciaremos uma nova etapa de
nosso projeto de Mobilidade Urbana, que inclui a chega dos BRTs e a implantação
de corredores exclusivos, para aumentar velocidade dos ônibus e trazer mais conforto
aos usuários”.
A chegada dos BRTs beneficiará 18.500
passageiros diariamente na linha 453. Além disso, como 95% dos usuários das
linhas 450 e 452 têm como destino final o Centro de Guarulhos, eles também
poderão usufruir do conforto e agilidade dos novos ônibus.
O secretário de Transportes e Trânsito, Atílio
André Pereira, destacou que o número de passageiros transportados em Guarulhos
saltou de 450 mil por dia para 600 mil, desde 2010. Ele disse que a Prefeitura
está realizando adequações para receber os novos veículos. “As vias que tiverem
necessidade serão recapeadas e até mesmo o tempo semafórico terá que ser maior
em alguns locais para a passagem deste ônibus”, disse Atílio. De acordo com o
secretário, todo o itinerário estará adequado para os novos veículos até o fim
de janeiro.
Os ônibus serão utilizados pela empresa Vila
Galvão, num total de R$ 14 milhões em investimentos – o custo estimado de cada
ônibus é de cerca de R$ 700 mil. O modelo possui portas dos dois lados e é
adaptado aos deficientes físicos e portadores e mobilidade reduzida, e são
equipados com carroceria Marcopolo Viale BRT, de 19 metros, suspensão
pneumática, freios ABS, câmbio Voith de quatro velocidades com retarder
incorporado. “Estamos dando um passo à frente em relação aos investimentos,
porque acreditamos no sistema de transporte municipal. Os ônibus articulados
vão fazer uma revolução quando entrarem em circulação”, destacou José Roberto
Yasbek, diretor da Empresa Vila Galvão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário