Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Ibirapuera






Luís Alberto Alves


 A atual Avenida Ibirapuera (foto) surgiu a partir da união de dois antigos logradouros. O primeiro deles, localizado no trecho entre a Avenida Conselheiro  Rodrigues Alves e Avenida Indianópolis, era considerado como parte integrante da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves. O segundo trecho, entre a Avenida Indianópolis e até as proximidades da atual Avenida dos Bandeirantes, ora era citada como " Avenida Araponga", ora aparecia com a denominação do primeiro trecho, ou seja, também Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

 O trecho que percorre o bairro de Moema (entre a Avenida Indianópolis e a Avenida dos Bandeirantes) foi aberto a entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista em terrenos de sua propriedade. Conta-se que o então diretor da empresa, o Engenheiro Fernando Arens Júnior, apreciava os nomes indígenas e de pássaros.

 Por isso, várias ruas abertas na região foram denominadas a partir desses temas. O leito da atual Avenida foi tornado público em 1933, quando recebeu o nome que é conhecido hoje, designava uma antiga aldeia de índios em Santo Amaro e significa madeira velha. A Avenida Ibirapuera fica em Moema, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário