Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Agostinho Gomes





A Rua Agostinho Gomes fica no bairro do Ipiranga, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 O padre Agostinho Gomes nasceu na Bahia em 4 de julho de 1769. Oriundo de família nobre, fez os estudos necessários à carreira eclesiástica, chegando a receber ordens de diácomo. Falecendo seu pai, herdou grande fortuna e abandonou o estado religioso para se dedicar ao estudo das ciências naturais, economia política e literatura.

 Fez à Biblioteca Pública da Bahia grande doação de livros; procurou introduzir as máquinas agrícolas no cultivo de sua terra natal e dedicou parte de sua fortuna aos jovens baianos que desejassem aperfeiçoar os estudos no velho mundo. Eleito deputado às Cortes Portuguesas, recusou-se a assinar e jurar a Constituição.

  Em Falmouth, ao lado de Feijó, Cipriano Barata, José Lino Coutinho e Antonio Manuel da Silva Bueno, assinou o célebre manifesto de 22 de Outubro de 1822. Eleito deputado pela Bahia, por motivos particulares não exerceu o mandato. Deixou várias obras originais e excelentes traduções de obras científicas e literárias.

 Faleceu em Salvador, em 19 de fevereiro de 1842. Agostinho Gomes foi um dos célebres veteranos da Inconfidência Baiana de 1798, orador emérito e líder da tendência emancipacionista. Deputado brasileiro da Província da Bahia, representou o Brasil nas Cortes de Lisboa e foi Signatário da Segunda declaração da Inglaterra. A Rua Agostinho Gomes fica no bairro do Ipiranga, Zona Sul de SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário