Postagem em destaque

Crônica: Amor à prova de tudo

Pixabay Sempre dizia que sem o amor de Amanda, o seu mundo perderia a graça Astrogildo Magno Felício era extremamente apaixonado por sua...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Geral: Mais de 50% dos internautas vão descansar neste Carnaval


Mais de 50% dos internautas vão dar descanso nas redes sociais neste Carnaval


Luís Alberto Alves


 Os brasileiros contam as horas para a chegada do Carnaval. Mas se engana quem pensa que todos eles querem folia. A maioria quer sossego. Pesquisa realizada pelo CONECTAí, comunidade online de pesquisa (www.conectaibrasil.com.br), com 1.518 internautas, mostra que 67% dos entrevistados vão aproveitar o feriado para descansar, enquanto 25% vão pular Carnaval. Entre os que querem sossego, 72% ficarão na cidade onde moram e 28% vão viajar para descansar. Já 62% dos que querem folia vão ficar na própria cidade e apenas 38% vão viajar para pular Carnaval.

 Os principais destinos dos foliões são Rio de Janeiro e São Paulo, citadas cada uma por 14% dos internautas. Na sequência aparecem Recife (9%) e Salvador (8%).

Melhor Carnaval - Para os internautas, as duas cidades que têm o melhor Carnaval são Rio de Janeiro, com 33% das menções, e Salvador, com 30%. Em seguida são citadas as festas de Recife (9%), Olinda (7%), São Paulo (6%) e Ouro Preto (5%). Se pudessem escolher, os internautas passariam o Carnaval deste ano em Salvador (30%), principalmente os que gostam muito da data, Rio de Janeiro (25%), citado até por quem não gosta da festa, e Recife (12%).

Desfiles – De acordo com a pesquisa, 37% dos internautas vão acompanhar os desfiles. A maior parte (67%) vai ver as escolas de Rio e São Paulo, enquanto 27% vão acompanhar apenas as escolas cariocas e 6% somente as paulistas.

Na Marquês de Sapucaí, a escola de samba que terá a maior torcida é a Beija-Flor, com 33% da preferência dos entrevistados. A Mangueira tem a segunda maior torcida, com 15%, e o Salgueiro, a terceira, com 7%. Já no Anhembi, em São Paulo, Gaviões da Fiel (27%), Vai-Vai (15%) e Rosas de Ouro (11%) são as preferidas.

Apesar da torcida, 86% dos entrevistados nunca desfilaram e 76% declaram que não gostariam de desfilar. Por outro lado, quando a festa é na rua, 44% afirmam já ter saído em algum bloco.

Popularidade – O que os internautas mais gostam nesta data é o clima de festa e alegria (29%), o desfile das escolas de samba (27%), o fato de ser feriado (23%) e os blocos de rua (19%).

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados afirmam gostar do Carnaval, dos quais 20% adoram. Entre os que mais gostam estão os moradores das regiões Nordeste e Norte. 

Mas há também os que não curtem a festa: 30% declaram não gostar de Carnaval, dos quais 12% detestam. Pessoas com menos de 30 anos e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul compõem a maioria do perfil dos que não gostam da data.

Independente de gostar ou não, para grande parte dos internautas (54%) o Carnaval cria uma imagem positiva do país no exterior. Entretanto, também é alto o índice dos que consideram o Carnaval um desperdício de tempo e dinheiro (40%) e só para 32% o Carnaval dá orgulho de ser brasileiro.
Festa – Cerveja e samba são os símbolos do Carnaval. Mais da metade (57%) dos entrevistados responde que a cerveja é a bebida que melhor representa o Carnaval no país. Em relação à música, o samba recebe 54% das citações como o ritmo que melhor representa a folia carnavalesca, seguido do axé (34%).

 Apesar da festa, 63% dos internautas discordam que no Carnaval deve haver a liberdade para flertar e beijar várias pessoas e 53% preferem aproveitar a folia junto de sua (seu) namorada (o), 20% pensam o contrário e 18% ficam indiferentes.

 Para encerrar o Carnaval, mais da metade dos entrevistados gostaria de algumas horas a mais de descanso: 72% gostariam de ter folga o dia todo na quarta-feira de Cinzas, principalmente pessoas com menos de 30 anos e moradores do Norte e Nordeste. Os que são a favor de que seja um dia normal de trabalho somam 12%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, com 1.518 internautas participantes do painel CONECTAí, de todos os estados do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário