Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Sumaré



Avenida Sumaré, Perdizes, com árvores decoradas em época de final de ano


Luís Alberto Caju

 Esta avenida começou a ser aberta entre 1924 e 1925 pela "Sociedade Paulista de Terrenos e Construções Sumaré Ltda.", mais conhecida na época como "Sociedade Sumaré Ltda.". Em 1929, a Prefeitura aceitou e denominou as 26 ruas e dez praças constantes no loteamento. Para as recém-abertas ruas “2”, “2-D” e “2-E” receberam o nome de Avenida Sumaré. Em 1947 um novo trecho aumentou seu prolongamento entre a Rua Pombal e Cardoso de Almeida.

 Porém o nome oficial como Avenida Sumaré veio somente seis anos depois, desde o início na Rua Turiaçu até o término na Rua Cardoso de Almeida. Em 1978, com a abertura da Avenida Paulo VI, ela ganhou o traçado atual.  O nome Sumaré foi indicação de um dos loteadores do bairro, em 1924, José Rebelo da Cunha, derivado de uma orquídea rara (cyctopodium punctatum), popularmente conhecida como rabo-de-tatu. A Avenida Sumaré fica no bairro de Perdizes, Zona Oeste de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário