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quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Artigo: Soluções digitais impulsionam a retomada dos negócios de bares e restaurantes

 

A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva 

    Freepik

O setor foi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown


João Quintella, CEO e fundador da Liuv

Durante a pandemia, 50 mil bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), e 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. O setor foi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown.
 

Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. De acordo com uma pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar.
 

A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas, apesar das projeções otimistas, o momento ainda é delicado. A hora agora é de traçar estratégias para aproveitar a oportunidade de recuperação e consolidação dos negócios﹒Nesse sentido, é importante manter atenção às novidades do mercado, para estar à frente na experiência do cliente, aumentar a fidelização e as vendas.

 

Pensando nisso, João Quintella, CEO e fundador da Liuv, foodtech de soluções digitais para bares e restaurantes, elenca algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades:Algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades:

 

1. Digitalização e aceleração são o novo normal

Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus. Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.

 

2. Controle seu CMV

Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa. Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing.

 

3. Otimização dos fluxos

Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes, aumentar as vendas e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos. O mercado disponibiliza tecnologias que facilitam essa otimização e ampliam as opções do cliente nas formas de fazer o pedido e de pagar pelo consumo.

 

4. Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos

Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários, que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.

hourpressradio.com

Geral: Mais duas cidades do Maranhão decretam emergência por causa das chuvas

 

Cidade no oeste do estado poderá adiar volta às aulas

    Corpo de Bombeiros/Maranhão
Em duas cidades foram grandes os estragos provocados pelas chuvas


Agência Brasil 

Mais dois municípios maranhenses – Mirador e Paraibano – decretaram situação de emergência por causa das chuvas, somando-se a Barra do Corda, Grajaú e Jatobá. Isso significa que as cinco cidades reconhecem que serão necessárias medidas excepcionais e apoio estadual e federal para reparar os estragos causados pelas inundações e alagamentos e restabelecer a normalidade.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, há seis municípios em estado de alerta por causa da continuidade das chuvas: Trizidela do Vale, Pedreiras, Itapecuru Mirim, Santa Rita; Pirapemas e Cantanhede.

Em todo o Maranhão, as chuvas, inundações e alagamentos deixaram 298 famílias desabrigadas. São pessoas que tiveram que deixar suas casas e, sem ter para onde ir, foram acolhidas em abrigos públicos. Mais de 320 famílias desalojadas estão em casa de parentes, amigos e vizinhos ou em hospedagens particulares.

Em Mirador, no sertão maranhense, o Rio Itapecuru transbordou, alagando a região central da cidade e deixando um “triste cenário”, disse à Agência Brasil a secretária municipal de Educação, Erenilde Campos Everton Bezerra. Segundo a Defesa Civil estadual, só nesta cidade, mais de 200 famílias foram desabrigadas ou desalojadas pela alta do nível do rio.

“A enchente foi muito grande. Os comércios, a agência bancária, está tudo fechado no centro da cidade. Para não falar da zona rural. O prédio da secretaria também foi atingido pela água, que destruiu documentos e estragou móveis, deixando, em alguns pontos, uma camada de lama quase na altura dos joelhos”, descreveu a secretária.

Oito escolas da cidade estão servindo de abrigos improvisados, e Erenilde não descarta a hipótese de ter que adiar a volta às aulas, prevista para 1º de fevereiro. “Temos que fazer uma nova análise para ver o que fazer, porque a situação aqui está triste.”

De acordo com a Defesa Civil estadual, com a trégua das chuvas nas últimas 24 horas, o volume de água do Rio Itapecuru chegou a diminuir um pouco, permitindo a liberação de algumas vias e a retirada de parte dos dejetos que tomaram conta das ruas centrais de Mirador. Além de distribuírem cestas básicas, remédios e refeições à população, servidores públicos verificam se há necessidade de remover mais pessoas para os abrigos improvisados. No entanto, por receio da volta das chuvas, Mirador permanece em estado de atenção.

Em Imperatriz, cerca de 550 quilômetros a oeste de Mirador, 241 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Ali, o nível do Rio Tocantins segue estável, na marca de 9,4 metros, e bombeiros e equipes do Exército prestam ajuda às pessoas afetadas.

Geral: Navio Costa Fascinosa aporta no Rio com sete casos de covid-19 a bordo

 

Passageiros iniciaram viagem no dia 30 de dezembro






Agência Brasil
Os passageiros começaram a viagem em 30 de dezembro


Agência Brasil 




Aportou na manhã de hoje (6) no Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o navio de cruzeiros Costa Fascinosa. Ao longo da manhã, houve o desembarque completo dos passageiros, que subiram a bordo no dia 30 de dezembro.

Segundo a operadora Costa Cruzeiros, o navio deixou o Porto de Santos na segunda-feira (3), onde não houve embarques. De acordo com as últimas informações divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram reportados dois casos de covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os passageiros do Costa Fascinosa, que deverão cumprir quarentena de 10 dias na cidade.

A empresa informou que suspendeu voluntariamente seus cruzeiros nos portos brasileiros até 21 de janeiro de 2022, devido aos surtos de covid-19 que ocorreram a bordo de navios e à recomendação da Anvisa.

Com isso, foram cancelados os embarques de passageiros do navio Costa Diadema em Santos nos dias 3, 10 e 17 e em Salvador, programados para os dias 6, 13 e 20 de janeiro.

O Costa Fascinosa cancelou os embarques em Santos nos dias 3, 10 e 18 de janeiro; no Rio de Janeiro em 6 e 14 e em Itajaí nos dias 08 e 16 de janeiro.

De acordo com a empresa, os passageiros afetados pelos cancelamentos terão as opções de crédito para uma nova viagem ou estorno dos valores pagos.

“A Costa Cruzeiros está informando os agentes de viagens e todos os hóspedes do Costa Diadema e Costa Fascinosa - os dois navios da empresa no Brasil na temporada 2021/22 - afetados pelos cancelamentos. A Costa Cruzeiros oferece a opção de transformar o valor pago pelo cruzeiro em um voucher de crédito a ser utilizado até 31 de dezembro de 2022 para embarques até 30 de junho de 2023. Também será oferecida a alternativa de reembolsar o valor pago pelo cruzeiro a ser executado nos prazos da Lei 14.046 de 2020 (suas alterações e prorrogações)”.

MSC Preziosa

Ontem (5) foram desembarcados também no Rio de Janeiro os passageiros do navio MSC Preziosa. As primeiras informações da Anvisa eram de que havia a bordo 25 tripulantes e oito passageiros com covid-19. O navio seguiria para o Nordeste, mas devido às chuvas na região, antecipou o fim da viagem em quatro dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após a investigação conjunta feita a bordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Anvisa, foram confirmados 81 casos de covid-19 no MSC Preziosa, sendo 61 tripulantes e 20 passageiros, dos quais 16 são brasileiros, sendo dois moradores da cidade, e quatro estrangeiros.

“Todos esses casos e seus contatos estão em isolamento. Os 16 brasileiros estão com sintomas leves e bem clinicamente. Foram realizadas coletas para investigação laboratorial por RT-PCR e, se atingirem os critérios laboratoriais, serão sequenciadas pela Fiocruz para identificação da variante”, informou a SMS.

Os moradores do Rio de Janeiro e de cidades próximas foram encaminhados para isolamento em domicílio e os residentes de fora do Rio foram alojados em um hotel. Os tripulantes permaneceram a bordo do navio e estão sendo acompanhados pela equipe de saúde da embarcação.

Houve embarque de passageiros no MSC Preziosa no domingo (2), mesmo dia em que 28 pessoas com covid-19 haviam desembarcados do navio no Rio de Janeiro.

*Matéria alterada às 14h20 a pedido da empresa Costa Cruzeiros que alterou nota sobre reembolso, suprimindo a palavra todo, no trecho: "...reembolsar todo valor pago pelo cruzeiro..."

hourpressradio.com





Geral: Prefeitura de SP aprova mais de 130 mil moradias populares

 

Do total de habitações licenciadas, 97 mil são destinadas a famílias com renda entre 0 e 6 salários mínimos


Agência Brasil

Mesmo com grande número de construção de casas, ainda existem milhares de Sem Teto

Redação/Hourpress
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), alcançou um recorde de licenciamento de habitação popular em 2021. Foram aprovadas 131.165 moradias, número superior a todos os anos desde 2013, quando o dado passou a ser contabilizado. Destaque para as unidades de Habitação de Interesse Social (HIS), destinadas a famílias com renda entre 0 e 6 salários mínimos, que somaram 97.373 e representaram 74% de todas as moradias licenciadas (Habitação de Interesse Social -- HIS + Habitação de Mercado Popular - HMP).
 

Os resultados reforçam a retomada econômica do setor de construção civil e foram influenciados pelo Portal de Licenciamento, plataforma de tramitação e análise de processos de licenciamento 100% digital da cidade. Em vigor desde 1º de janeiro de 2020, seu objetivo é agilizar a concessão de alvarás, reduzindo custos e tempo de tramitação dos projetos.
 

O licenciamento de moradias populares no ano passado foi tão expressivo que representou um aumento de 63% em relação a 2020, ano que, até então, registrava o recorde histórico de 80 mil unidades aprovadas de HIS e HMP. Confira no final do texto a relação completa de habitações populares licenciadas desde 2013.
 

A marca vai ao encontro do Programa de Metas 2021-2024 do Município que, estabelece em sua meta nº 15, o licenciamento de 300 mil habitações populares até o fim de 2024.
 

Além disso, está de acordo com a política pública de construção de unidades habitacionais na cidade. Desde 2017, mais de 32 mil unidades habitacionais foram entregues pela Prefeitura à população paulistana em parceria com os Governos Estadual e Federal e a iniciativa privada. Incentivar o acesso à moradia adequada é compromisso da atual gestão.

 


Confira os números de aprovações de moradia popular (HIS+HMP) entre 2013 e 2021:

2021: 131.165 unidades habitacionais 

2020: 80.128 unidades habitacionais  

2019: 50.458 unidades habitacionais 

2018: 56.716 unidades habitacionais 

2017: 39.056 unidades habitacionais 

2016: 30.012 unidades habitacionais 

2015: 30.354 unidades habitacionais 

2014: 24.986 unidades habitacionais 

2013: 10.176 unidades habitacionais 

 

 

Confira os números de aprovações de Habitação de Interesse Social (HIS) entre 2013 e 2021:

2021: 92.170 unidades habitacionais 

2020: 64.628 unidades habitacionais  

2019: 39.187 unidades habitacionais 

2018: 42.882 unidades habitacionais 

2017: 26.505 unidades habitacionais 

2016: 19.752 unidades habitacionais 

2015: 21.964 unidades habitacionais 

2014: 15.285 unidades habitacionais 

2013: 6.433 unidades habitacionais 


hourpressradio.com

Geral: Robô para atendimento ao cliente entende gírias, interjeições e os mais diversos sotaques brasileiros

 

Ele coloca a empresa entre as gigantes do setor de tecnologia do mercado internacional

    Divulgação

Nada escapa à inteligência artificial: as palavras pronunciadas, inclusive abreviações

Redação/Hourpress

Um assistente virtual cognitivo que tem como nativa a língua portuguesa brasileira, para atendimentos em setor de cobrança, que compreende as terminologias próprias deste mercado e, mais do que isso, é capaz de captar impressões de seus interlocutores. Nada escapa à inteligência artificial: as palavras pronunciadas, inclusive abreviações, gírias, interjeições e os mais diversos sotaques do nosso país, além da entonação, retórica e prosódia da pessoa que está do outro lado do contato, tudo isso é interpretado.

Parece sinopse de algum filme de ficção científica, mas não é. Trata-se da descrição de uma solução tecnológica brasileira que está sendo apresentada por uma empresa nacional. A PGMais, empresa de tecnologia que desenvolve soluções  para o mercado de relacionamento, já trabalha com assistentes virtuais de texto e voz há três anos, mas agora acaba de lançar a sua própria NLU (em tradução livre, linguagem natural própria), batizada de PGup.

 A solução coloca a desenvolvedora alinhada com o que há de mais inovador em tecnologia no mercado. Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, mais de dois milhões investidos, tudo isso em parceria com o CPQD - Fundação referência em pesquisa e desenvolvimento no país. A solução foi considerada inovação pioneira e por isso recebeu aporte do fundo Ebrapi que financia e fomenta a inovação no País.

Respostas

Segundo o fundador e CEO da PGMais, Paulo Gastão. O diferencial do PGup está exatamente na combinação deste ineditismo: uma NLU em língua portuguesa nativa (com as especificidades do português falado e escrito no Brasil), especializada no mercado de cobranças, com preço mais acessível e com mais agilidade de implantação

A PGup - está em constante aprendizado também. “Temos uma metodologia exclusiva de treinamento dos bots já reconhecida pelo mercado como uma das mais eficazes. Em menos tempo de implantação os bots atingem altos índices de entendimento e respostas. finalizou Gastão.

Diálogos

O aprimoramento do diálogo mantido com o interlocutor pelo assistente virtual é outra solução desenvolvida pela PGMais: um Gerenciador de Diálogos, que define estratégias de interlocução com os consumidores. “Construímos uma interface simples, amigável, com os conceitos de UX, possibilitando autonomia aos nossos clientes na construção dos diálogos e a execução da curadoria, sem a necessidade de profissional especializado em programação, sublinha o CEO da PGMais.

Possibilidade de oferecer atendimento 24 horas aos consumidores, por meio de conversas humanizadas e sem limitações no número de diálogos realizáveis; redução de custos para a empresa contratante e satisfação dos usuários estão entre as principais vantagens da solução, enumera Gastão. “Em síntese, é mais economia, mais interação, mais satisfação e, assim, mais resultados”.

Fundada há onze anos por Paulo Gastão, a PGMais tem sede em Curitiba. Em seu portfólio, registra mais de 200 clientes, de várias partes do Brasil. São empresas de diversas atividades econômicas, como corporações de telecomunicações, do sistema financeiro, comércio , entre outras. hourpressradio.com


Chumbo Quente: Reforma trabalhista foi certeira em retirar direitos

 

#Congresso Nacional funcionou como carrasco dos #trabalhadores

A palavra Direito foi retirada da Reforma Trabalhista

Luís Alberto Alves/Hourpress

Quando o ex-presidente Luiz Inácio #Lula da Silva (PT) soltou o balão de ensaio de que, caso seja reeleito neste ano, vai revogar a Reforma Trabalhista aprovada e cacifada pelo então presidente Michel Temer (PMDB), que de vice colaborou para a derrubada da então presidente Dilma Rousseff.

Não precisa enxergar muito para descobrir o quanto foi maligna a reforma que afundou mais ainda o poço do #desemprego no Brasil. Com o velho e surrado argumento de criar mais #vagas e reduzir o impacto do #desemprego na economia, o #Congresso Nacional funcionou como carrasco dos #trabalhadores.

Essa reforma acabou com a #contribuição sindical obrigatória, cujo desconto de um dia de serviço, para funcionários sindicalizados ou não, ocorria no mês de março. Esse dinheiro era dividido entre sindicatos dos trabalhadores e patronais (sim, #empresários também têm #sindicatos), confederações, federações e #centrais sindicais, além do ministério do Trabalho ficar com parte dessa grana.

Banco

A Lei 13.467/17, de onde saiu essa montanha de maldades, regulamentou o teletrabalho, a prevalência do negociado sobre o legislado, inclusão do trabalho intermitente, fim da previsão de horas in itinere, permissão do fracionamento das férias em três períodos, com a condição de que um deles não seja inferior a 14 dias.

Também foi aprovada a permissão de #banco de horas estipulado por acordo individual, além de regime de compensação de jornada estipulado por acordo individual. Nestes dois casos, por exemplo, o #funcionário negocia diretamente com o #patrão. Imagina quem vence essa batalha?

Teve também o acordo individual escrito para jornada de 12x36. É o famoso caso de a empresa exigir que o empregado cumprisse jornada de 12 horas e descanso por 36. Ele pode recusar o acordo e ganhar como prêmio a #demissão. Foi nítida a intenção de retirar os sindicatos das mesas de negociação, deixando o trabalhador na arena para enfrentar os maus patrões. Além, claro, da condenação em honorários periciais.

Michel Temer

Foi uma reforma tão ruim, que vários artigos aprovados pelo Congresso Nacional estão sendo derrubados pelo #STF (Supremo Tribunal Federal), porque não estão em sintonia com o #Direito. Um dos desses é o que trata do acidente de trabalho, que na versão antiga da #CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), contava a partir do trajeto de casa ao serviço e vice-versa.

Pela Reforma proposta e aprovada durante o governo #Michel Temer, acidente de trabalho só seria considerado caso ocorresse no interior da empresa. Fora dele, é de responsabilidade do funcionário. Algo absurdo. Só pessoas interessadas na destruição dos direitos trabalhistas que defenderiam algo tão danoso ao #Trabalho, responsável pela geração de riquezas ao Capital.

Porém, o #PT teve a sua parte de culpa. Enquanto esteve no governo dormiu no ponto em relação a esse tema que precisava ser visto com urgência. Desprezou a maioria que tinha no #Congresso Nacional, poder de fogo suficiente para derrotar qualquer ameaça política. Quando caiu nas mãos do PMDB, comandado por coronéis do sertão, da estirpe de Sarney e companhia, saiu este triste resultado. Espero que essa proposta de revogação dos direitos trabalhistas não seja balão de ensaio.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue e site hourpressradio.com

 

Túnel do Tempo: Último ano do nascimento de Jesus

 


Redação/Hourpress

Em 6 de janeiro de 353, da nossa era, seria o último ano em que os católicos celebrariam nascimento de Jesus Cristo nesta data. Dai em diante seria a partir de 25 de dezembro. Os cristãos ortodoxos mantém comemoração anterior. hourpressradio.com