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segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Geral: Viagens de Uber Taxi começam em São Paulo

 

Ele conta com todos os recursos de segurança do app, incluindo os relacionados à Covid-19


Redação/Hourpress

Divulgação
A nova opção da Uber que oferece viagens de táxis começou a funcionar na cidade de São Paulo. A novidade representa mais uma etapa na estratégia de ampliar a plataforma da empresa para oferecer mais opções para todos os usuários, inclusive os clientes corporativos da Uber para Empresas .

"O Uber Taxi é um pedido recorrente dos nossos clientes corporativos, que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo", diz Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

"Além disso, como táxis são autorizados nas faixas de ônibus, alguns clientes revelam buscar essa opção quando precisam acessar locais como a região da avenida Paulista, por exemplo."

Desde o mês passado, taxistas credenciados na Prefeitura podem baixar o app da Uber para parceiros para se cadastrar na plataforma - esse cadastro continua aberto e pode ser realizado de forma prática, pelo próprio celular.

São Paulo é a segunda cidade da América Latina a contar com o Uber Taxi, depois de Santiago do Chile. A categoria está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e hoje já está disponível em 22 países, em cidades como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. Somente no último ano, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.

O app da Uber foi reformulado em 2019 para facilitar aos usuários descobrir e acessar o crescente número de serviços na plataforma global da empresa. Em São Paulo, a Uber já conta com uma integração com o transporte público que exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens. Recentemente foi lançada a categoria Uber Flash, para o envio de objetos e documentos, e teve início a parceria com a Cornershop para compras de supermercado.

"Com mais essa novidade, a Uber avança rumo à missão de se tornar o app de preferência dos brasileiros não apenas para se movimentar pelas cidades usando carro, táxi, ônibus ou o que for mais conveniente no momento, mas também para fazer compras de refeições, supermercado ou enviar pacotes, tudo pelo celular", afirma Woods.

O Uber Taxi se torna também mais uma vantagem da Uber para Empresas, a solução para negócios da Uber, que neste ano ganhou soluções de delivery corporativo e de entrega de produtos disponíveis para empresas de qualquer tamanho. "Com a Uber para Empresas, o empreendedor ou gerente passa a poder consultar e prever gastos com transportes e alimentação a partir de uma única plataforma, eliminando, por exemplo, a prestação de contas tradicional", conta Woods.
Cadastro

O cadastro de taxistas segue o mesmo processo dos outros parceiros da Uber: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O preço do Uber Taxi segue a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança - por enquanto, são aceitos somente meios de pagamento digitais.

Como o preço é calculado pelo taxímetro, na categoria Uber Taxi o app exibe um intervalo estimado de valores, que podem mudar de acordo com as condições da viagem. Antes de cada solicitação, é exibida uma mensagem com as regras para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.

Assim como os outros parceiros da Uber, os taxistas também pagam pelo uso da tecnologia e do suporte mantidos pela empresa, de acordo com os Termos da parceria.

Segurança

As viagens de táxi contam com todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades. Antes de começar uma viagem, o usuário recebe todas as informações do veículo (modelo e placa do carro, nome e foto do motorista) e pode optar por receber um código de verificação que deve ser informado ao motorista, confirmando que ambos estão na viagem correta.

Todos os condutores também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da COVID-19, uma checagem adicional verifica o uso de máscara. Também pensando na higiene, taxistas e passageiros passarão por checklist antes de cada viagem, onde se comprometem a tomar medidas de prevenção ao vírus como manter as janelas abertas, usar apenas o banco traseiro e sempre usar a máscara.

Durante o percurso, por meio do botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma, todos podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada ao destino em tempo real, com quem desejarem.

O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Além disso, na Uber, todas as viagens são registradas por GPS e caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem perguntando se é necessário algum suporte.

Todas as viagens são cobertas por um seguro da Uber para acidentes pessoais e, ao final de cada trajeto, taxistas e passageiros podem avaliar um ao outro de forma anônima. Uma equipe monitora essas informações e pode excluir da plataforma aqueles que tiverem uma média de avaliações muito baixa ou adotem conduta que viole o Código de Conduta da Comunidade .

E, a exemplo do que também acontece com os demais parceiros, os taxistas que cumprirem os requisitos também poderão pedir reembolso pela compra de máscaras e álcool em gel, bem como agendar higienização do carro e adquirir uma divisória plástica para o interior do veículo no Centro de Higienização da Uber.

Da mesma forma, os taxistas também terão acesso ao programa de assistência financeira implementado pela Uber em razão da Covid-19, em que os parceiros recebem o equivalente à média de ganhos que tiveram antes da solicitação de auxílio.

Artigo: Após 8 meses, Brasil continua patinando

 


 Outra tática do presidente #Bolsonaro é criar factoide

Luís Alberto Alves/Hourpress

Decorridos oito meses, o #Brasil continua igual caminhão atolado no lamaçal, sem conseguir sair. De janeiro a agosto, o governo #Bolsonaro apenas encheu o noticiário de conversa fiada. De concreto, nada no horizonte.

O trapalhão ministro da Economia #Paulo Guedes até agora só propôs o absurdo, como retirar dinheiro do pobre para socorrer os #miseráveis, quando o correto seria fazer isto com a #elite, cada vez mais rica.

Desemprego

Outra tática do presidente #Bolsonaro é criar factoide atacando profissionais da imprensa, com xingamento e ameaças, fornecendo munição aos grupos radicais de #extrema-direita, que torcem pelo time do “quanto pior melhor”.

O #desemprego prossegue subindo, com mais de 13 milhões, assim como o número de mortos pela #covid-19, retirando a vida de 121.381 vítimas fatais e 3.097 milhões de casos. Notícias nada agradáveis para nenhuma nação.

Horrível

Mais de meio milhão de empresas de pequeno porte, incluindo #bares e #restaurantes, quebrou no final do primeiro semestre. Junto levou diversos postos de trabalho. Porém, para o #governo, nada disso impacta.

Nesta terça-feira (1º) chegamos ao 9º mês de 2020, e o País ainda se encontra no pântano da incompetência. Investimentos são adiados para 2021, pois só loucos para colocar dinheiro num empreendimento em um cenário tão horrível.

 

 

 


Túnel do Tempo: Acidente mata princesa Diana

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 31 de agosto de 1997, um acidente de carro mata, em Paris, a princesa Diana e o seu namorado Dodi Al-Fayed. 


Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Gustavo Adolfo

 


Entre os compradores predominaram os europeus, principalmente alemães e portugueses

Luís Alberto Alves/Hourpress

Gustavo Adolfo, é a junção dos nomes de dois antigos loteadores e proprietários de terras da Vila Gustavo: Gustavo Backeheuser e Adolpho Thieler. 

Gustavo Backeheuser foi o fundador da Vila Gustavo, Zona Norte,  cujo local era chamado de Buraco Fundo. As terras do Buraco Fundo eram de propriedade de Francisco Buono.

 Em 1916, Gustavo Backeheuser compra essas terras, e logo em seguida, junto com seu sócio Adolpho Thieler, providencia a abertura das ruas e o loteamento.  A abertura das ruas e o projeto de loteamento, em 1928, ficaram a cargo do Engenheiro Oscar Krug, que ao lado de Gustavo e de Adolpho, começou o trabalho de remoção das terras para a abertura das ruas. 

As vendas dos lotes aumentaram dia a dia. Entre os compradores predominaram os europeus, principalmente alemães e portugueses. Alguns adquiriram lotes com o objetivo de uma futura valorização; outros indiferentes ao desconto, para construir e fixar residência; outros compraram vários lotes para formação de chácaras.

 Feito o loteamento e o arruamento, Gustavo denominou as ruas homenageando os seus amigos, sócios, familiares, vizinhos e tradições. O nome desta rua só foi oficializado em 1962, porém ela já era conhecida por Gustavo Adolfo desde a década de 1910-1920, quando as ruas do loteamento foram abertas e denominadas pelo próprio Gustavo Backeheuser. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Variedades: O que o cinema pode nos ensinar sobre a feminilidade

 

Psicanalista e escritora Malvine Zalcberg mapeia a construção de identidade entre mães e filhas


Redação/Hourpress

Divulgação

O cinema e a psicanálise nasceram juntos, no século 19. Alfred Hitchcock ocupou perfeitamente esse espaço, ao aplicar a psicanálise às suas produções. A partir deste mesmo referencial, a psicanalista e escritora Malvine Zalcberg analisa a construção de identidade entre mães e filhas em De menina a mulher: cenas da elaboração da feminilidade no cinema e na psicanálise.

Em 352 páginas, a doutora em Psicanálise se utiliza dos enredos dos filmes – muitos oriundos da literatura autobiográfica e das ficções – para transitar sobre as questões que envolvem o referencial da figura da mãe na construção da identidade feminina. Razão e Sensibilidade, Melancolia, Animais Noturnos e De Olhos Bem Fechados estão entre as produções que emprestam nomes - para titular os capítulos – e histórias à abordagem psicanalítica de Malvine.

“Meu amor, seremos apenas um, isto é... eu”: esse trecho, extraído
do filme Manhattan (1979), de Woody Allen, é uma ilustração,
estranha e inquietante, do jogo narcísico da relação passional podendo
ser aplicado frequentemente à relação mãe-filha. O objeto,
tornado único e insubstituível, é convidado, por sua própria idealização,
a desaparecer enquanto outro – isto é, o ser amado, porque
único, é convidado a permanecer colado ao seu criador, para que
este possa apreciar sua obra. (De menina a mulher, p. 97)

Em torno da pergunta “O que é ser mulher?”, a psicanalista mostra os delicados fios que se desenvolvem para tecer a estruturação psíquica feminina. Ela analisa os aspectos envolvidos na criação de uma identidade própria que cabe a cada mulher conquistar, já que mais do que ‘nascer mulher, ela torna-se’. Para tanto, desde pequena a menina depende, em grande parte, dos recursos psíquicos dotados pela mãe, influenciada também pela forma como esta lida com a própria feminilidade.

Lançado também em francês, De menina a mulher nasce do desejo da autora – convencida da importância de transmitir as contribuições da psicanálise ao grande público - de trazer uma abordagem não sobre as mulheres, mas para elas, nesse caminho delicado, complexo e enigmático no relacionamento de mãe e filha. Enquanto elas terão respostas, os homens encontrarão perguntas que os farão rever conceitos e crescerem em humanidade.

 Ficha Técnica 

Título: De menina a mulher: cenas da elaboração da feminilidade no cinema e na psicanálise 
Autor: Malvine Zalcberg
Editora: Edições de Janeiro
ISBN:  978-85-9473-032-9 
Páginas: 352
Formato: 14x21 
Preço: R$ 85,00 
Link de venda: Amazon

 Sinopse: O livro apresenta um estudo sobre a formação da feminilidade a partir da relação mãe x filha analisada através das lentes de filmes de variadas épocas. "O grande amor que uma menininha devota à sua mãe é, sem dúvida, genuíno mas não desinteressado. A menina ama sua mãe porque precisa dela – como o menino – para crescer. Mas, a menina também ama sua mãe porque precisa dela – e, nisto difere do menino – para conquistar sua identidade feminina. A mulher depende, assim, em grande parte, dos recursos psíquicos com os quais a mãe – a primeira – a dota, abrindo o caminho, em seguida, para outras aquisições formadoras de sua identidade feminina. Resta esperar que esta (a mãe) saiba como fazê-lo.”

Malvine Zalcberg é psicóloga, psicanalista e doutora em Psicanálise. Ao longo de 26 anos de atividades acadêmicas, ocupou cargos como Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (atualmente afastada) e Coordenadora do Curso de Pós-graduação lato senso em Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de chefe do Serviço de Terapia de Família no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 

Veículos: Fiat inicia vendas do Novo 500 elétrico na Itália

 

Mais de 40 concessionários em toda a Itália estiveram envolvidos na iniciativa para chegar ao Novo 500


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
 Para abrir os pedidos pelo Novo 500 “la Prima”, o presidente global do Brand Fiat, Olivier François, mostra em vídeo como foi o primeiro test drive do modelo
- Ícone da marca terá um tour por cerca de 40 paradas para apresentação na Itália, com passagem programada também por França e Alemanha em setembro
- Modelo emblemático da Fiat em sua terceira geração será lançado no Brasil em 2021

Para realmente entender a alma de um carro, é necessário dirigi-lo. E para apresentar todas as sensações de como é estar a bordo do Novo Fiat 500, Olivier François, presidente global do Brand Fiat, protagoniza um vídeo do primeiro test drive do ícone italiano em sua versão “la Prima”, que começou a ser vendida na Itália. O filme apresenta em detalhes como é estar dentro do carro urbano da FCA com zero emissões de CO2, num tour por locais simbólicos de Turim que fizeram a história da marca.

“Normalmente, colocamos um carro novo na estrada pela primeira vez com as câmeras desligadas. Mas, para o Novo 500, decidi levá-lo comigo! É um momento muito especial mesmo, um pouco mágico. Uma 'visão' se tornando realidade de todo o trabalho em equipe que desenvolvemos. Para falar a verdade, também é um momento muito desafiador”, disse Olivier François.

Mirafiori: o início de tudo

A emocionante viagem começa na fábrica de Mirafiori, onde os carros da Fiat são fabricados há 81 anos. Inaugurada em 1939, a planta de Turim marcou o início da produção moderna da Fiat e ainda é uma das fábricas automotivas europeias mais antigas em atividade. Um novo capítulo começa agora com a produção da terceira geração do Fiat 500.

Cerca de 1.200 pessoas vão trabalhar exclusivamente na fabricação do modelo. A capacidade de produção será de 80 mil unidades por ano, que poderá aumentar conforme a demanda. No total – entre custos de design, desenvolvimento e engenharia e a construção da linha de produção – o investimento representa um valor de mais de 700 milhões de euros. 

O destino seguinte do test drive a bordo do Novo 500 foi em Lingotto, a antiga fábrica da Fiat com uma pista no teto, local dos testes de qualidade do hatch antes do embarque dos carros. Convertido em museu, o espaço abriga a Pinacoteca Agnelli. No quarto andar encontra-se a “Casa Virtual 500”, uma exposição online que mostra ao público como estará a Casa 500 na primavera de 2021.

A viagem

A viagem de Olivier François a bordo do 500 elétrico continua ao longo das avenidas da cidade e termina no Monte dei Cappuccini, perto do centro da cidade, na margem direita do rio Pó, com suas vistas deslumbrantes do local e dos Alpes. Um lugar incrível para admirar o céu azul. “Desde o fim do isolamento social na Europa, todos aprendemos a valorizar ainda mais a vida ao ar livre e a preciosidade do ambiente ao nosso redor”, continuou o executivo. “Preservar o meio ambiente também depende de nós”.

Confira no link a seguir o filme completo do primeiro test drive do Novo 500:

 

O Fiat 500

O 500 elétrico é bonito, inovador e tecnológico, que vai ao encontro das necessidades dos clientes que desejam conduzir o automóvel do futuro, com todo o bom gosto e elegância italianos. O Novo 500 apresenta um sofisticado teto solar panorâmico de vidro: uma verdadeira "janela para o céu", para iluminar o interior do automóvel, melhorando o conforto durante a condução e o bem-estar a bordo.

Além do teto solar panorâmico, a traseira do Novo 500 “la Prima” se destaca por sua porta traseira, agora mais pronunciada, para melhorar a eficiência aerodinâmica. O modelo está disponível em três pinturas exclusivas, inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Ocean Green (perolado), que lembra o mar; Cinza Mineral (metálico), para a Terra; e Celestial Blue (três camadas), para o céu. Tudo decorado com faróis Full LED, rodas de 17 polegadas, inserções cromadas nas janelas e painéis laterais, além de forro em couro ecológico, que também envolve o painel e os bancos.

O 500 elétrico é equipado com o inovador Sistemas de Assistência Avançado ao Motorista (ADAS) e inclui controle de cruzeiro adaptativo (iACC, Intelligent Adaptive Cruise Control), para frear ou acelerar em resposta a qualquer obstáculo que encontre; Centralização da faixa, para manter o veículo no centro da faixa, desde que as marcações sejam detectadas corretamente; Intelligent Speed Assist, que lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda aplicá-los; Urban Blind Spot, usando sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e alertar o motorista com uma luz de aviso triangular caso outro veículo se aproxime; Attention Assist, que emite avisos no visor, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado; e sensores 360°, proporcionando uma visão de drone para auxiliar o motorista ao estacionar o carro ou realizar manobras complexas.

O Novo 500 “la Prima” é o primeiro carro em seu segmento a apresentar direção autônoma de nível 2 e dispõe do novo sistema de infoentretenimento UConnect 5: Display TFT de 7”, tela sensível ao toque de 10,25”, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, e Uconnect Box pré-instalado como padrão para fornecer um conjunto de serviços Uconnect inovadores.

Carregamento

Mas é a autonomia e o tempo de carregamento reduzido que fazem a diferença: as baterias de íon-lítio com capacidade de 42 kWh garantem até 320 km no ciclo combinado WLTP e até 458 km no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 “la Prima” inclui sistema de carga rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos – o mesmo que beber um café – para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga rápida também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.

Portanto, o 500 elétrico se consagra como uma verdadeira concentração de estilo e tecnologia, feito para os fãs de beleza, criatividade e inovação. Assim como nas gerações anteriores, as estatísticas comprovam que o novo modelo totalmente elétrico é mais uma estrela internacional.

Sucesso na Itália

Na Itália, em julho e agosto, o Novo 500 “la Prima” cabrio – cuja versão numerada se esgotou imediatamente na fase de reserva – estrelou o “Tour AntePrima”, uma série de eventos em concessionárias Fiat com uma apresentação para clientes que já haviam feito uma pré-reserva.

Mais de 40 concessionários em toda a Itália estiveram envolvidos na iniciativa para chegar do Novo 500 e mergulhar em todos os seus detalhes. Cada dia terminava com um evento noturno apenas para convidados. Inúmeros fãs e interessados fizeram do tour da concessionária um sucesso, tanto que a iniciativa foi estendida ao mercado alemão e francês no dia 17 de agosto, com a inauguração de três “Casa 500” na França.

 
 
 
Trecho do Filme "The Day of La Prima"
Trecho do Filme "The Day of La Prima"
Trecho do Filme "The Day of La Prima"
Trecho do Filme "The Day of La Prima"

Internacional: Furacão Laura deixa 4 mortos em Louisiana, nos Estados Unidos

 

Os danos, no entanto, são menores do que o previsto inicialmente


Agência Brasil 

Reuters

O furacão Laura chegou a Louisiana, nesta quinta-feira (27), destruindo edifícios em cidades pequenas do extremo sudoeste do estado norte-americano e matando quatro pessoas atingidas por quedas de árvores sobre suas casas, informaram autoridades. Os danos provocados até agora, no entanto, são menores do que os meteorologistas haviam previsto.

Uma adolescente de 14 anos de Leesvile, que morreu quando uma árvore caiu sobre sua casa, foi uma das vítimas do furacão, disse uma porta-voz do governador John Bel Edwards.

Posteriormente o governador disse, em uma entrevista coletiva, que mais três pessoas morreram quando suas casas também foram atingidas por árvores.

Uma usina química pegou fogo, após a passagem do Laura por Westlake, situada 6,4 quilômetros a oeste de Lake Charles, em Louisiana, lançando uma coluna de fumaça negra e espessa no céu da paisagem assolada por ventos perto da rodovia interestadual 10.

Nuvens de fumaça sobem para o céu a partir de um incêndio em uma fábrica de produtos químicos em uma área danificada depois que o furacão Laura passou por Lake Charles, Louisiana, EUA, 27 de agosto de 2020. REUTERS / Elijah Nouvelage
Fábrica de produtos químicos pegou fogo em Lake Charles, Louisiana - REUTERS / Elijah Nouvelage

Edwards orientou os moradores da área a se abrigarem, fechar portas e janelas e desligar aparelhos de ar condicionado. O tráfego foi interrompido na rodovia interestadual e na rodovia 90.

"Fiquem em casa e aguardem orientações adicionais das autoridades locais", tuitou Edwards.

Moradores de Lake Charles ouviram os ventos do Laura uivando e o som de vidro partido à medida que a tempestade atravessava a cidade de 78 mil habitantes, com ventos de 137 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 206 km/h, uma hora após a chegada do furacão ao continente.

Tropas da Guarda Nacional retiraram destroços de estradas de Lake Charles na manhã desta quinta-feira. Havia linhas de transmissão caídas nas ruas ao redor da cidade, e os ventos viraram alguns caminhões semirreboque.

Na pequena cidade de Starks, cerca de 40 quilômetros ao noroeste de Lake Charles, pinheiros espalhados por estradas e casas eram o maior desafio para a limpeza local.

Um homem passa por cabos elétricos caídos para chegar à sua residência após o furacão Laura em Sulphur, Louisiana, EUA, 27 de agosto de 2020. REUTERS / Adrees Latif
Cabos elétricos caídos em Sulphur - REUTERS / Adrees Latif

Categoria

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o Laura tocou o solo pouco antes da 1h, como uma tempestade de categoria 4, com ventos de 240 km/h na pequena cidade de Cameron, em Louisiana.

Ele regrediu rapidamente para uma tempestade de categoria 1 na manhã desta quinta-feira, com ventos contínuos máximos de 120 km/h, e desde então se tornou uma tempestades tropical.

O NHC alertou para uma elevação persistente do nível das águas ao longo da Costa do Golfo dos EUA enquanto o Laura estiver rumando para o Norte e o Nordeste.

Pete Gaynor, administrador da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema), disse à rede Fox News que a agência fará avaliações de danos de tempestade nesta quinta-feira e que tem recursos para reagir à tempestade agora, acrescentando que espera ver danos consideráveis dos ventos e estragos em edifícios.

Uma vista de linhas de transmissão danificadas após o furacão Laura passar por Starks, Louisiana, EUA, 27 de agosto de 2020. REUTERS / Ernest Scheyder
Linhas de transmissão danificadas em Starks, Louisiana - REUTERS / Ernest Scheyder