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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Economia: Samsung revela o futuro da tecnologia através de produtos inovadores


Os carros voadores ainda não estão ao alcance de todos, mas o futuro está logo aqui. Na maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show, que aconteceu em janeiro de 2020, a Samsung apresentou robôs, produtos na área da saúde, casas e cidades conectadas. Para quem ficou fora, mas ama tecnologia e não quer perder as novidades da Samsung, confira abaixo os principais anúncios da marca para o mercado global. E acredite se quiser, alguns deles chegarão ao Brasil em breve.

1 – Ballie, o assistente pessoal que toma conta da casa

A sensação da CES 2020 foi o Ballie. Ballie é um pequeno robô rolante que compreende o ser humano, apoia e reage às suas necessidades para ajudar ativamente em casa. Os recursos integrados de inteligência artificial permitem que ele seja um assistente de condicionamento físico e uma interface móvel que busca soluções para as pessoas. Ele faz tudo isso enquanto mantém rigorosos padrões de proteção de dados e privacidade.

O Ballie conta com uma câmera e pode se conectar com outros produtos da casa, como por exemplo o aspirador robô PowerBot. Caso ele encontre alguma sujeira, tem a capacidade de acionar o aspirador para a limpeza imediata.

Imagem meramente ilustrativa

2 – TV na vertical? Isso é possível!

Redação/Hourpress

A Samsung tornou realidade um modelo de televisão voltado para quem adora estar conectado às redes sociais com a possibilidade de ver um conteúdo na vertical ou horizontal, como se estivesse com o smartphone ou tablet. A TV literalmente gira para se adaptar à necessidade do usuário. Voltada para a Geração Z e os “millenials”, a The Sero conta com um design moderno que atende às necessidades de quem está acostumado a ver vídeos na vertical em dispositivos móveis. A potência de som fica por conta de 4.1 canais e 60W RMS de potência.

“Sero” significa vertical em coreano e depois do sucesso na Coreia do Sul, o modelo chegará a outros mercados em 2020. Quem sabe o modelo não chega ao Brasil?

Imagem meramente ilustrativa

3 – Family Hub e suas novas possibilidades de vida conectada

Uma nova versão do Family Hub foi apresentada na CES com novos recursos de inteligência artificial e automação para a cozinha. Um produto que tem revolucionado o segmento com câmeras aprimoradas com Inteligência Artificial, sugestões de receitas adaptadas, compartilhamento de diversos tipos de mídia e entretenimento e muito mais. No Brasil, ainda no primeiro semestre, uma nova versão do Family Hub chegará ao mercado brasileiro com software 5.0, o mesmo da CES adaptado ao país. E o que isso significa? Significa que mais tecnologia embarcada vem por aí.

Verificar o que há dentro da geladeira direto do seu smartphone, enquanto faz compras no mercado, vai ficar ainda mais fácil. O recurso está sendo aprimorado nesse novo modelo e vale a pena ficar de olho. O SmartView também chegará com novas funções e formatos, inclusive suporte a vídeos na vertical. Novos parceiros e aplicativos também estarão presentes para trazer ainda mais possibilidades a toda a família no dia a dia.  Um produto que tem revolucionado o segmento e que reflete as novas maneiras pelas quais as famílias estão administrando suas vidas.

Imagem meramente ilustrativa

4 – Monitor Odyssey G9: O máximo de imersão em um monitor gamer

A Samsung mudou a maneira de como os fanáticos por jogos vão interagir a partir de agora. O G9, modelo de 49”, é o primeiro monitor gamer de alta definição e curvatura profunda e imersiva de 1000R de raio. Ele corresponde ao campo de visão humana, o que oferece uma experiência de visualização confortável. A distância mais uniforme entre os monitores curvos e os objetos em todos os ângulos proporciona uma visualização mais agradável e mais imersiva do que em monitores planos.

O G9 apresenta um design impactante, com exterior em branco brilhante e um núcleo Infinity na parte traseira com iluminação futurista. São 52 opções de cores e cinco combinações de efeitos. O design e os efeitos de iluminação complementam qualquer configuração de jogo. Sua chegada ao mercado brasileiro será com muita inovação. Além da curvatura, tem tempo de resposta de 1ms, taxa de atualização de 240Hz para FPS, compatibilidade com Gsync e muito mais. Fique de olho nesse produto que tem tudo para ser uma tendência de mercado.

Economia: Mercado financeiro reduz estimativa de inflação este ano para 3,40%


Informação consta no boletim Focus divulgada pelo Banco Central

Agência Brasil 

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país – caiu de 3,47% para 3,40%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do BC, que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.
Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,50% em 2022 e 2023.
A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 4,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Nesta semana, o grupo faz a primeira reunião do ano para definir a Selic.
De acordo com o boletim do Banco Central, a expectativa do mercado é que a Selic caia para 4,25% ao ano até o fim de 2020. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já a manutenção da Selic indica que o Copom considera as alterações anteriores suficientes para chegar à meta de inflação.
Para 2021, a expectativa é que a taxa básica suba para 6%. Para 2022 e 2023, as instituições estimam que a Selic termine os períodos em 6,5% ao ano.

Atividade econômica

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – variou de 2,31% para 2,30% em 2020. As estimativas das instituições financeiras para os anos seguintes, 2021, 2022 e 2023 também continuam em 2,50%.
A previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,10 para o fim deste ano e R$ 4,05 para 2021.

Economia: Aplicativo poderá mostrar onde encontrar emprego em SP


A ideia é que os dois públicos, empresas e candidatos, reflitam sobre as oportunidades que podem ser encontradas pela cidade

Redação/Hourpress

A Revelo, maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, acaba de lançar uma nova campanha nos principais polos empresariais de São Paulo. Com anúncios nas placas de relógios nas avenidas: Berrini, Faria Lima e Paulista, a startup, que já conta com mais de 14 mil clientes em todo o Brasil, estimula as pessoas a repensarem suas carreiras profissionais, dando caminhos sobre como conquistar uma nova oportunidade profissional em 2020.


Marcando presença nas principais esquinas da capital paulista, a Revelo abre as portas para que o público perceba que trabalhar naqueles locais é um sonho possível e pode ser alcançado por meio da plataforma, e também que contar com profissionais de alto desempenho pode ser uma realidade para as mais diversas equipes de diferentes empresas que estão com dificuldade de encontrar novos talentos.
A ideia é que os dois públicos, empresas e candidatos, reflitam sobre as oportunidades que podem ser encontradas pela cidade, e vejam a Revelo como uma parceira para realizar os planos de carreira ou de desenvolvimento de equipe. A campanha marca o lançamento da nova identidade da plataforma, que conta com cores mais vibrantes, e também a chegada da CMO Patrícia Carvalho, que tem o objetivo de consolidar a comunicação da marca, mantendo o foco na experiência de pessoas, empresas e recrutadores. A executiva tem cerca de 10 anos de vivência no setor de marketing e já passou por grandes companhias como CargoX, Uber e Twitter.
"Nosso objetivo é mostrar para os moradores de São Paulo, assim como para aqueles que visitam a cidade, que eles podem ser protagonistas de suas vidas profissionais ao buscarem uma nova oportunidade de trabalho ou até mesmo uma mudança de carreira. Queremos também dar mais agilidade aos processos seletivos e ajudar as áreas de RH e garantir, para ambos os públicos, uma experiência de qualidade no processo de contratação. Em pesquisas notamos que 50% das pessoas não usam o meio online para encontrar um novo emprego, e nós queremos mostrar que isso é possível com a Revelo."
É importante ressaltar que a possibilidade de transformação na vida pessoal e profissional não se restringe apenas aos paulistanos. Segundo dados levantados pela empresa, o número de contratados em parceria com a HR tech que mudam para a grande metrópole chega a 24%. Atualmente, as plataformas digitais são uma saída para quem busca novas chances de se recolocar no mercado e, por conta disso, a Revelo constatou, no estudo em questão, que mais de 8,5 mil pessoas realizaram entrevistas de forma remota em 2019.
Nesse contexto, o próximo passo da campanha é mostrar em outras localidades e para outras pessoas que a vaga dos sonhos está mais perto do que imagina. A segunda fase da ação deve marcar presença em aeroportos de São Paulo e também do Rio de Janeiro. "Vamos propor uma verdadeira reflexão para que todos possam se enxergar nesse momento de virada, afinal, pode ser para você, para sua empresa e para hoje", concluiu a CMO da Revelo.
Sobre a Revelo
A Revelo, maior Startup de Recursos Humanos da América Latina, oferece uma plataforma completa para busca, recrutamento e seleção de pessoas. Com sua tecnologia, conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Em 2019, arrecadou mais de 90 milhões de reais em rodadas de investimento e se tornou a empresa mais investida do setor na história do Brasil. Entre os principais clientes da Revelo estão: XP Inc, B2W Digital, Mercado Livre e Localiza. A marca é considerada uma das mais inovadoras do País de acordo com a Startups To Watch - escolhida pela Fischer Ventures, listada na Forbes como uma das principais startups brasileiras para ficar de olho.


Geral: Alunos da Etec de Matão criam impressora 3D com material reciclado


Equipamento desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso pelos estudantes de Mecatrônica será utilizado na produção de materiais didáticos



Luís Alberto Alves/Hourpress

 Escola Técnica Estadual (Etec) Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão, poderá produzir materiais pedagógicos, como objetos para aulas de geometria, réplicas de órgãos do corpo humano para o ensino de biologia e protótipos para os cursos de Enfermagem, Mecatrônica e Mecânica. Tudo isso pode ser feito na impressora 3D que um grupo de estudantes desenvolveu como atividade acadêmica.

A novidade trouxe oportunidades e orgulho para a comunidade escolar porque o equipamento foi desenvolvido por alunos do último módulo do curso técnico de Mecatrônica e do terceiro ano do curso de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio. O experimento fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo formado por setes alunos das duas modalidades.

A tecnologia 3D permite a criação de objetos com rapidez e precisão a partir de um desenho feito em computador. A matéria-prima para construir a máquina veio de equipamentos e peças recicladas, como impressoras, madeiras e metais, além de alguns componentes que foram comprados pela internet.

O professor Ariovaldo Sano apresentou a ideia do projeto-piloto da impressora aos alunos há um ano e um grupo interdisciplinar aderiu à ideia. Orientada pelo educador, a equipe desenvolveu o equipamento que funciona por meio da técnica de extrusão.

 “O sistema consiste no derretimento de material plástico que, depois de fundido, é injetado numa superfície por meio de camadas até adquirir o formato tridimensional”, explica Sano. O primeiro objeto criado pela impressora 3D foi um troféu para premiar a equipe campeã da gincana realizada durante a festa de Halloween, promovida pela Etec em 2019.
Experiência prática motiva alunos

Como a experiência deu certo com os alunos de Mecatrônica, Sano avalia que a ideia poderá ser adaptada como projeto interdisciplinar no currículo do curso. Segundo o educador, atividades práticas que trazem resultados concretos têm um forte apelo para motivar os jovens. “O estímulo nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) é fundamental porque, às vezes, o aluno se interessa pelo Ensino Médio mas não tem vocação para a área técnica. Um projeto como o da impressora 3D pode despertar esse propósito”, explicou.

O professor acredita que o projeto pode ainda ser aplicado por meio da metodologia ativa Project Based Learning (BPL) - adotada pelo Centro Paula Souza. Esta prática procura estimular a autonomia dos alunos, por meio de desafios como a criação de soluções para problemas propostos.

Para a coordenadora pedagógica da Etec de Matão, Ana Cláudia Câmara, o projeto para criação da impressora piloto foi bem-sucedido porque trabalhou a interdisciplinaridade e mobilizou o interesse dos estudantes. “Esse é um tipo de desafio que encanta os jovens porque permite que eles identifiquem uma função prática para o conteúdo que estão estudando.”

Participaram do TCC os alunos Caio Chanes, Eric Ortolan, Guilherme Henrique Lavezzo, João Victor dos Santos, José Ricardo Lindolpho, Pâmela Araújo e Vinicius Carrino, sob a orientação dos professores Edgar Coroa, Wesley Soares, José Torini, Reginaldo Garcia e Ariovaldo Sano.

Geral: Desabamento deixa dois feridos no Rio de Janeiro


Incidente ocorreu durante temporal que atingiu a cidade

Agência Brasil

O desabamento de uma casa na noite de anteaontem (2) deixou dois feridos em Vila Kennedy, na zona oeste do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu durante temporal que atingiu a cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas, ainda não identificadas, foram vítimas do desabamento de uma casa na Travessa Chico Buarque, que fica em uma parte da comunidade localizada na encosta de um morro.
Os dois foram atendidos pelos vizinhos e encaminhados ao hospital, por isso os bombeiros não têm informações sobre o estado de saúde dos dois.
As chuvas também provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. O Centro de Operações da prefeitura registrou mais de 40 pontos de alagamento ou de bolsões de água.
Até as 6h40 de hoje, ainda havia pontos de alagamento em vias importantes, como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. A cidade entrou em estágio de atenção (patamar intermediário de uma escala de cinco níveis) ontem, mas retornou ao estágio de mobilização (segundo menos grave da escala) na madrugada de hoje.

Geral: Leucemia, entenda o câncer que afeta as células sanguíneas






Segundo o INCA, o Brasil registrou em 2019 mais de 10 mil novos casos da doença; Entre crianças e adolescentes, este é o tipo de câncer mais prevalente, sendo responsável por 33% dos casos

Redação/Hourpress

Dos tipos de câncer que afetam o sangue, a leucemia é a mais conhecida. A idade de acometimento varia de acordo com o subtipo de leucemia, que, em linhas gerais, se divide em mielóide e linfóide, de acordo com a célula afetada. Em ambas as categorias, ela pode ser qualificada com sendo aguda ou crônica, considerando a velocidade de divisão dessas células e, portanto, a agilidade com a qual a doença se desenvolve.

As Leucemias Agudas podem ocorrer em todas as faixas etárias sendo que a LLA (Leucemia Linfóide Aguda) tem maior incidência na infância e juventude. Estima-se que a condição corresponda a 33 de cada 100 diagnósticos em pacientes de 0 aos 18 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Já a LMA (Leucemia Mielóide Aguda) é o tipo mais comum de Leucemia em adultos, correspondendo a 80% dos casos neste grupo. A ocorrência de LMA aumenta com a faixa etária (incidência maior acima de 65 anos). Se consideradas todas as faixas etárias, o Brasil registrou em 2019 10 mil novos casos da doença.

"A leucemia afeta inicialmente a medula óssea -- tecido mole que fica dentro dos ossos e é responsável por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas -, fazendo com que as células sanguíneas passem a se reproduzir de forma descontrolada e gerando o comprometimento da fabricação normal do sangue. Sendo assim, ocorre anemia, diminuição da imunidade e aumento do risco de sangramentos", explica a Dra. Mariana Oliveira, hematologista do Centro Paulista de Oncologia, unidade Oncoclínicas em São Paulo.

Segundo a especialista, não se trata de uma condição hereditária, mas sim de uma doença que ocorre devido a alterações genéticas adquiridas e que acabam por desencadear o surgimento do câncer. "Não há como apontar causas exatas que permitam a prevenção para todos os indivíduos. Por isso, a melhor forma de deter o avanço da leucemia é o diagnóstico precoce", destaca a Dra. Mariana.

Fique atento aos sintomas

Alguns fatores, como a exposição a produtos químicos, principalmente os derivados de benzeno, e à radiação em altos níveis, assim como algumas doenças genéticas como anemia de Fanconi e outras que afetam o sangue, podem elevar o risco de incidência da doença. Ainda assim, estes são apenas fatores que podem contribuir para o surgimento da leucemia, mas não são regra. Diante disso, o principal conselho da hematologista é que seja dada atenção aos sinais que podem ser indícios da doença.

"Os sintomas das leucemias agudas incluem palidez, cansaço e sonolência, uma das consequências da queda na produção de glóbulos vermelhos (hemácias) e consequente anemia. Manchas roxas que surgem aparentemente sem traumas, pequenos pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos mais intensos e prolongados após ferimentos leves também podem surgir em decorrência da diminuição na produção de plaquetas", diz a Dra. Mariana.

A redução na imunidade ocasionada pela baixa quantidade de glóbulos brancos faz ainda com que a pessoa apresente infecções constantes e febre. "Dores ósseas e nas juntas, que podem dificultar a capacidade de locomoção, e dores de cabeça e vômitos são outros possíveis sintomas que não devem ser ignorados. Outro indício da doença pode ser ainda a perda de peso", afirma.

A Dra. Mariana frisa, contudo, que as leucemias crônicas são comumente descobertas por alterações identificadas no hemograma - exame de sangue que deve ser realizado periodicamente como parte da rotina, já que dificilmente apresentarem alterações evidentes à saúde. "Apenas em estágios mais avançados podem ocorrer sintomas similares aos casos agudos", pontua a especialista do CPO.

Para fechar o diagnóstico, é recomendada a coleta de medula óssea para exames específicos (mielograma, biópsia, imunofenotipagem e cariótipo). Outros estudos complementares podem ser então sugeridos, de acordo com a subclassificação a ser estabelecida e análise de risco, para que seja assim definido o tratamento a ser adotado. Em geral, as leucemias são tratadas com quimioterapia. De acordo com os resultados obtidos com a quimioterapia, pode ser indicado o transplante de medula óssea.

Geral: Embrapa desenvolve hambúrguer sem carne

O produto já está à venda em supermercados no Rio de Janeiro

Agência Brasil

Está à venda em rede de supermercados no Estado do Rio de Janeiro um hambúrguer que tem gosto tradicional, mas não é feito de carne animal. O “Novo Burguer”, no comércio há dois meses, é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne.
O produto foi criado para pessoas batizadas como “flexitarianos” – aqueles indivíduos que apesar de gostarem de carne querem balancear a dieta e buscam reduzir o consumo de carne. “São diferentes de vegetarianos ou veganos que não gostam do sabor da carne e não querem alimentos que simulem a carne”, explica a engenheira de alimentos Janice Ribeiro Lima.
Embrapa desenvolve Novo Burger, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja.
Embrapa desenvolve Novo Burger, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja. - Divulgação / Embrapa
Ela é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, na unidade da estatal responsável por desenvolver agroindústria de alimentos, e que fica no Rio de Janeiro. Ela começou a criar alternativas para carne em pesquisas iniciadas em 2007, quando ainda trabalhava na Embrapa do Ceará.
Janice Lima e as equipes de pesquisadores já desenvolveram outros produtos como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e também substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.
A pesquisadora explica que o objetivo do seu trabalho “não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção”. Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal. Especialmente no caso do Novo Burguer que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.
Janice não sabe o preço final de comercialização, mas assinala que o custo é maior do que o hambúrguer tradicional, que tem maior produção em escala, distribuição e venda. O produto é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ), que tem acordo de cooperação com a Embrapa.