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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Veículos: FPT INDUSTRIAL inova com motor F1C movido a gás natural comprimido (CNG), Biometano e Etanol na Fenatran/2019



Motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial no mundo é apresentado em inédita configuração conceito, própria para a realidade brasileira Exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante menores consumo e níveis de ruído, com baixas emissões e economia com combustível de até 30% 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Pela primeira vez no Brasil, o segmento On-Road, de veículos comerciais leves, conta com um motor apto a rodar com três tipos de combustíveis, possibilitando escolher a solução mais adequada aos negócios e missões de entregas urbanas, aliada à economia, baixo ruído de funcionamento e menores emissões.

Desenvolvido pelo time do Technical Center da FPT Industrial em Betim (MG), o motor FPT F1C Gás Etanol, apresentado como conceito durante a Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, segue a trajetória do consagrado F1C, motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial leve no mundo, agora apresentando o conceito que poderá ser abastecido com gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, matriz energética brasileira e um dos combustíveis renováveis mais utilizados no país.

Equipado com a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, que garante o menor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores aos motores movidos a diesel, o F1C Gás Etanol, de 3,0 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, atinge os menores níveis de emissões, sendo a solução adequada para grandes centros urbanos, já compatível com a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – também chamada de Euro 6.

Seu catalisador de três vias, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entrega uma economia nos custos com combustível de até 30%, dependendo do combustível. Um novo conceito em Powertrain, desenvolvido para a realidade brasileira do segmento de veículos comerciais leves.

“O etanol é o combustível renovável mais importante da matriz energética do Brasil, com alta disponibilidade de abastecimento, elevada produtividade a partir de cana-de-açúcar, além de não emitir material particulado, como o diesel. Com a inovação em seu DNA, a FPT Industrial não poderia deixar de apostar no potencial dessa nova configuração, que se soma à nossa experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de motores a gás natural”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial para a América do Sul, André Faria.

A FPT Industrial lidera o segmento de gás natural, com mais de 50.000 motores comercializados em todo o mundo nas últimas décadas. A marca da CNH Industrial conta com um amplo portfólio de motores a gás natural que varia de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), equipando veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus.

Com o novo conceito Gás Etanol, a FPT Industrial amplia o portfólio em inovação, impulsionando o desenvolvimento de soluções em propulsões alternativas. Com mais de 150 anos de história, a marca passa a ser uma integradora de sistemas, com diferentes soluções em energia e um fornecedor completo para uma nova geração de fontes inteligentes.

“Com o FPT F1C Gás Etanol, um motor próprio para a realidade brasileira, apresentamos ao mercado um conceito que mescla baixas emissões de poluentes do gás natural com toda a versatilidade do etanol, uma das bases da energia brasileira. O resultado é o aumento da autonomia associada à robustez e menores custos operacionais dos motores FPT Industrial”, completa Faria.

SUCESSO EM TODO O MUNDO
Presente no Brasil nos Fiat Ducato, IVECO Daily, IVECO Daily City e Hyundai HD 80, a série F1 da FPT Industrial conta com uma trajetória de mais de 35 anos em veículos comerciais leves. A marca é líder no segmento no mercado europeu, com mais de 300.000 unidades produzidas ao ano. Os motores da série F1 entregam eficiência, o melhor desempenho da categoria e longos intervalos de manutenção.

O F1C Gás Etanol é um motor conceito em fase de desenvolvimento ainda sem previsão de chegada ao mercado.

FICHA TÉCNICA
FPT F1C Gás Etanol

Aplicação: Veículos comerciais leves
Cilindrada  [L]: 3,0 litros
Potência Máxima [cv]: 136 @ 3500 rpm
Torque [Nm]: 350 @ 1240 rpm
Número de Cilindros: 4
Número de Válvulas por Cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico
Taxa de compressão: 12,5:1
Diâmetro x Curso [mm]: 96 x 104
Dimensões C/L/A [mm]: 617/653/798
Combustível: Gás natural comprimido, biometano e etanol
Tecnologia para Controle de Emissão: Catalisador de 3 vias (Pt – Pd – Rd)
Peso [kg]: 245

Veículos: Tecnologias da WABCO para suspensões estão na Fenatran 2019




Soluções eletrônicas da empresa aplicadas por uma fabricante de eixos e suspensões atendem a uma grande montadora de veículos comerciais

Unidade de controle eletrônico OptiRide, a solução em suspensão a ar controlada eletronicamente mais vendida no mundo

Luís Alberto Alves/Hourpress
A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, está presente na Fenatran 2019 com seus sistemas para suspensão a ar controlada eletronicamente (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS). A WABCO é líder mundial em tecnologias de sistema de suspensão a ar controlada eletronicamente para veículos comerciais. A Fenatran é o maior e mais abrangente evento do setor de transporte rodoviário da América Latina, e é considerada uma plataforma de negócios que reúne os principais participantes do setor. Uma das tecnologias é a OptiRide™ que está em suspensões de caminhões.

OptiRide™
A premiada tecnologia OptiRide, da WABCO, a solução em suspensão a ar controlada eletronicamente mais vendida no mundo, proporciona uma considerável redução com gastos em combustíveis e uma melhora significativa para o conforto em caminhão, ônibus e veículos fora de estrada.

Com a propriedade de elevação e abaixamento do eixo, com nivelamento rápido, o sistema OptiRide permite a movimentação mais eficiente de carga e economia no tempo de operação. O controle inteligente do eixo de elevação reduz o desgaste dos pneus e o consumo de combustível. Com a configuração adequada do eixo, o OptiRide promove o equilíbrio do peso da carga sobre os eixos, o que melhora a tração do veículo e favorece a dirigibilidade.

 O OptiRide faz o monitoramento de carga por eixo e avisa automaticamente; por evitar a sobrecarga, ajuda a reduzir o desgaste do veículo e de outros custos operacionais. Além disso, o OptiRide conta com uma função opcional no monitoramento, que avisa automaticamente o motorista em caso de sobrecarga por eixo, o que pode reduzir ainda mais as despesas para o frotista ou proprietário do veículo.

ECAS WABCO
A WABCO possui um extenso portfólio de produtos e sistemas. As soluções da WABCO para suspensão pneumática podem ser aplicadas em caminhões, ônibus, reboques e semirreboques com perfeita adaptação independentemente das configurações de eixos que o veículo possa ter. Os componentes e sistemas ECAS WABCO oferecem mais recursos exclusivos.

Os sistemas WABCO desenvolvidos para controlar eletronicamente a suspensão pneumática são dotados de inúmeras funções e muitos benefícios em relação à eficiência do veículo, como por exemplo proteção da carga, auxílio à tração, acionamento automático do suspensor, segurança e conforto de motoristas e passageiros. São sistemas que reduzem o consumo de ar e, como consequência, o consumo de combustível. Também são fáceis de operar, com respostas rápidas quando da necessidade de se elevar/baixar o nível da suspensão do veículo realizando o monitoramento constante da carga.

Sistemas eletrônicos de freio e de suspensão abrem oportunidades para que os veículos possam ter mais tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade. A partir da instalação de sistemas eletrônicos de freio e de suspensão a ar, o semirreboque pode contar com uma variada gama de funções para facilitar o cotidiano dos profissionais dos transportes, principalmente, as tecnologias do Programa Semirreboque Inteligente, que reúne mais de quarenta funções, sendo que muitas delas modulares.

A WABCO está mobilizando a inteligência veicular tanto para caminhões quanto para semirreboques, permitindo que esses veículos tenham um desempenho mais seguro e eficiente em todos os pontos do ecossistema de transportes. As tecnologias da WABCO foram desenvolvidas para integrar sistemas de veículos dos fabricantes e contribuem para a realização de serviços logísticos e de gerenciamento de frota. 

A WABCO presta suporte aos clientes para o desenvolvimento e implantação de tecnologias. Com mais de 2,6 mil engenheiros em 40 países, a empresa fortalece, diariamente, as parcerias com os principais fabricantes de veículos. Também conta com três pistas de testes para desenvolver novas tecnologias ou submeter seus produtos e sistemas para atender aos mais exigentes critérios das legislações vigentes ou para contribuir para obter a homologação da aplicação, quando os veículos são colocados à prova em situações mais extremas.

A WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico, atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva. A WABCO vem mostrando continuamente como conecta e empodera frotas. No mundo, as indústrias automotiva, de transporte e de logística e toda a cadeia de pós-venda reconhecem a parceria da WABCO em seus negócios.

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A WABCO tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

Fenatran 2019
Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, 22ª edição
De 14 a 18 de outubro de 2019, das 13h às 21h
São Paulo Expo, rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo–SP, Brasil | 04329 900
www.saopauloexpo.com.br

Túnel do Tempo: Madre Teresa de Calcutá ganha Nobel da Paz


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 17 de outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá ganha o Prêmio Nobel da Paz. Ao receber o prêmio disse que sua obra é "uma gota de salvamento num mar de sofrimento". 

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Conselheiro Furtado


Luís Alberto Alves/Hourpress

Francisco Maria de Souza de Mendonça, o conselheiro Furtado, nasceu em Luanda (Angola) em 18 de setembro de 1812. Veio para o Brasil ainda criança e se naturalizou brasileiro. Estudou Direito e tornou-se professor de advocacia. Em 1856 assumiu o cargo de catedrático de Direito Administrativo, antes exerceu o cargo de delegado de polícia. Faleceu em 23 de maio de 1890. A Rua Conselheiro Furtado (foto) fica no bairro da Liberdade (Centro). 

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Veículos: VW Caminhões e Ônibus apresenta na Fenatran/2019 caminhões elétricos e novidades dos leves aos extrapesados


Luís Alberto Alves/Hourpress

  Linha elétrica brasileira: caminhões VW e-Delivery que serão produzidos no País são destaques na Fenatran 2019.

  Família Delivery ganha novos integrantes e gama MAN TGX agrega atributos para potencializar o conforto a bordo.


  Novo visual externo e interno: linha Constellation traz novidades para os caminhões médios, pesados e extrapesados favoritos do mercado.

  Vocação sob medida: com o maior portfólio de veículos vocacionais do mercado, VW Caminhões e Ônibus agrega funcionalidades aos modelos Robust, prontos para qualquer trabalho.

  Líder de Mercado: Delivery estreia transmissão automatizada e revoluciona o mercado com versão fora de estrada 4x4.

A VW Caminhões e Ônibus leva seu portfólio completo de mobilidade para a 22ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – que acontece de 14 a 18 de outubro deste ano, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Além de novidades dos leves aos extrapesados, a fabricante sai mais uma vez na frente ao anunciar a produção dos caminhões e-Delivery de 11 e 14 toneladas a partir do próximo ano.

Com o e-Consórcio, a VW Caminhões e Ônibus é a primeira do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos 

caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Entre os caminhões Delivery a diesel a VWCO também é pioneira: o caminhão leve mais vendido do Brasil estreia agora como Delivery 11.180 4x4, com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. A novidade já entra para a história como a única da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.

E para as operações urbanas também tem inovação: os modelos VW Delivery 9.170 e 11.180, já líderes em suas categorias, contam com nova versão V-Tronic, que pode gerar um incremento no lucro operacional de cerca de 10%.

A família Constellation combina novidades no design à robustez para o trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust. Dentre os destaques está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic que equipa o icônico Constellation 24.280.


Acompanhando a demanda da automatização no segmento rodoviário, o modelo passa a contar com a caixa Eaton MHD de dez velocidades, que chega para ampliar o conforto e a produtividade das viagens de curtas e médias distâncias, com máxima capacidade de controle nas trocas de marcha, redução de consumo de combustível e mais facilidade de manobras em baixa velocidade e ré.

A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para os cavalo mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.
 Para conferir todas as novidades da VW Caminhões e Ônibus, acesse o vwtbpress.com/fenatran e acompanhe o podcast InovaTranspo, disponível nos aplicativos Spotify e Anchor.



VWCO oficializa parceiros para produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros

§  Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra celebram a criação do inédito e-Consórcio durante a Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo.

  VWCO anuncia seu primeiro caminhão elétrico produzido em série: e-Delivery 14 toneladas.


 Adequação do complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ) já começou e utiliza aportes do atual ciclo de investimento de R$ 1,5 bilhão.


A VW Caminhões e Ônibus dá um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica: acaba de oficializar seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ). A celebração do nascimento do e-Consórcio ocorreu na 22ª edição da Fenatran, uma das maiores mostras de veículos comerciais do mundo, em São Paulo (SP).
A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com e-Delivery 14 toneladas, que será o primeiro do portfólio elétrico da VWCO. As adequações na fábrica já estão em andamento e envolvem preparação para montagem dos componentes elétricos, energização dos veículos e inspeção de qualidade em área especialmente designada para o e-Delivery. Na sequência será a vez do e-Delivery 11 toneladas somar-se à linha elétrica.


“Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial. Juntos, VWCO e parceiros, somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.


Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:

§  Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes.
§  CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias.
§  Bosch e WEG para fornecimento de componentes.
§  Semcon para prestação de serviços de engenharia.
§  Meritor em eixos de veículos elétricos.
§  Eletra como parceria estratégica.

e-Consórcio e Consórcio Modular: novo capítulo em pioneirismo
 A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série

O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

O e-Delivery 14  toneladas também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade da operação. 
A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Conheça o primeiro caminhão elétrico brasileiro em série

O primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série em 2020 é o e-Delivery 14 toneladas, concebido na configuração 6x2. O modelo traz novo conjunto de trem de força e arquitetura modular para atender todo o portfólio de veículos comerciais elétricos Volkswagen. O motor elétrico entrega até 260kW de potência com autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação. A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura.

O e-Delivery 14  toneladas também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode. Chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes da plataforma para garantir a sinergia e escala de componentes também com a família diesel, visando à consequente redução de custos.

Além de baixíssimo nível de ruído e emissões zero, o conforto é assegurado pelo exclusivo sistema de suspensão a ar, que torna a experiência a bordo muito mais confortável, reduzindo a fadiga e colaborando para o aumento da produtividade da operação.

Veículos: Scania Brasil alcança liderança mundial em vendas de pacote Desempenho dos Serviços Conectados






Marca atingida chega a 11 mil veículos ativos; custo competitivo permite acompanhamento em tempo real e garante retorno imediato de investimento


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Scania atualmente é referência em soluções de mobilidade para as empresas, para a sociedade e para o meio ambiente. Boa parte de sua reputação no mercado vem de soluções inovadoras, como os Serviços Conectados, que oferecem os pacotes Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo). Em agosto, a unidade brasileira atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 11 mil veículos rodando com o pacote, que representam 44% dos Serviços Conectados ativos.


“Na prática, os clientes Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à liderança mundial, mas queremos mais. Nossa meta é manter essa performance”, analisa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.

Como funcionam os pacotes
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento.

A solução Scania, ao possibilitar alternativas mais rentáveis, garante uma importante ferramenta para otimizar o trabalho de seus clientes. No dia a dia ajuda o transportador a melhorar a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias da marca.

Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível instalar o sistema, com valor competitivo e atraente.

25 mil veículos conectados no Brasil
Lançados em 2017, os pacotes Análise e Desempenho fazem a diferença na nova gestão dos clientes de transportes de cargas. Em setembro, a Scania superou a marca de 25 mil veículos conectados no Brasil e caminha firme para atingir 30 mil até o final deste ano.
Do total, são 23.900 caminhões (94%) e 1.500 ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais são impressionantes: chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.

“Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de concessionárias, capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim, oferecemos um importante trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o serviço mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos clientes”, conclui Barucco.

Além do desenvolvimento competitivo de seus veículos, nos últimos anos a Scania vem trabalhando forte para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com capacidade de transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a partir destes módulos de conectividade.

O crescimento dos veículos conectados Scania vem apresentando números impressionantes nos últimos dois anos. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora superando a marca de 25 mil nestes nove meses fechados do ano.

Balanço de Serviços em 2019: Projeções otimistas
O acumulado de 2019 para os serviços tem sido extremamente positivo. Comparando-se o período de janeiro a setembro de 2019 com o mesmo de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS) aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.580 para 13.908 veículos com PMS) e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o final do ano. Atualmente, o Plano Flexível já representa 70% de todos os PMS vendidos para caminhões novos.

O revolucionário programa com planos flexíveis já está presente em mais de 6 mil veículos e representa aproximadamente 50% nas vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio total dos programas ativos. 

Variedades: Camila Cabello revela mais uma camada do álbum "Romance" com a faixa "Easy"


Redação/Hourpress
A cantora e compositora indicada duas vezes ao GRAMMY Camila Cabello lançou no dia 11 uma nova faixa: “Easy”. Ouça AQUI pela SYCO/Epic Records. Essa será a última faixa a ser lançada do seu próximo álbum Romance – seu segundo álbum solo e um dos mais esperados de 2019 – que será lançado em breve.
“Easy” também chega após o grande sucesso dos seus três últimos lançamentos “Liar, “Shameless, e “Cry For Me”, que acumularam mais de 150 milhões de streams em apenas um mês.
“Easy” apresenta mais um lado da cantora. Acordes de harpa e tons que brilham ao lado de uma batida incrível, que se encontra com os versos angelicais poderosos. Essa balada se constrói com o refrão cativante e de confissão da cantora: “I always thought I was hard to love until you made it seem easy (Eu sempre pensei que amar era difícil, até que você fez parecer fácil”.