Midas: Em
16 de janeiro de 1984, Michael Jackson recebe elogios ao vencer um dos maiores
prêmios da música mundial. Começa a crescerThriller, que
mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é um dos recordistas
em vendagens, desbancando a até então campeã trilha de Embalos de Sábados à Noite.
Luís Alberto Alves Luiz Sergio Thomaz nasceu em 1882, advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1913. Foi grande benemérito do bairro do Bom Retiro, Centro, juntamente com a sua irmã Cristina Thomaz. Seu pai, Pedro Pacífico Thomaz foi dono de grandes olarias no Bom Retiro. A Rua Sérgio Tomás (foto)) fica no bairro do Bom Retiro, Centro.
Cálculos não devem ser desprezados na compra da casa própria
*Reinaldo Domingos
O aumento das taxas de juros do
financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal, que deve
ocorrer para os financiamentos feitos depois do dia 19 de janeiro, vem
causando preocupação em quem se planejou para realizar esse sonho ainda
este ano.
Contudo, antes de entrar em
pânico é necessário entender o que irá acontecer, sendo que, os
financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS (Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço) não serão afetados com essa alta nas
taxas de juros. Na realidade serão alteradas apenas as taxas nas
operações com recursos da poupança, só valendo para quem tem renda
acima de R$ 5,4 mil.
Veja simulações feitas tendo
como base o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e o SFI (Sistema
Financeiro Imobiliário):
SHF anterior
SHF nova
Valor à vista
R$ 300.000,00
Valor à vista
R$ 300.000,00
Taxa de juros ao ano
8,50%
Taxa de juros ao ano
9,00%
Nº de mensalidades
360
Nº de mensalidades
360
Valor da mensalidade
R$ 2.285,51
Valor da mensalidade
R$ 2.413,87
Valor total
pago
R$ 822.784,67
Valor total
pago
R$ 868.992,43
SFI anterior
SFI nova
Valor à vista
R$ 300.000,00
Valor à vista
R$ 300.000,00
Taxa de juros ao ano
9,10%
Taxa de juros ao ano
10,70%
Nº de mensalidades
360
Nº de mensalidades
360
Valor da mensalidade
R$ 2.439,82
Valor da mensalidade
R$ 2.784,67
Valor total
pago
R$
1.168.617,17
Valor total
pago
R$
1.002.481,20
Fonte: Associação Brasileira
de Educadores Financeiros (Abefin)
Então, como fica para quem quer
comprar a casa própria este ano? Se essa já for uma decisão, o melhor
negócio sempre é comprar à vista, pois não paga juros e também
tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas,
mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em
relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais
e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As
famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam.
Entretanto, pagar à vista não é
a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção
recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem
disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se
pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa
rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com
economias extras.
Depois destas opções vem o
financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande
problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso
mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais,
avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode
ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.
Também é fundamental ter em
mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor.
Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados
ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três
casas.
No caso de pagar aluguel, o
financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse
valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu.
Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor
da prestação do financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador,
assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar
juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto
que o financiamento se paga juros.
Um grande problema enfrentado
para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem
valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas
vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento
financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.
Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:
1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor
e as reais condições que se encontram.
2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se
ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a
prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador
como poupança, CDB ou tesouro direto.
3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor
da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o
imóvel.
4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de
valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as
despesas mensais.
5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se
a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso
padrão.
6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer
eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.
7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é
preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas
que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.
8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como
mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.
9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em
que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com
transporte.
*Reinaldo Domingos,educador financeiro, presidente da
Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos
livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das
Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino
do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de
educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas
do país.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa é um dos destaques da mostra
Redação
A partir da próxima quarta, (21), a Mostra Easy
Riders - O Cinema da Nova Hollywood reúne, no CCBB
SP,os filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a
renovação do cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970.
Além de exibir os longas mais importantes da
“Nova Hollywood”, como “O Poderoso Chefão”, “Easy Rider” e “Tubarão”, a mostra
traz também os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na
indústria de cinema americana, tais como “Halloween”.
A curadoria feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos Reis selecionou filmes com os quais muitos jovens
diretores impuseram sua marca ao abordar temas
tabus por meio de instigantes formas narrativas e,assim, conseguiram um lugar de destaque no cinema
moderno mundial, além de influenciar as últimas quatro décadas do cinema que
surgiu em seguida.
Das produções mais representativas desse
período, tais como os já citados sucessos “Tubarão”, de Steven Spielberg, e “O
Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, além de trabalhos mais raros (alguns
inéditos no Brasil), porém fundamentais para o cinema moderno, 23 filmes serão
exibidos em 35 mm e sete, em versão digital.
Na programação da mostra, produzida pela Enquadramento Produções, estão inclusos debates nas três cidades com os
curadores e com críticos de cinema, autores de ensaios que constam do catálogo
do evento.
Nova Hollywood
Nos últimos anos, em virtude do lançamento de
livros como “Cenas de uma revolução - O nascimento da Nova Hollywood”, do
jornalista Mark Harris, e “Como a geração sexo, drogas e rock n’ roll salvou
Hollywood”, de Peter Biskind, o termo “Nova Hollywood” se oficializou como a
definição mais satisfatória da virada moderna do cinema norte-americano.
A Nova Hollywood é um fenômeno extremamente
significativo à história do cinema, tanto pelo que
representou como modernização cinematográfica norte-americana quanto pelos
cinemas que surgiriam a partir dali, nos EUA e no resto do mundo, a exemplo da
produção asiática.
Nessa experiência, a indústria americana se
reinventou com novos temas e novas formas, entre a segunda metade dos anos 60 e
a primeira metade dos anos 70, por meio de cineastas - como, por exemplo,
Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma - oriundos das
universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus.
Nesse mesmo período, houve uma crescente
influência estética das obras off-Hollywood: os filmes B (como “Nasce um
Monstro” de Larry Cohen) e os independentes (como “Os Maridos”, de John
Cassavetes). Esses filmes e sistemas alternativos de produção dos anos 50
ajudaram a forjar o novo cinema americano e um novo modelo de produção que
abrigou a indústria e suas superproduções (como as de Lucas e Spielberg), o
cinema independente (que tem Cassavetes como patrono) e também aqueles
cineastas que se dividiam entre as grandes e pequenas produções (tais como
Coppola e De Palma).
Programação:
O
Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980,
216’, 35mm, 16 anos.
Direção
e Roteiro: Michael Cimino Fotografia: Vilmos Zsigmond Montagem: Lisa Fruchtman, Gerald B. Greenberg, William Reynolds e
Tom Rolf Música: David Mansfield Produção: Partisan Productions Distribuição: United Artists Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert e Jeff
Bridges
No
Wyoming, em 1890, o xerife James Averillluta se junta aos fazendeiros
imigrantes contra os ricos criadores de gado em disputa por mais terras, no
episódio que ficou conhecido como a Guerra do Condado Johnson.
Esta
produção de Michael Cimino quebrou a produtora United Artists e marcou o fim da
Nova Hollywood.
Quarta-feira,
21/01, às 14h. Sábado, 24/01, às 14h.
Direção: Woody Allen Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman Fotografia: Gordon Willis Montagem: Wendy Greene Bricmont e Ralph Rosenblum Produção: Rollins-Joffe Productions Distribuição: United Artists Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts e Shelley Duvall
Vencedor
do Oscar de melhor filme, direção (Woody Allen), atriz (Diane Keaton) e roteiro
original (Woody Allen e Marshall Brickman), este longa conta a história de um
humorista judeu recém-divorciado, interpretado por Allen, que se apaixona por uma
complexa cantora em início de carreira. Bem na toada desiludida dos anos 1960 e
1970, o diretor aposta numa crônica, em fortes e iluminados diálogos e
situações, para comentar sobre as relações a dois, perecíveis mas sempre
intensas e inevitáveis.
Quarta-feira,
21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 20h30.
All That Jazz – O Show Deve
Continuar (All That Jazz). EUA,
1979, 123’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Fosse Roteiro: Robert Alan Aurthur e Bob Fosse Fotografia: Giuseppe Rotunno Montagem: Alan Heim Música: Ralph Burns Produção: Columbia Pictures e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film Com Roy Scheider, Jessica Lange, Leland Palmer e Ann Reinking
Enfartado
e agonizando na UTI de um hospital, Joe Gideon, grande nome do show
business, rememora a sua vida. Neste filme semibiográfico de Bob Fosse,
cineasta que sempre teve no palco um espaço de revelação do pior e melhor do
mundo, o diretor parece falar também sobre a impossibilidade de um cinema
musical no final de década de 1970. Pelo filme, Fosse ganhou a Palma de Ouro no
Festival de Cannes.
Quarta-feira,
21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 18h.
A
Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973,
104’, 35mm, 14 anos.
Direção: Hal Ashby Roteiro: Robert Towne Fotografia: Michael Chapman Montagem: Robert C. Jones e Ken Zemke (não creditado) Música: Johnny Mandel Produção: Columbia Pictures Corporation, Bright-Persky Associates e
Acrobat Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Jack Nicholson, Otis Young, Randy Quaid e Nancy Allen
Dois
oficiais da marinha escoltam um marinheiro condenado a oito anos de prisão pelo
furto de uns poucos dólares. A curta convivência cria uma afetividade entre os
três. Hal Ashby, o “mais hippie dos cineastas da Nova Hollywood”, olha seus
personagens com carinho e dedicação, respeitando-os em seus mais particulares e
banais desejos e sentimentos. Jack Nicholson ganhou a Palma de Ouro de Melhor
Ator no Festival de Cannes.
Quinta-feira,
22/01, às 15h. Domingo, 25/01, às 15h.
MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.
Direção: Robert Altman Roteiro: Ring Lardner Jr. Fotografia: Harold E. Stine Montagem: Danford B. Greene Música: Johnny Mandel Produção: Aspen Productions, Ingo Preminger Productions e Twentieth
Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox
Film
Com Donald Sutherland,
Elliott Gold, Tom Skerritt e Sally Kellerman
A
comédia de Robert Altman se passa na década de 1950 quando os capitães
"Hawkeye" Pierce e "Duke" Forrest chegam para trabalhar
como médicos-cirurgiões num jipe roubado da 4.077ª Unidade Médica Cirúrgica
Móvel do Exército (sigla "MASH" em inglês). O filme,estruturado de
maneira episódica, o que foi saudado como uma inovação no cinema americano,
recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quinta-feira,
22/01, às 17h15. Domingo, 25/01, às 19h30.
O
Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-Ray,
16 anos.
Direção: William Friedkin Roteiro: Walon Green Fotografia: Dick Bush e John M. Stephens
Montagem: Bud S. Smith e Robert K. Lambert
Música: Tangerine Dream Produção: Film Properties International N.V., Paramount Pictures e
Universal Pictures Distribuição: Paramount Pictures Com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal e Amidou
Um
grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo na selva africana e
é enviado com um carregamento de explosivos para conter o fogo de um incêndio
em uma perfuração. O grupo terá de transportar os explosivos em território
selvagem e acidentado utilizando dois caminhões velhos. É uma aventura
cinematográfica intensa e obsessiva (à altura das de Werner Herzog) que o
diretor William Friedkin realizou depois do sucesso O Exorcista.
Sexta-feira,
23/01, às 13h. Sábado, 07/02, às 14h50.
Amargo
Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978,
120’, digital, 16 anos.
Direção: John Milius Roteiro: John Milius, Dennis Aaberg e Joel Chernoff (não creditado) Fotografia: Bruce Surtees Montagem: Carroll Timothy O’Meara e Robert L. Wolfe Música: Basil Poledouris Produção: A-Team Distribuição: Warner Bros Com Jan-Michael Vincent, William Katt, Gary Busey ePatti
D’Arbanville
Neste,
que é um dos filmes mais pessoais de John Milius, três amigos surfistas
californianos se reencontram após um afastamento de mais de uma década, durante
a qual todos eles acabaram servindo na Guerra do Vietnã.
Sexta-feira,
23/01, às 15h30. Sexta-feira, 06/02, às 13h.
O Preço da Solidão (The Effects of Gamma
Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
Direção: Paul Newman Roteiro: Alvin Sargent Fotografia: Adam Holender Montagem: Evan A. Lottman Música: Maurice Jarre Produção: Twentieth Century Fox Film Distribuição: Twentieth Century Fox Film Com Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach e David Spielberg
Adaptado
da peça The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, do
escritor americano Paul Zindel, o filme mostra Beatrice, uma mãe solteira que
vive com as filhas. Enquanto as garotas se voltam às preocupações típicas da
adolescência, Beatrice cada vez mais se torna irascível e solitária.
Este
filme confirma o ator Paul Newman como um dos grandes diretores americanos dos
anos 70.
Sexta-feira,
23/01, às 17h30. Segunda-feira, 26/01, às 17h.
Cada
Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970,
98’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Rafelson Roteiro: Carole Eastman Fotografia: László Kovacs Montagem: Christopher Holmes e Gerald Shepard Produção: BBS Productions, Columbia Pictures Corporation e Raybert
Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Jack Nicholson, Karen Black, Billy Green Rush e Susan Anspach
Filme
independente de Bob Rafelson, que conta a história de um talentoso pianista que
optou pela errância profissional. Por não assumir compromisso com nada, o
personagem é uma das mais emblemáticas encarnações da geração perdida que o
cinema da Nova Hollywood sempre teve interesse em levar para a tela.
Sexta-feira,
23/01, às 20h. Domingo, 25/01, às 17h30.
A
Outra Face da Violência (Rolling
Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
Direção: John Flynn Roteiro: Paul Schrader e Heywood Gould Fotografia: Jordan Cronenweth Montagem: Frank P. Keller Música: Barry De Vorzon Produção e Distribuição: American International Pictures (AIP) Com William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes e James Best
Após
sofrer uma traumática experiência como prisioneiro na Guerra do Vietnã, Charles
Rane retorna aos Estados Unidos como heroi. Porém, sua vida pessoal está
em crise e o as memórias de guerra parecem muito presentes quando Rane é
brutalizado por uma quadrilha sádica, que assassina seu filho. Para se vingar,
ele encontra ajuda de Johnny Volden, seu parceiro na guerra. A violência em
estado bruto, como trauma de um país com valores em crise, é exposta neste
filme de John Flynn.
Domingo,
25/01, às 13h. Quinta-feira, 05/02, às 15h.
Na
Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm,
14 anos.
Direção
e Montagem: Peter Bogdanovich Roteiro: Peter Bogdanovich e Samuel Fuller (corroteirista, não
creditado) Fotografia: László Kovacs Produção: Saticoy Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Boris Karloff, Tim O’Kelly, Arthur Peterson e Monte Landis.
Longa
de estreia de Peter Bogdanovich, o melhor historiador de cinema entre os
diretores da Nova Hollywood, que coloca em perspectiva dois personagens: um
grande astro dos filmes de terror que se aposenta (não à toa encarnado por
Boris Karloff) e um homem comum que, do nada, mata a família e vai a um drive-in para
promover um massacre contra os espectadores. É uma forte reflexão sobre o fim
da Hollywood clássica numa década que acompanhou o assassinato de John Kennedy
e a violência da Guerra do Vietnã
Segunda-feira,
26/01, às 15h. Quinta-feira, 29/01, às 19h15.
Os
Maridos(Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16
anos.
Direção
e Roteiro: John Cassavetes Fotografia: Victor J. Kemper Montagem: John Cassavetes Produção: Faces Music Distribuição: Columbia Pictures Com John Cassavetes, Ben Gazzara e Peter Falk
Vizinhos
em Long Island, o dentista Gus, o editor Harry e o jornalista Archie são três
amigos casados que se reúnem para ir a um enterro. Decidem, então, seguir para
um clube em Manhattan para jogar e nadar. Lá, refletem sobre suas vidas e seus
amores. John Cassavetes faz uma tragicomédia intensa que, como em seus outros
filmes, desconstrói normas de conduta e coloca as emoções a nu.
Segunda-feira,
26/01, às 19h15. Sexta-feira, 30/01, às 17h.
Sem
Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm,
16 anos.
Direção: Dennis Hopper Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern Fotografia: László Kovacs e Baird Bryant (não creditado) Montagem: Donn Cambern Produção: Columbia Pictures Corporation, Pando Company Inc. e
Raybert Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson e Luana Anders
Filme-ícone
da contracultura e grande manifesto do “sexo, drogas e rock’n’roll”,
o longa acompanha a trajetória sem destino de dois motoqueiros que cruzam os
EUA, numa forte metáfora do questionamento sobre o país. Dennis Hopper ganhou
prêmio no Festival de Cannes pela estreia na direção.
Quarta-feira,
28/01, às 15h. Sábado, 31/01, às 17h45.
A
Última Sessão de Cinema (The Last
Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
Direção: Peter Bogdanovich Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich Fotografia: Robert Surtees Montagem: Donn Cambern e Peter Bogdanovich (não creditado) Produção: Columbia Pictures Corporation e BBS Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Ben Johnson
Bogdanovich
constrói um delimitado mas profundo painel sobre a perda da inocência e o fim
de um estilo de vida na história de dois amigos que vivem numa pequena cidade
do Texas, nos anos 1950. Assim como em “Na Mira da Morte”, do mesmo diretor, o
filme aposta na ambientação rota para comentar sobre o fim de um certo tipo de
cinema e de olhar idealizado sobre o mundo.
Quarta-feira,
28/01, às 17h. Sábado, 31/01, às 15h15.
Pat Garrett & Billy the
Kid (Pat
Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.
Direção: Sam Peckinpah Roteiro: Rudy Wurlitzer Fotografia: John Coquillon Montagem: Roger Spottiswoode Música: Bob Dylan Produção e Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer Com James Coburn, Kris Kristofferson, Richard Jaeckel e Bob Dylan
Antes
um fora da lei, Pat Garrett agora é o xerife que está na cola de seu antigo
parceiro de crime e amigo, Billy the Kid. O diretor Peckinpah trata da passagem
do tempo e da crise dos personagens. As canções do filme foram compostas e
interpretadas por Bob Dylan.
Quarta-feira,
28/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 17h10.
Nasce
um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital,
16 anos.
Direção
e Roteiro: Larry Cohen Fotografia: Fenton Hamilton Montagem: Peter Honess Música: Bernard Herrmann Produção: Warner Bros. e Larco Productions Distribuição: Warner Bros. Com John P. Ryan, Sharon
Farrell, James Dixon e William Wellman Jr.
O
filme de horror, que se tornou um paradigma da produção B “off Hollywood”,
conta a história de um bebê mutante nasce com um apetite voraz e canibal. Ao
fugir do hospital, coloca em pânico uma pequena cidade americana. A polícia
caça o monstro, que deixa um rastro de terror e morte por onde passa.
Quinta-feira,
29/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 13h.
Loucuras
de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm,
14 anos.
Direção: George Lucas Roteiro: George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck Fotografia: Jan D’Alquen e Ron Eveslage Montagem: Verna Fields, Marcia Lucas e George Lucas (não creditado) Produção: Universal Pictures, Lucasfilm e The Coppola Company Distribuição: Universal Pictures Com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Mat e Charles Martin
Smith
O
primeiro filme de George Lucas começa em uma madrugada do início dos anos 1960,
em uma pequena cidade dos Estados Unidos, quando Curt e Steve enfrentam uma
série de situações antes de partirem para a universidade: Curt persegue a
imagem de uma loira que deseja conhecer e Steve tenta se reconciliar com a
namorada.
Quinta-feira,
29/01, às 17h. Domingo, 01/02, às 17h.
Trágica
Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm,
16 anos.
Direção: Brian De Palma Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Vilmos Zsygmond Montagem: Paul Hirsch Música: Bernard Herrmann Produção: Columbia Pictures eYellowbird Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow e Stocker
Fontelieu
Um
empresário tem sua vida destruída quando a filha e a esposa são sequestradas e
assassinadas. Dez anos depois, na Itália, ele conhece uma mulher idêntica à sua
falecida esposa. O diretor Brian De Palma faz uma releitura radical e original
de “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock.
Sexta-feira,
30/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 19h15.
Tubarão(Jaws).
EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.
Direção: Steven Spielberg Roteiro: Peter Benchley e Carl Gottlieb Fotografia: Bill Butler Montagem: Verna Fields Música: John Williams Produção: Zanuck/Brown Productions e Universal Pictures Distribuição: Universal Pictures Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Lorraine Gray
Depois
que uma criança é morta por um tubarão, o animal passa a ser caçado pelos
pescadores do local. No feriado de 4 de julho, um novo ataque aterroriza os
turistas e os moradores e faz com que o xerife, acompanhado de um cientista e
um pescador, vá caçar o tubarão. Sucesso de bilheteria e lançado no verão
americano, o longa inaugurou o que se chama até hoje de “Temporada de Verão”,
época dos maiores lançamentos nos Estados Unidos.
Sexta-feira,
30/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 19h30.
O
Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972,
175’, digital, 16 anos.
Direção: Francis Ford Coppola Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola Fotografia: Gordon Willis Montagem: William Reynolds e Peter Zinner Música: Nino Rota Produção: Paramount Pictures e Alfran Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Richard S. Castellano
Premiado
nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado (Francis Ford Coppola e
Mario Puzo) e melhor ator (Marlon Brando) do Oscar de 1973, o filme conta a
saga da família Corleone e sua trajetória na máfia nos Estados Unidos. Quando o
patriarca Vito Corleone é baleado, seu filho Michael, que sempre quis distância
dos negócios do pai, tem de assumir a responsabilidade pela família. O filme
mais célebre de Coppola é o maior símbolo da aliança entre a política dos
estúdios e um cinema autoral.
Sábado,
31/01, às 12h. Domingo, 08/02, às 14h.
O
Bebê de Rosemary(Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm,
14 anos.
Direção
e Roteiro: Roman Polanski Fotografia: William A. Fraker Montagem: Sam O’Steen, Bob Wyman Música: Krzysztof Komeda Produção: William Castle Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon e Sidney Blackmer
Neste
filme clássico do cinema de horror, Rosemary e seu marido se mudam para um apartamento
em Nova York ao lado de um excêntrico casal de idosos, que logo invade a
privacidade dos recém-chegados. Depois de pesadelos demoníacos, Rosemary fica
grávida. Ela começa a desconfiar da conduta das pessoas, que parecem ter
obsessão por sua gravidez.
Sábado,
31/01, às 19h45. Sexta-feira, 06/02, às 19h45.
Warriors
– Os Selvagens da Noite(The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm,
14 anos.
Direção: Walter Hill Roteiro: David Shaber e Walter Hill Fotografia: Andrew Laszlo Montagem: Freeman A. Davies, David Holden, Susan E. Morse e Billy
Weber Música: Barry De Vorzon Produção e Distribuição: Paramount Pictures Com Michael Beck, James Remar, Dorsey Wright e David Harris
Numa
Nova York futurista, durante uma reunião com todas as gangues de delinquentes,
o líder idealista que promove a união entre os grupos é assassinado. A culpa
recai sobre uma gangue da periferia, que tem de fugir para evitar os
justiceiros, enquanto pretende provar sua inocência.
Domingo,
01/02, às 15h. Quinta-feira, 05/02, às 19h.
O
Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA,
1973, 105’, 35mm, 16 anos.
Direção: Clint Eastwood Roteiro: Ernest Tidyman Fotografia: Bruce Surtees Montagem: Ferris Webster Música: Dee Barton Produção: Universal Pictures e Malpaso Company Distribuição: Universal Pictures Com Clint Eastwood, Verna Bloom, Marianna Hill e Mitchell Ryan
Um
forasteiro chega à pequena cidade de Lago, no Arizona. Ameaçado, mata três
pistoleiros e acaba assumindo a tarefa de proteger a cidade de bandidos
violentos que vão chegar em breve. Ele manda pintar a cidade de vermelho e muda
seu nome para Hell (inferno). Primeiro western dirigido por
Eastwood em que seu personagem encarna uma espécie de anjo vingador.
Segunda-feira,
02/02, às 15h. Quarta-feira, 04/02, às 20h.
Bonnie
e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital,
14 anos.
Direção: Arthur Penn Roteiro: David Newman, Robert Benton e Robert Towne (não creditado) Fotografia: Burnett Guffey Montagem: Dede Allen Música: Charles Strouse Produção: Warner Brothers/Seven Arts, Tatira-Hiller Productions Distribuição: Warner Brothers/Seven Arts Com Faye Dunaway, Warren Beatty, Gene Hackman e Estelle Parsons
Baseado
na história real de Clyde Barrow e Bonnie Parker, o filme acompanha a dupla de assassinos
e ladrões de banco que desafiaram as autoridades e conquistaram a opinião
pública nos Estados Unidos dos anos 1930.
Aliando
violência e sexo à imagem do casal criminoso, o filme tornou-se um marco da
renovação do cinema americano em 1967.
Quarta-feira,
04/02, às 15h. Domingo, 08/02, às 17h15.
Rede
de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital,
14 anos.
Direção: Sidney Lumet Roteiro: Paddy Chayefsky Fotografia: Owen Roizman Montagem: Alan Heim Música: Elliot Lawrence Produção: Metro-Goldwyn-Mayer e United Artists Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer Com Peter Finch, Faye Dunaway, Beatrice Straight, William Holden e
Robert Duvall
Após
ser demitido pelos baixos índices de audiência de seu programa, o âncora Howard
Beale anuncia, em rede nacional, que irá se matar ao vivo. Os índices aumentam
e, em princípio, a emissora decide mantê-lo no ar. Mas o jornalista se
descontrola e começa a escancarar as irregularidades da grande mídia.
O filme recebeu o Oscar de melhor ator (póstumo, Peter Finch), de melhor atriz
(Faye Dunaway), de melhor atriz coadjuvante (Beatrice Straight) e de melhor
roteiro original (Paddy Chayefsky) em 1977.
Quarta-feira,
04/02, às 17h30.
Halloween
– A Noite do Terror (Halloween).
EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
Direção
e Música: John Carpenter Roteiro: John Carpenter e Debra Hill Fotografia: Dean Cundey Montagem: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace Produção: Compass International Pictures eFalcon International
Productions Distribuição: Compass International Pictures e Mid-AmericaReleasing Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Kyes e P. J. Soles
Com
meros US$ 325 mil de bilheteria, este longa é o predecessor dos filmes de serial
killers, que fez do personagem Michael Myers a grande matriz de Jason (Sexta-Feira
13) e Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo). De um inicial
plano-sequência magnífico, mostrado pelo ponto de vista de Myers aos 6 anos, ao
personagem já adulto e fugido do sanatório causando o terror numa pequena
cidade, fica evidente que John Carpenter dirigiu uma obra de gênio.
Quinta-feira,
05/02, às 17h. Sábado, 07/02, às 13h.
Hardcore
– No Submundo do Sexo (Hardcore).
EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
Direção
e Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Michael Chapman Montagem: Tom Rolf Música: Jack Nitzsche Produção: A-Team, Columbia Pictures
Distribuição: Columbia Pictures Com George C. Scott, Peter Boyle, Season Hubley e Dick Sargent
Um
pai calvinista sai de sua pequena cidade no centro-oeste americano para
encontrar a filha que desapareceu numa excursão religiosa na Califórnia. Com a
ajuda de um detetive, ele descobre que ela agora trabalha no mercado de cinema
pornográfico em Los Angeles. Também de formação calvinista, Paul Schrader
discute algumas questões caras ao seu cinema, como a impossibilidade da pureza
e de um paraíso.
Sexta-feira,
06/02, às 15h30. Segunda-feira, 09/02, às 15h.
Terra
de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm,
16 anos.
Direção e Roteiro: Terrence Malick Fotografia: Tak Fujimoto, Stevan Larner e Brian Probyn Montagem: Robert Estrin Música: George Aliceson Tipton Produção: Warner Brothers, Pressman-Williams, Jill Jakes Production
e Badlands Company Distribuição: Warner Brothers Com Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates e Ramon Bieri
Em
total descontrole, um jovem rebelde mata o pai de sua namorada adolescente e os
dois fogem deixando um rastro de violência pela Dakota do Sul. Este primeiro
longa de Terrence Malick dividiu as atenções com o aclamado “Caminhos
Perigosos”, de Martin Scorsese, lançado no mesmo ano.
Sexta-feira,
06/02, às 17h45. Domingo, 08/02, às 19h30.
Corrida
Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971,
102’, 35mm, 14 anos.
Direção
e Montagem: Monte Hellman Roteiro: Rudy Wurlitzer eWill Corry Fotografia: Jack Deerson e Gregory Sandor (não creditado) Música: Billy James (não creditado) Produção: Michael Laughlin Enterprises e Universal Pictures Distribuição: Universal Pictures Com James Taylor, Dennis Wilson, Warren Oates e Laurie Bird
Nesta
produção de Monte Hellman, Piloto e Mecânico viajam pelas estradas americanas
em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina, os
dois, acompanhados de uma garota, conhecem G.T.O., um homem com obsessão por
velocidade automobilística. Eles apostam uma corrida até Washington e o prêmio
será o carro do perdedor.
Sábado,
07/02, às 17h15. Segunda-feira, 09/02, às 17h15.
Taxi Driver (Taxi Driver). EUA,
1976, 113’, 35mm, 14 anos.
Direção: Martin Scorsese Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Michael Chapman Montagem: Tom Rolf e Melvin Shapiro Música: Bernard Herrmann Produção: Columbia Pictures Corporation, Bill/Phillips e
Ítalo/Judeo Productions Distribuição: Columbia Pictures/Columbia Films Com Robert De Niro, Cybill Shepherd, Jodi Foster e Harvey Keitel
Este
clássico mostra a violenta saga de Travis Bickle, um psicótico ex-combatente do
Vietnã que enxerga Nova York como uma Sodoma e Gomorra que tem de ser limpa. O
filme consagrou Martin Scorsese, muito feliz aqui em aliar um estilo mais realista
das filmagens em rua com uma estilização que, juntos, traduzem o olhar
distorcido do personagem sobre o mundo. A brutalidade extrema, inclusive no
gesto salvador do taxista, é a ironia de Scorsese para falar sobre a violência
das coisas.
Sábado,
07/02, às 19h15. Segunda-feira, 09/02, às 19h15.
Quinta-feira,
22/01, às 19h30 –Debate – O Cinema da Nova
Hollywood
Com
Cleber Eduardo e Luiz Carlos de Oliveira Jr.
Mediação:
Francis Vogner dos Reis.
Cléber
Eduardo é professor e pesquisador do curso de bacharelado de Cinema e
Audiovisual do Centro Universitário SENAC. Atua como curador, desde 2007, da
Mostra de Cinema de Tiradentes. É mestre pela ECA-USP com pesquisa sobre
documentário brasileiro contemporâneo. É, também, autor de
artigos
publicados em livros da área.
Luiz
Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A Mise en
Scène no Cinema: Do Clássico ao Cinema de Fluxo (Papirus, 2013). Ex-editor da
revista Contracampo, já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Foco, Interlúdio
e Paisà. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do
Brasil, Cinesesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas.
Francis
Vogner dos Reis é crítico, roteirista, professor de cinema e curador da mostra
Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood.
Programação
diária:
Quarta-feira,
21 de janeiro
14h
–O Portal do Paraíso (Heaven’s
Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.
Centro
Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares) Rua Álvares Penteado 112, Centro SP
Capital
01012 000
Telefone:
11 3113-3651
Ingressos:
R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia e filmes em DVD ou Blu-Ray)
...Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood
de 21 de janeiro a 9 de fevereiro de 2015 no CCBB SP
O
CCBB Brasília e o CCBB Rio de Janeiro também recebem a Mostra, respectivamente
nos períodos de 14 de janeiro a 9 de fevereiro e de 28 de janeiro a 16 de
fevereiro.
A
partir da próxima quarta, 21 de janeiro, a Mostra Easy Riders - O
Cinema da Nova Hollywood reúne, no CCBB SP,os
filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a renovação do
cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970.
Além
de exibir os longas mais importantes da “Nova Hollywood”, como “O Poderoso
Chefão”, “Easy Rider” e “Tubarão”, a mostra traz também os filmes que tiveram
importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, tais como
“Halloween”.
A
curadoria feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos
Reis selecionou filmes com os
quaismuitos jovens diretores impuseram
sua marca ao abordar temas tabus por meio de instigantes formas narrativas e,assim, conseguiram um lugar de destaque no cinema
moderno mundial, além de influenciaras últimas quatro décadasdo cinema que
surgiu em seguida.
Das
produções mais representativas desse período, tais como os já citados sucessos
“Tubarão”, de Steven Spielberg, e “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola,
além de trabalhos mais raros (alguns inéditos no Brasil), porém fundamentais
para o cinema moderno, 23 filmes serão exibidos em 35 mm e sete, em versão
digital.
Na
programação da mostra, produzida pela Enquadramento
Produções, estão inclusos debates nas três cidades
com os curadores e com críticos de cinema, autores de ensaios que constam do
catálogo do evento.
Nova
Hollywood
Nos
últimos anos, em virtude do lançamento de livros como “Cenas de uma revolução -
O nascimento da Nova Hollywood”, do jornalista Mark Harris, e “Como a geração
sexo, drogas e rock n’ roll salvou Hollywood”, de Peter Biskind, o termo “Nova
Hollywood” se oficializou como a definição mais satisfatória da virada moderna
do cinema norte-americano.
A
Nova Hollywood é um fenômeno extremamente significativo à história do cinema, tanto pelo que representou
como modernização cinematográfica norte-americana quanto pelos cinemas que
surgiriam a partir dali, nos EUA e no resto do mundo, a exemplo da produção
asiática.
Nessa
experiência, a indústria americana se reinventou com novos temas e novas
formas, entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70, por
meio de cineastas - como, por exemplo, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e
Brian De Palma - oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas
europeus.
Nesse
mesmo período, houve uma crescente influência estética das obras off-Hollywood:
os filmes B (como “Nasce um Monstro” de Larry Cohen) e os independentes (como
“Os Maridos”, de John Cassavetes). Esses filmes e sistemas alternativos de
produção dos anos 50 ajudaram a forjar o novo cinema americano e um novo modelo
de produção que abrigou a indústria e suas superproduções (como as de Lucas e
Spielberg), o cinema independente (que tem Cassavetes como patrono) e também
aqueles cineastas que se dividiam entre as grandes e pequenas produções (tais
como Coppola e De Palma).
Programação:
O
Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980,
216’, 35mm, 16 anos.
Direção
e Roteiro: Michael Cimino Fotografia: Vilmos Zsigmond Montagem: Lisa Fruchtman, Gerald B. Greenberg, William Reynolds e
Tom Rolf Música: David Mansfield Produção: Partisan Productions Distribuição: United Artists Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert e Jeff
Bridges
No
Wyoming, em 1890, o xerife James Averillluta se junta aos fazendeiros
imigrantes contra os ricos criadores de gado em disputa por mais terras, no
episódio que ficou conhecido como a Guerra do Condado Johnson.
Esta
produção de Michael Cimino quebrou a produtora United Artists e marcou o fim da
Nova Hollywood.
Quarta-feira,
21/01, às 14h. Sábado, 24/01, às 14h.
Direção: Woody Allen Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman Fotografia: Gordon Willis Montagem: Wendy Greene Bricmont e Ralph Rosenblum Produção: Rollins-Joffe Productions Distribuição: United Artists Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts e Shelley Duvall
Vencedor
do Oscar de melhor filme, direção (Woody Allen), atriz (Diane Keaton) e roteiro
original (Woody Allen e Marshall Brickman), este longa conta a história de um
humorista judeu recém-divorciado, interpretado por Allen, que se apaixona por
uma complexa cantora em início de carreira. Bem na toada desiludida dos anos
1960 e 1970, o diretor aposta numa crônica, em fortes e iluminados diálogos e
situações, para comentar sobre as relações a dois, perecíveis mas sempre
intensas e inevitáveis.
Quarta-feira,
21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 20h30.
All That Jazz – O Show Deve
Continuar (All That Jazz). EUA,
1979, 123’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Fosse Roteiro: Robert Alan Aurthur e Bob Fosse Fotografia: Giuseppe Rotunno Montagem: Alan Heim Música: Ralph Burns Produção: Columbia Pictures e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film Com Roy Scheider, Jessica Lange, Leland Palmer e Ann Reinking
Enfartado
e agonizando na UTI de um hospital, Joe Gideon, grande nome do show
business, rememora a sua vida. Neste filme semibiográfico de Bob Fosse, cineasta
que sempre teve no palco um espaço de revelação do pior e melhor do mundo, o
diretor parece falar também sobre a impossibilidade de um cinema musical no
final de década de 1970. Pelo filme, Fosse ganhou a Palma de Ouro no Festival
de Cannes.
Quarta-feira,
21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 18h.
A
Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973,
104’, 35mm, 14 anos.
Direção: Hal Ashby Roteiro: Robert Towne Fotografia: Michael Chapman Montagem: Robert C. Jones e Ken Zemke (não creditado) Música: Johnny Mandel Produção: Columbia Pictures Corporation, Bright-Persky Associates e
Acrobat Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Jack Nicholson, Otis Young, Randy Quaid e Nancy Allen
Dois
oficiais da marinha escoltam um marinheiro condenado a oito anos de prisão pelo
furto de uns poucos dólares. A curta convivência cria uma afetividade entre os
três. Hal Ashby, o “mais hippie dos cineastas da Nova Hollywood”, olha seus
personagens com carinho e dedicação, respeitando-os em seus mais particulares e
banais desejos e sentimentos. Jack Nicholson ganhou a Palma de Ouro de Melhor
Ator no Festival de Cannes.
Quinta-feira,
22/01, às 15h. Domingo, 25/01, às 15h.
MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.
Direção: Robert Altman Roteiro: Ring Lardner Jr. Fotografia: Harold E. Stine Montagem: Danford B. Greene Música: Johnny Mandel Produção: Aspen Productions, Ingo Preminger Productions e Twentieth
Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox
Film
Com Donald Sutherland,
Elliott Gold, Tom Skerritt e Sally Kellerman
A
comédia de Robert Altman se passa na década de 1950 quando os capitães
"Hawkeye" Pierce e "Duke" Forrest chegam para trabalhar
como médicos-cirurgiões num jipe roubado da 4.077ª Unidade Médica Cirúrgica
Móvel do Exército (sigla "MASH" em inglês). O filme,estruturado de
maneira episódica, o que foi saudado como uma inovação no cinema americano,
recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quinta-feira,
22/01, às 17h15. Domingo, 25/01, às 19h30.
O
Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-Ray,
16 anos.
Direção: William Friedkin Roteiro: Walon Green Fotografia: Dick Bush e John M. Stephens
Montagem: Bud S. Smith e Robert K. Lambert
Música: Tangerine Dream Produção: Film Properties International N.V., Paramount Pictures e
Universal Pictures Distribuição: Paramount Pictures Com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal e Amidou
Um
grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo na selva africana e
é enviado com um carregamento de explosivos para conter o fogo de um incêndio
em uma perfuração. O grupo terá de transportar os explosivos em território
selvagem e acidentado utilizando dois caminhões velhos. É uma aventura
cinematográfica intensa e obsessiva (à altura das de Werner Herzog) que o
diretor William Friedkin realizou depois do sucesso O Exorcista.
Sexta-feira,
23/01, às 13h. Sábado, 07/02, às 14h50.
Amargo
Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978,
120’, digital, 16 anos.
Direção: John Milius Roteiro: John Milius, Dennis Aaberg e Joel Chernoff (não creditado) Fotografia: Bruce Surtees Montagem: Carroll Timothy O’Meara e Robert L. Wolfe Música: Basil Poledouris Produção: A-Team Distribuição: Warner Bros Com Jan-Michael Vincent, William Katt, Gary Busey ePatti
D’Arbanville
Neste,
que é um dos filmes mais pessoais de John Milius, três amigos surfistas
californianos se reencontram após um afastamento de mais de uma década, durante
a qual todos eles acabaram servindo na Guerra do Vietnã.
Sexta-feira,
23/01, às 15h30. Sexta-feira, 06/02, às 13h.
O Preço da Solidão (The Effects of Gamma
Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
Direção: Paul Newman Roteiro: Alvin Sargent Fotografia: Adam Holender Montagem: Evan A. Lottman Música: Maurice Jarre Produção: Twentieth Century Fox Film Distribuição: Twentieth Century Fox Film Com Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach e David Spielberg
Adaptado
da peça The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, do
escritor americano Paul Zindel, o filme mostra Beatrice, uma mãe solteira que
vive com as filhas. Enquanto as garotas se voltam às preocupações típicas da
adolescência, Beatrice cada vez mais se torna irascível e solitária.
Este
filme confirma o ator Paul Newman como um dos grandes diretores americanos dos
anos 70.
Sexta-feira,
23/01, às 17h30. Segunda-feira, 26/01, às 17h.
Cada
Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970,
98’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Rafelson Roteiro: Carole Eastman Fotografia: László Kovacs Montagem: Christopher Holmes e Gerald Shepard Produção: BBS Productions, Columbia Pictures Corporation e Raybert
Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Jack Nicholson, Karen Black, Billy Green Rush e Susan Anspach
Filme
independente de Bob Rafelson, que conta a história de um talentoso pianista que
optou pela errância profissional. Por não assumir compromisso com nada, o
personagem é uma das mais emblemáticas encarnações da geração perdida que o
cinema da Nova Hollywood sempre teve interesse em levar para a tela.
Sexta-feira,
23/01, às 20h. Domingo, 25/01, às 17h30.
A
Outra Face da Violência (Rolling
Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
Direção: John Flynn Roteiro: Paul Schrader e Heywood Gould Fotografia: Jordan Cronenweth Montagem: Frank P. Keller Música: Barry De Vorzon Produção e Distribuição: American International Pictures (AIP) Com William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes e James Best
Após
sofrer uma traumática experiência como prisioneiro na Guerra do Vietnã, Charles
Rane retorna aos Estados Unidos como heroi. Porém, sua vida pessoal está
em crise e o as memórias de guerra parecem muito presentes quando Rane é
brutalizado por uma quadrilha sádica, que assassina seu filho. Para se vingar,
ele encontra ajuda de Johnny Volden, seu parceiro na guerra. A violência em
estado bruto, como trauma de um país com valores em crise, é exposta neste
filme de John Flynn.
Domingo,
25/01, às 13h. Quinta-feira, 05/02, às 15h.
Na
Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm,
14 anos.
Direção
e Montagem: Peter Bogdanovich Roteiro: Peter Bogdanovich e Samuel Fuller (corroteirista, não
creditado) Fotografia: László Kovacs Produção: Saticoy Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Boris Karloff, Tim O’Kelly, Arthur Peterson e Monte Landis.
Longa
de estreia de Peter Bogdanovich, o melhor historiador de cinema entre os
diretores da Nova Hollywood, que coloca em perspectiva dois personagens: um
grande astro dos filmes de terror que se aposenta (não à toa encarnado por
Boris Karloff) e um homem comum que, do nada, mata a família e vai a um drive-in para
promover um massacre contra os espectadores. É uma forte reflexão sobre o fim
da Hollywood clássica numa década que acompanhou o assassinato de John Kennedy
e a violência da Guerra do Vietnã
Segunda-feira,
26/01, às 15h. Quinta-feira, 29/01, às 19h15.
Os
Maridos(Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16
anos.
Direção
e Roteiro: John Cassavetes Fotografia: Victor J. Kemper Montagem: John Cassavetes Produção: Faces Music Distribuição: Columbia Pictures Com John Cassavetes, Ben Gazzara e Peter Falk
Vizinhos
em Long Island, o dentista Gus, o editor Harry e o jornalista Archie são três
amigos casados que se reúnem para ir a um enterro. Decidem, então, seguir para
um clube em Manhattan para jogar e nadar. Lá, refletem sobre suas vidas e seus
amores. John Cassavetes faz uma tragicomédia intensa que, como em seus outros
filmes, desconstrói normas de conduta e coloca as emoções a nu.
Segunda-feira,
26/01, às 19h15. Sexta-feira, 30/01, às 17h.
Sem
Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm,
16 anos.
Direção: Dennis Hopper Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern Fotografia: László Kovacs e Baird Bryant (não creditado) Montagem: Donn Cambern Produção: Columbia Pictures Corporation, Pando Company Inc. e
Raybert Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson e Luana Anders
Filme-ícone
da contracultura e grande manifesto do “sexo, drogas e rock’n’roll”,
o longa acompanha a trajetória sem destino de dois motoqueiros que cruzam os
EUA, numa forte metáfora do questionamento sobre o país. Dennis Hopper ganhou
prêmio no Festival de Cannes pela estreia na direção.
Quarta-feira,
28/01, às 15h. Sábado, 31/01, às 17h45.
A
Última Sessão de Cinema (The Last
Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
Direção: Peter Bogdanovich Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich Fotografia: Robert Surtees Montagem: Donn Cambern e Peter Bogdanovich (não creditado) Produção: Columbia Pictures Corporation e BBS Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Ben Johnson
Bogdanovich
constrói um delimitado mas profundo painel sobre a perda da inocência e o fim
de um estilo de vida na história de dois amigos que vivem numa pequena cidade
do Texas, nos anos 1950. Assim como em “Na Mira da Morte”, do mesmo diretor, o
filme aposta na ambientação rota para comentar sobre o fim de um certo tipo de
cinema e de olhar idealizado sobre o mundo.
Quarta-feira,
28/01, às 17h. Sábado, 31/01, às 15h15.
Pat Garrett & Billy the
Kid (Pat
Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.
Direção: Sam Peckinpah Roteiro: Rudy Wurlitzer Fotografia: John Coquillon Montagem: Roger Spottiswoode Música: Bob Dylan Produção e Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer Com James Coburn, Kris Kristofferson, Richard Jaeckel e Bob Dylan
Antes
um fora da lei, Pat Garrett agora é o xerife que está na cola de seu antigo
parceiro de crime e amigo, Billy the Kid. O diretor Peckinpah trata da passagem
do tempo e da crise dos personagens. As canções do filme foram compostas e
interpretadas por Bob Dylan.
Quarta-feira,
28/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 17h10.
Nasce
um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital,
16 anos.
Direção
e Roteiro: Larry Cohen Fotografia: Fenton Hamilton Montagem: Peter Honess Música: Bernard Herrmann Produção: Warner Bros. e Larco Productions Distribuição: Warner Bros. Com John P. Ryan, Sharon
Farrell, James Dixon e William Wellman Jr.
O
filme de horror, que se tornou um paradigma da produção B “off Hollywood”,
conta a história de um bebê mutante nasce com um apetite voraz e canibal. Ao
fugir do hospital, coloca em pânico uma pequena cidade americana. A polícia
caça o monstro, que deixa um rastro de terror e morte por onde passa.
Quinta-feira,
29/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 13h.
Loucuras
de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm,
14 anos.
Direção: George Lucas Roteiro: George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck Fotografia: Jan D’Alquen e Ron Eveslage Montagem: Verna Fields, Marcia Lucas e George Lucas (não creditado) Produção: Universal Pictures, Lucasfilm e The Coppola Company Distribuição: Universal Pictures Com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Mat e Charles Martin
Smith
O
primeiro filme de George Lucas começa em uma madrugada do início dos anos 1960,
em uma pequena cidade dos Estados Unidos, quando Curt e Steve enfrentam uma
série de situações antes de partirem para a universidade: Curt persegue a
imagem de uma loira que deseja conhecer e Steve tenta se reconciliar com a
namorada.
Quinta-feira,
29/01, às 17h. Domingo, 01/02, às 17h.
Trágica
Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm,
16 anos.
Direção: Brian De Palma Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Vilmos Zsygmond Montagem: Paul Hirsch Música: Bernard Herrmann Produção: Columbia Pictures eYellowbird Productions Distribuição: Columbia Pictures Com Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow e Stocker
Fontelieu
Um
empresário tem sua vida destruída quando a filha e a esposa são sequestradas e assassinadas.
Dez anos depois, na Itália, ele conhece uma mulher idêntica à sua falecida
esposa. O diretor Brian De Palma faz uma releitura radical e original de “Um
Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock.
Sexta-feira,
30/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 19h15.
Tubarão(Jaws).
EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.
Direção: Steven Spielberg Roteiro: Peter Benchley e Carl Gottlieb Fotografia: Bill Butler Montagem: Verna Fields Música: John Williams Produção: Zanuck/Brown Productions e Universal Pictures Distribuição: Universal Pictures Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Lorraine Gray
Depois
que uma criança é morta por um tubarão, o animal passa a ser caçado pelos
pescadores do local. No feriado de 4 de julho, um novo ataque aterroriza os
turistas e os moradores e faz com que o xerife, acompanhado de um cientista e
um pescador, vá caçar o tubarão. Sucesso de bilheteria e lançado no verão
americano, o longa inaugurou o que se chama até hoje de “Temporada de Verão”,
época dos maiores lançamentos nos Estados Unidos.
Sexta-feira,
30/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 19h30.
O
Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972,
175’, digital, 16 anos.
Direção: Francis Ford Coppola Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola Fotografia: Gordon Willis Montagem: William Reynolds e Peter Zinner Música: Nino Rota Produção: Paramount Pictures e Alfran Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Richard S. Castellano
Premiado
nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado (Francis Ford Coppola e
Mario Puzo) e melhor ator (Marlon Brando) do Oscar de 1973, o filme conta a
saga da família Corleone e sua trajetória na máfia nos Estados Unidos. Quando o
patriarca Vito Corleone é baleado, seu filho Michael, que sempre quis distância
dos negócios do pai, tem de assumir a responsabilidade pela família. O filme
mais célebre de Coppola é o maior símbolo da aliança entre a política dos
estúdios e um cinema autoral.
Sábado,
31/01, às 12h. Domingo, 08/02, às 14h.
O
Bebê de Rosemary(Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm,
14 anos.
Direção
e Roteiro: Roman Polanski Fotografia: William A. Fraker Montagem: Sam O’Steen, Bob Wyman Música: Krzysztof Komeda Produção: William Castle Productions Distribuição: Paramount Pictures Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon e Sidney Blackmer
Neste
filme clássico do cinema de horror, Rosemary e seu marido se mudam para um
apartamento em Nova York ao lado de um excêntrico casal de idosos, que logo
invade a privacidade dos recém-chegados. Depois de pesadelos demoníacos,
Rosemary fica grávida. Ela começa a desconfiar da conduta das pessoas, que
parecem ter obsessão por sua gravidez.
Sábado,
31/01, às 19h45. Sexta-feira, 06/02, às 19h45.
Warriors
– Os Selvagens da Noite(The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm,
14 anos.
Direção: Walter Hill Roteiro: David Shaber e Walter Hill Fotografia: Andrew Laszlo Montagem: Freeman A. Davies, David Holden, Susan E. Morse e Billy
Weber Música: Barry De Vorzon Produção e Distribuição: Paramount Pictures Com Michael Beck, James Remar, Dorsey Wright e David Harris
Numa
Nova York futurista, durante uma reunião com todas as gangues de delinquentes,
o líder idealista que promove a união entre os grupos é assassinado. A culpa
recai sobre uma gangue da periferia, que tem de fugir para evitar os
justiceiros, enquanto pretende provar sua inocência.
Domingo,
01/02, às 15h. Quinta-feira, 05/02, às 19h.
O
Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA,
1973, 105’, 35mm, 16 anos.
Direção: Clint Eastwood Roteiro: Ernest Tidyman Fotografia: Bruce Surtees Montagem: Ferris Webster Música: Dee Barton Produção: Universal Pictures e Malpaso Company Distribuição: Universal Pictures Com Clint Eastwood, Verna Bloom, Marianna Hill e Mitchell Ryan
Um
forasteiro chega à pequena cidade de Lago, no Arizona. Ameaçado, mata três
pistoleiros e acaba assumindo a tarefa de proteger a cidade de bandidos
violentos que vão chegar em breve. Ele manda pintar a cidade de vermelho e muda
seu nome para Hell (inferno). Primeiro western dirigido por
Eastwood em que seu personagem encarna uma espécie de anjo vingador.
Segunda-feira,
02/02, às 15h. Quarta-feira, 04/02, às 20h.
Bonnie
e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital,
14 anos.
Direção: Arthur Penn Roteiro: David Newman, Robert Benton e Robert Towne (não creditado) Fotografia: Burnett Guffey Montagem: Dede Allen Música: Charles Strouse Produção: Warner Brothers/Seven Arts, Tatira-Hiller Productions Distribuição: Warner Brothers/Seven Arts Com Faye Dunaway, Warren Beatty, Gene Hackman e Estelle Parsons
Baseado
na história real de Clyde Barrow e Bonnie Parker, o filme acompanha a dupla de
assassinos e ladrões de banco que desafiaram as autoridades e conquistaram a
opinião pública nos Estados Unidos dos anos 1930.
Aliando
violência e sexo à imagem do casal criminoso, o filme tornou-se um marco da
renovação do cinema americano em 1967.
Quarta-feira,
04/02, às 15h. Domingo, 08/02, às 17h15.
Rede
de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital,
14 anos.
Direção: Sidney Lumet Roteiro: Paddy Chayefsky Fotografia: Owen Roizman Montagem: Alan Heim Música: Elliot Lawrence Produção: Metro-Goldwyn-Mayer e United Artists Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer Com Peter Finch, Faye Dunaway, Beatrice Straight, William Holden e
Robert Duvall
Após
ser demitido pelos baixos índices de audiência de seu programa, o âncora Howard
Beale anuncia, em rede nacional, que irá se matar ao vivo. Os índices aumentam
e, em princípio, a emissora decide mantê-lo no ar. Mas o jornalista se
descontrola e começa a escancarar as irregularidades da grande mídia.
O filme recebeu o Oscar de melhor ator (póstumo, Peter Finch), de melhor atriz
(Faye Dunaway), de melhor atriz coadjuvante (Beatrice Straight) e de melhor
roteiro original (Paddy Chayefsky) em 1977.
Quarta-feira,
04/02, às 17h30.
Halloween
– A Noite do Terror (Halloween).
EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
Direção
e Música: John Carpenter Roteiro: John Carpenter e Debra Hill Fotografia: Dean Cundey Montagem: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace Produção: Compass International Pictures eFalcon International
Productions Distribuição: Compass International Pictures e Mid-AmericaReleasing Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Kyes e P. J. Soles
Com
meros US$ 325 mil de bilheteria, este longa é o predecessor dos filmes de serial
killers, que fez do personagem Michael Myers a grande matriz de Jason (Sexta-Feira
13) e Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo). De um inicial
plano-sequência magnífico, mostrado pelo ponto de vista de Myers aos 6 anos, ao
personagem já adulto e fugido do sanatório causando o terror numa pequena
cidade, fica evidente que John Carpenter dirigiu uma obra de gênio.
Quinta-feira,
05/02, às 17h. Sábado, 07/02, às 13h.
Hardcore
– No Submundo do Sexo (Hardcore).
EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
Direção
e Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Michael Chapman Montagem: Tom Rolf Música: Jack Nitzsche Produção: A-Team, Columbia Pictures
Distribuição: Columbia Pictures Com George C. Scott, Peter Boyle, Season Hubley e Dick Sargent
Um
pai calvinista sai de sua pequena cidade no centro-oeste americano para
encontrar a filha que desapareceu numa excursão religiosa na Califórnia. Com a
ajuda de um detetive, ele descobre que ela agora trabalha no mercado de cinema
pornográfico em Los Angeles. Também de formação calvinista, Paul Schrader
discute algumas questões caras ao seu cinema, como a impossibilidade da pureza
e de um paraíso.
Sexta-feira,
06/02, às 15h30. Segunda-feira, 09/02, às 15h.
Terra
de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm,
16 anos.
Direção e Roteiro: Terrence Malick Fotografia: Tak Fujimoto, Stevan Larner e Brian Probyn Montagem: Robert Estrin Música: George Aliceson Tipton Produção: Warner Brothers, Pressman-Williams, Jill Jakes Production
e Badlands Company Distribuição: Warner Brothers Com Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates e Ramon Bieri
Em
total descontrole, um jovem rebelde mata o pai de sua namorada adolescente e os
dois fogem deixando um rastro de violência pela Dakota do Sul. Este primeiro
longa de Terrence Malick dividiu as atenções com o aclamado “Caminhos
Perigosos”, de Martin Scorsese, lançado no mesmo ano.
Sexta-feira,
06/02, às 17h45. Domingo, 08/02, às 19h30.
Corrida
Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971,
102’, 35mm, 14 anos.
Direção
e Montagem: Monte Hellman Roteiro: Rudy Wurlitzer eWill Corry Fotografia: Jack Deerson e Gregory Sandor (não creditado) Música: Billy James (não creditado) Produção: Michael Laughlin Enterprises e Universal Pictures Distribuição: Universal Pictures Com James Taylor, Dennis Wilson, Warren Oates e Laurie Bird
Nesta
produção de Monte Hellman, Piloto e Mecânico viajam pelas estradas americanas
em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina, os
dois, acompanhados de uma garota, conhecem G.T.O., um homem com obsessão por
velocidade automobilística. Eles apostam uma corrida até Washington e o prêmio
será o carro do perdedor.
Sábado,
07/02, às 17h15. Segunda-feira, 09/02, às 17h15.
Taxi Driver (Taxi Driver). EUA,
1976, 113’, 35mm, 14 anos.
Direção: Martin Scorsese Roteiro: Paul Schrader Fotografia: Michael Chapman Montagem: Tom Rolf e Melvin Shapiro Música: Bernard Herrmann Produção: Columbia Pictures Corporation, Bill/Phillips e
Ítalo/Judeo Productions Distribuição: Columbia Pictures/Columbia Films Com Robert De Niro, Cybill Shepherd, Jodi Foster e Harvey Keitel
Este
clássico mostra a violenta saga de Travis Bickle, um psicótico ex-combatente do
Vietnã que enxerga Nova York como uma Sodoma e Gomorra que tem de ser limpa. O
filme consagrou Martin Scorsese, muito feliz aqui em aliar um estilo mais
realista das filmagens em rua com uma estilização que, juntos, traduzem o olhar
distorcido do personagem sobre o mundo. A brutalidade extrema, inclusive no
gesto salvador do taxista, é a ironia de Scorsese para falar sobre a violência
das coisas.
Sábado,
07/02, às 19h15. Segunda-feira, 09/02, às 19h15.
Quinta-feira,
22/01, às 19h30 –Debate – O Cinema da Nova
Hollywood
Com
Cleber Eduardo e Luiz Carlos de Oliveira Jr.
Mediação:
Francis Vogner dos Reis.
Cléber
Eduardo é professor e pesquisador do curso de bacharelado de Cinema e
Audiovisual do Centro Universitário SENAC. Atua como curador, desde 2007, da
Mostra de Cinema de Tiradentes. É mestre pela ECA-USP com pesquisa sobre
documentário brasileiro contemporâneo. É, também, autor de
artigos
publicados em livros da área.
Luiz
Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A Mise en
Scène no Cinema: Do Clássico ao Cinema de Fluxo (Papirus, 2013). Ex-editor da
revista Contracampo, já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Foco,
Interlúdio e Paisà. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural
Banco do Brasil, Cinesesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas.
Francis
Vogner dos Reis é crítico, roteirista, professor de cinema e curador da mostra
Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood.
Programação
diária:
Quarta-feira,
21 de janeiro
14h
–O Portal do Paraíso (Heaven’s
Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.