Divulgação
Radiografia da Notícia
* A Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados
* Uma nova plataforma modular do Renault Group extremamente flexível e adaptada
* O Niagara Concept personifica perfeitamente este sopro de modernidade
Luís Alberto Alves/Hourpress
A marca Renault apresenta seu “International Game Plan 2027”, em linha com o plano estratégico Renaulution.
Até 2027, a Renault vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.
A Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.
Esta ofensiva de produtos será baseada em duas plataformas, que vão agregar valor para os clientes e permitir que a marca tenha ganhos de competitividade:
o Uma nova plataforma modular do Renault Group extremamente flexível e adaptada a diferentes fontes de energia, destinada a quatro regiões diferentes: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia;
o Uma plataforma Compact Modular Architecture (CMA) para os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul em parceria com a Geely.
·Em 2027, a marca Renault ambiciona duplicar o preço líquido por veículo vendido fora da Europa, em comparação com 2019.
· O Niagara Concept personifica perfeitamente este sopro de modernidade nos mercados internacionais, antecipando a futura geração de modelos de produção em série que serão lançados até 2027 fora da Europa. Todos serão concebidos com o DNA da Renault, sendo adaptados às necessidades dos clientes locais.
· O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos de produção em série a ser revelado.
Nova plataforma modular do Renault Group tem vocação mundial
Para aumentar ainda mais a competitividade e maximizar as sinergias nos mercados internacionais, a Renault vai adaptar seu catálogo graças a uma nova plataforma modular do Renault Group com vocação mundial. Ela será montada em quatro regiões industriais: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. Com uma arquitetura ajustável e flexível, esta plataforma permite uma diversidade de:
o Comprimentos dos veículos entre 4 e 5 metros
o Entre eixos, com quatro medidas possíveis de 2,60 m a 3 m
o Módulos traseiros, com três comprimentos diferentes
o Fontes de energia e novas motorizações, oferecendo mais eficiência em termos de consumo e emissões de CO2: combustão interna, flexfuel (E85), GLP, mild hybrid advanced de 48 v (híbrido leve) e full hybrid (híbrido completo), com tração dianteira ou 4x4.
A grande flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer aos clientes carrocerias e silhuetas bastante diferentes. Para compreender as várias possibilidades de veículos baseados nesta nova plataforma do Renault Group, basta olhar o Novo Kardian, um SUV compacto do segmento B, ao lado do Niagara Concept, uma picape equipada com a nova tecnologia de motorização E‑Tech híbrida 4x4. Esta plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo.
"A própria arquitetura desta nova plataforma modular do Renault Group é extremamente flexível e competitiva. Com ela, poderemos oferecer modelos que agregam muito mais valor, eficiência e tecnologias relevantes aos nossos clientes em todo o mundo. Ela é um diferencial competitivo para que possamos nos destacar e avançar em nossa ofensiva mundial, graças a uma ampla gama de veículos. Estes produtos vão exibir um design fiel à nova identidade de marca da Renault, oferecendo tecnologias de motores adaptados a diferentes necessidades, além de baixo consumo, prazer de dirigir, um alto nível de conforto e comodidade, que fazem parte do DNA da nossa marca."
Bruno Vanel, Vice-Presidente de Performance de Produto da marca Renault
Plataforma CMA é dedicada aos segmentos topo de linha na Coreia do Sul
A plataforma CMA - Compact Modular Architecture – faz parte da parceria firmada entre o Renault Group e o Geely Holding Group, em 2022. Esta plataforma vai servir de base aos veículos topo de linha dos segmentos D e E, nas versões versão 4x2 e 4x4, comercializados principalmente com motorizações híbridas. Estes veículos serão desenvolvidos pelo centro de engenharia de Seul e serão produzidos na fábrica de Busan. O primeiro veículo da Renault Korea Motors desenvolvido com base nesta plataforma será apresentado no fim do primeiro semestre de 2024.
Niagara Concept representa nova ofensiva internacional
Com o Niagara Concept, a Renault está iniciando uma nova etapa de sua história nos mercados internacionais, trazendo um sopro de modernidade. Com uma forte personalidade bastante forte, linhas exuberantes e decididamente modernas, este conceito antecipa o futuro estilo da gama de veículos Renault baseado na nova plataforma modular do Renault Group. O Niagara Concept é ao mesmo tempo robusto e potente, sofisticado e repleto de tecnologias, fazendo um convite para viajar sem limites.
Com curvas generosas e detalhes esculpidos, ele representa os valores da Renault e reflete sua nova linguagem de design, ao mesmo tempo emocional e tecnológica. A grade frontal é robusta e contemporânea, esculpida como se fosse um mineral com efeito único em 3D. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento em estilo "pixel art", fortemente inspirado na cultura pop. A assinatura luminosa em forma de sobrancelhas é vibrante, expressiva e decididamente tecnológica.
O Niagara Concept mostra logo de cara que tem potencial para as condições de rodagem mais extremas. Na frente, o protetor de cárter é proeminente e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira. Assim, ele ostenta todas as referências mais características do mundo das picapes.
Verticalizada e imponente, a frente exibe uma forte personalidade. Os ombros largos acompanham a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a inclinação do teto e a coluna traseira recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade.
O Niagara Concept apresenta camuflagem inspirada nas linhas e padrões do logo da marca. Este envelopamento gráfico destaca a versatilidade do veículo, com a cor verde que simboliza a aventura, o amarelo para a esportividade e cinza claro para o lado técnico, com um fundo na cor preta que simboliza a potência.
"O Niagara Concept materializa o estilo da futura gama internacional da marca Renault. Robusto e potente, com linhas exageradas e exuberantes, este conceito exploratório também é sofisticado e recheado de tecnologias, prometendo uma viagem sem limites."
Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault
Baseado na nova plataforma extremamente flexível do Renault Group, o Niagara Concept oferece um excelente conforto a bordo. A motorização é eficiente graças à tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com performance off-road otimizada. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2.
O Niagara Concept antecipa os futuros modelos de produção em série que serão lançados nos mercados internacionais da Renault até 2027.