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sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Variedades: Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood de 21 de janeiro a 9 de fevereiro de 2015 no CCBB SP

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa é um dos destaques da mostra

 Redação


 A partir da próxima quarta, (21), a Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood reúneno CCBB SP,os filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a renovação do cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970.

 Além de exibir os longas mais importantes da “Nova Hollywood”, como “O Poderoso Chefão”, “Easy Rider” e “Tubarão”, a mostra traz também os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, tais como “Halloween”.

 A curadoria feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos Reis selecionou filmes com os quais muitos jovens diretores impuseram sua marca ao abordar temas tabus por meio de instigantes formas narrativas e,assim, conseguiram um lugar de destaque no cinema moderno mundial, além de influenciar as últimas quatro décadas do cinema que surgiu em seguida.

 Das produções mais representativas desse período, tais como os já citados sucessos “Tubarão”, de Steven Spielberg, e “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, além de trabalhos mais raros (alguns inéditos no Brasil), porém fundamentais para o cinema moderno, 23 filmes serão exibidos em 35 mm e sete, em versão digital.

 Na programação da mostra, produzida pela Enquadramento Produções, estão inclusos debates nas três cidades com os curadores e com críticos de cinema, autores de ensaios que constam do catálogo do evento.

                                                     Nova Hollywood
 Nos últimos anos, em virtude do lançamento de livros como “Cenas de uma revolução - O nascimento da Nova Hollywood”, do jornalista Mark Harris, e “Como a geração sexo, drogas e rock n’ roll salvou Hollywood”, de Peter Biskind, o termo “Nova Hollywood” se oficializou como a definição mais satisfatória da virada moderna do cinema norte-americano.

 A Nova Hollywood é um fenômeno extremamente significativo à história do cinema, tanto pelo que representou como modernização cinematográfica norte-americana quanto pelos cinemas que surgiriam a partir dali, nos EUA e no resto do mundo, a exemplo da produção asiática.

 Nessa experiência, a indústria americana se reinventou com novos temas e novas formas, entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70, por meio de cineastas - como, por exemplo, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma - oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus.

 Nesse mesmo período, houve uma crescente influência estética das obras off-Hollywood: os filmes B (como “Nasce um Monstro” de Larry Cohen) e os independentes (como “Os Maridos”, de John Cassavetes). Esses filmes e sistemas alternativos de produção dos anos 50 ajudaram a forjar o novo cinema americano e um novo modelo de produção que abrigou a indústria e suas superproduções (como as de Lucas e Spielberg), o cinema independente (que tem Cassavetes como patrono) e também aqueles cineastas que se dividiam entre as grandes e pequenas produções (tais como Coppola e De Palma).
                                                                 Programação:
O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: Michael Cimino
Fotografia: Vilmos Zsigmond
Montagem: Lisa Fruchtman, Gerald B. Greenberg, William Reynolds e Tom Rolf
Música: David Mansfield
Produção: Partisan Productions
Distribuição: United Artists
Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert e Jeff Bridges
No Wyoming, em 1890, o xerife James Averillluta se junta aos fazendeiros imigrantes contra os ricos criadores de gado em disputa por mais terras, no episódio que ficou conhecido como a Guerra do Condado Johnson.
Esta produção de Michael Cimino quebrou a produtora United Artists e marcou o fim da Nova Hollywood.
Quarta-feira, 21/01, às 14h. Sábado, 24/01, às 14h.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman
Fotografia: Gordon Willis
Montagem: Wendy Greene Bricmont e Ralph Rosenblum
Produção: Rollins-Joffe Productions
Distribuição: United Artists
Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts e Shelley Duvall
Vencedor do Oscar de melhor filme, direção (Woody Allen), atriz (Diane Keaton) e roteiro original (Woody Allen e Marshall Brickman), este longa conta a história de um humorista judeu recém-divorciado, interpretado por Allen, que se apaixona por uma complexa cantora em início de carreira. Bem na toada desiludida dos anos 1960 e 1970, o diretor aposta numa crônica, em fortes e iluminados diálogos e situações, para comentar sobre as relações a dois, perecíveis mas sempre intensas e inevitáveis.
Quarta-feira, 21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 20h30.

All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Fosse
Roteiro: Robert Alan Aurthur e Bob Fosse
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Montagem: Alan Heim
Música: Ralph Burns
Produção: Columbia Pictures e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Roy Scheider, Jessica Lange, Leland Palmer e Ann Reinking
Enfartado e agonizando na UTI de um hospital, Joe Gideon, grande nome do show business, rememora a sua vida. Neste filme semibiográfico de Bob Fosse, cineasta que sempre teve no palco um espaço de revelação do pior e melhor do mundo, o diretor parece falar também sobre a impossibilidade de um cinema musical no final de década de 1970. Pelo filme, Fosse ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quarta-feira, 21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 18h.

A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
Direção: Hal Ashby
Roteiro: Robert Towne
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Robert C. Jones e Ken Zemke (não creditado)
Música: Johnny Mandel
Produção: Columbia Pictures Corporation, Bright-Persky Associates e Acrobat Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Jack Nicholson, Otis Young, Randy Quaid e Nancy Allen
Dois oficiais da marinha escoltam um marinheiro condenado a oito anos de prisão pelo furto de uns poucos dólares. A curta convivência cria uma afetividade entre os três. Hal Ashby, o “mais hippie dos cineastas da Nova Hollywood”, olha seus personagens com carinho e dedicação, respeitando-os em seus mais particulares e banais desejos e sentimentos. Jack Nicholson ganhou a Palma de Ouro de Melhor Ator no Festival de Cannes.
Quinta-feira, 22/01, às 15h. Domingo, 25/01, às 15h.

MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.
Direção: Robert Altman
Roteiro: Ring Lardner Jr.
Fotografia: Harold E. Stine
Montagem: Danford B. Greene
Música: Johnny Mandel
Produção: Aspen Productions, Ingo Preminger Productions e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Donald Sutherland, Elliott Gold, Tom Skerritt e Sally Kellerman
A comédia de Robert Altman se passa na década de 1950 quando os capitães "Hawkeye" Pierce e "Duke" Forrest chegam para trabalhar como médicos-cirurgiões num jipe roubado da 4.077ª Unidade Médica Cirúrgica Móvel do Exército (sigla "MASH" em inglês). O filme,estruturado de maneira episódica, o que foi saudado como uma inovação no cinema americano, recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quinta-feira, 22/01, às 17h15. Domingo, 25/01, às 19h30.

O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-Ray, 16 anos.
Direção: William Friedkin
Roteiro: Walon Green
Fotografia: Dick Bush e John M. Stephens
Montagem: Bud S. Smith e Robert K. Lambert
Música: Tangerine Dream
Produção: Film Properties International N.V., Paramount Pictures e Universal Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal e Amidou
Um grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo na selva africana e é enviado com um carregamento de explosivos para conter o fogo de um incêndio em uma perfuração. O grupo terá de transportar os explosivos em território selvagem e acidentado utilizando dois caminhões velhos. É uma aventura cinematográfica intensa e obsessiva (à altura das de Werner Herzog) que o diretor William Friedkin realizou depois do sucesso O Exorcista.
Sexta-feira, 23/01, às 13h. Sábado, 07/02, às 14h50.

Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
Direção: John Milius
Roteiro: John Milius, Dennis Aaberg e Joel Chernoff (não creditado)
Fotografia: Bruce Surtees
Montagem: Carroll Timothy O’Meara e Robert L. Wolfe
Música: Basil Poledouris
Produção: A-Team
Distribuição: Warner Bros
Com Jan-Michael Vincent, William Katt, Gary Busey ePatti D’Arbanville
Neste, que é um dos filmes mais pessoais de John Milius, três amigos surfistas californianos se reencontram após um afastamento de mais de uma década, durante a qual todos eles acabaram servindo na Guerra do Vietnã.
Sexta-feira, 23/01, às 15h30. Sexta-feira, 06/02, às 13h.

O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
Direção: Paul Newman
Roteiro: Alvin Sargent
Fotografia: Adam Holender
Montagem: Evan A. Lottman
Música: Maurice Jarre
Produção: Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach e David Spielberg
Adaptado da peça The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, do escritor americano Paul Zindel, o filme mostra Beatrice, uma mãe solteira que vive com as filhas. Enquanto as garotas se voltam às preocupações típicas da adolescência, Beatrice cada vez mais se torna irascível e solitária.
Este filme confirma o ator Paul Newman como um dos grandes diretores americanos dos anos 70.
Sexta-feira, 23/01, às 17h30. Segunda-feira, 26/01, às 17h.

Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Rafelson
Roteiro: Carole Eastman
Fotografia: László Kovacs
Montagem: Christopher Holmes e Gerald Shepard
Produção: BBS Productions, Columbia Pictures Corporation e Raybert Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Jack Nicholson, Karen Black, Billy Green Rush e Susan Anspach
Filme independente de Bob Rafelson, que conta a história de um talentoso pianista que optou pela errância profissional. Por não assumir compromisso com nada, o personagem é uma das mais emblemáticas encarnações da geração perdida que o cinema da Nova Hollywood sempre teve interesse em levar para a tela.
Sexta-feira, 23/01, às 20h. Domingo, 25/01, às 17h30.

A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
Direção: John Flynn
Roteiro: Paul Schrader e Heywood Gould
Fotografia: Jordan Cronenweth
Montagem: Frank P. Keller
Música: Barry De Vorzon
Produção e Distribuição: American International Pictures (AIP)
Com William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes e James Best
Após sofrer uma traumática experiência como prisioneiro na Guerra do Vietnã, Charles Rane retorna aos Estados Unidos como heroi.  Porém, sua vida pessoal está em crise e o as memórias de guerra parecem muito presentes quando Rane é brutalizado por uma quadrilha sádica, que assassina seu filho. Para se vingar, ele encontra ajuda de Johnny Volden, seu parceiro na guerra. A violência em estado bruto, como trauma de um país com valores em crise, é exposta neste filme de John Flynn.
Domingo, 25/01, às 13h. Quinta-feira, 05/02, às 15h.


Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
Direção e Montagem: Peter Bogdanovich
Roteiro: Peter Bogdanovich e Samuel Fuller (corroteirista, não creditado)
Fotografia: László Kovacs
Produção: Saticoy Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Boris Karloff, Tim O’Kelly, Arthur Peterson e Monte Landis.
Longa de estreia de Peter Bogdanovich, o melhor historiador de cinema entre os diretores da Nova Hollywood, que coloca em perspectiva dois personagens: um grande astro dos filmes de terror que se aposenta (não à toa encarnado por Boris Karloff) e um homem comum que, do nada, mata a família e vai a um drive-in para promover um massacre contra os espectadores. É uma forte reflexão sobre o fim da Hollywood clássica numa década que acompanhou o assassinato de John Kennedy e a violência da Guerra do Vietnã
Segunda-feira, 26/01, às 15h. Quinta-feira, 29/01, às 19h15.

Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: John Cassavetes
Fotografia: Victor J. Kemper
Montagem: John Cassavetes
Produção: Faces Music
Distribuição: Columbia Pictures
Com John Cassavetes, Ben Gazzara e Peter Falk
Vizinhos em Long Island, o dentista Gus, o editor Harry e o jornalista Archie são três amigos casados que se reúnem para ir a um enterro. Decidem, então, seguir para um clube em Manhattan para jogar e nadar. Lá, refletem sobre suas vidas e seus amores. John Cassavetes faz uma tragicomédia intensa que, como em seus outros filmes, desconstrói normas de conduta e coloca as emoções a nu.
Segunda-feira, 26/01, às 19h15. Sexta-feira, 30/01, às 17h.

Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
Direção: Dennis Hopper
Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern
Fotografia: László Kovacs e Baird Bryant (não creditado)
Montagem: Donn Cambern
Produção: Columbia Pictures Corporation, Pando Company Inc. e Raybert Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson e  Luana Anders
Filme-ícone da contracultura e grande manifesto do “sexo, drogas e rock’n’roll”, o longa acompanha a trajetória sem destino de dois motoqueiros que cruzam os EUA, numa forte metáfora do questionamento sobre o país. Dennis Hopper ganhou prêmio no Festival de Cannes pela estreia na direção.
Quarta-feira, 28/01, às 15h. Sábado, 31/01, às 17h45.

A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
Direção: Peter Bogdanovich
Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich
Fotografia: Robert Surtees
Montagem: Donn Cambern e Peter Bogdanovich (não creditado)
Produção: Columbia Pictures Corporation e BBS Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Ben Johnson
Bogdanovich constrói um delimitado mas profundo painel sobre a perda da inocência e o fim de um estilo de vida na história de dois amigos que vivem numa pequena cidade do Texas, nos anos 1950. Assim como em “Na Mira da Morte”, do mesmo diretor, o filme aposta na ambientação rota para comentar sobre o fim de um certo tipo de cinema e de olhar idealizado sobre o mundo.
Quarta-feira, 28/01, às 17h. Sábado, 31/01, às 15h15.

Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: Rudy Wurlitzer
Fotografia: John Coquillon
Montagem: Roger Spottiswoode
Música: Bob Dylan
Produção e Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer
Com James Coburn, Kris Kristofferson, Richard Jaeckel e Bob Dylan
Antes um fora da lei, Pat Garrett agora é o xerife que está na cola de seu antigo parceiro de crime e amigo, Billy the Kid. O diretor Peckinpah trata da passagem do tempo e da crise dos personagens. As canções do filme foram compostas e interpretadas por Bob Dylan.
Quarta-feira, 28/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 17h10.

Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
Direção e Roteiro: Larry Cohen
Fotografia: Fenton Hamilton
Montagem: Peter Honess
Música: Bernard Herrmann
Produção: Warner Bros. e Larco Productions
Distribuição: Warner Bros.
Com John P. Ryan, Sharon Farrell, James Dixon e William Wellman Jr.
O filme de horror, que se tornou um paradigma da produção B “off Hollywood”, conta a história de um bebê mutante nasce com um apetite voraz e canibal. Ao fugir do hospital, coloca em pânico uma pequena cidade americana. A polícia caça o monstro, que deixa um rastro de terror e morte por onde passa.
Quinta-feira, 29/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 13h.

Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck
Fotografia: Jan D’Alquen e Ron Eveslage
Montagem: Verna Fields, Marcia Lucas e George Lucas (não creditado)
Produção: Universal Pictures, Lucasfilm e The Coppola Company
Distribuição: Universal Pictures
Com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Mat e Charles Martin Smith
O primeiro filme de George Lucas começa em uma madrugada do início dos anos 1960, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, quando Curt e Steve enfrentam uma série de situações antes de partirem para a universidade: Curt persegue a imagem de uma loira que deseja conhecer e Steve tenta se reconciliar com a namorada.
Quinta-feira, 29/01, às 17h. Domingo, 01/02, às 17h.

Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Vilmos Zsygmond
Montagem: Paul Hirsch
Música: Bernard Herrmann
Produção: Columbia Pictures eYellowbird Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow e Stocker Fontelieu
Um empresário tem sua vida destruída quando a filha e a esposa são sequestradas e assassinadas. Dez anos depois, na Itália, ele conhece uma mulher idêntica à sua falecida esposa. O diretor Brian De Palma faz uma releitura radical e original de “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock.
Sexta-feira, 30/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 19h15.

Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Peter Benchley e Carl Gottlieb
Fotografia: Bill Butler
Montagem: Verna Fields
Música: John Williams
Produção: Zanuck/Brown Productions e Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Lorraine Gray
Depois que uma criança é morta por um tubarão, o animal passa a ser caçado pelos pescadores do local. No feriado de 4 de julho, um novo ataque aterroriza os turistas e os moradores e faz com que o xerife, acompanhado de um cientista e um pescador, vá caçar o tubarão. Sucesso de bilheteria e lançado no verão americano, o longa inaugurou o que se chama até hoje de “Temporada de Verão”, época dos maiores lançamentos nos Estados Unidos.
Sexta-feira, 30/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 19h30.

O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola
Fotografia: Gordon Willis
Montagem: William Reynolds e Peter Zinner
Música: Nino Rota
Produção: Paramount Pictures e Alfran Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Richard S. Castellano
Premiado nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo) e melhor ator (Marlon Brando) do Oscar de 1973, o filme conta a saga da família Corleone e sua trajetória na máfia nos Estados Unidos. Quando o patriarca Vito Corleone é baleado, seu filho Michael, que sempre quis distância dos negócios do pai, tem de assumir a responsabilidade pela família. O filme mais célebre de Coppola é o maior símbolo da aliança entre a política dos estúdios e um cinema autoral.
Sábado, 31/01, às 12h. Domingo, 08/02, às 14h.

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.
Direção e Roteiro: Roman Polanski
Fotografia: William A. Fraker
Montagem: Sam O’Steen, Bob Wyman
Música: Krzysztof Komeda
Produção: William Castle Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon e Sidney Blackmer
Neste filme clássico do cinema de horror, Rosemary e seu marido se mudam para um apartamento em Nova York ao lado de um excêntrico casal de idosos, que logo invade a privacidade dos recém-chegados. Depois de pesadelos demoníacos, Rosemary fica grávida. Ela começa a desconfiar da conduta das pessoas, que parecem ter obsessão por sua gravidez.
Sábado, 31/01, às 19h45. Sexta-feira, 06/02, às 19h45.

Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
Direção: Walter Hill
Roteiro: David Shaber e Walter Hill
Fotografia: Andrew Laszlo
Montagem: Freeman A. Davies, David Holden, Susan E. Morse e Billy Weber
Música: Barry De Vorzon
Produção e Distribuição: Paramount Pictures
Com Michael Beck, James Remar, Dorsey Wright e David Harris
Numa Nova York futurista, durante uma reunião com todas as gangues de delinquentes, o líder idealista que promove a união entre os grupos é assassinado. A culpa recai sobre uma gangue da periferia, que tem de fugir para evitar os justiceiros, enquanto pretende provar sua inocência.
Domingo, 01/02, às 15h. Quinta-feira, 05/02, às 19h.

O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Ernest Tidyman
Fotografia: Bruce Surtees
Montagem: Ferris Webster
Música: Dee Barton
Produção: Universal Pictures e Malpaso Company
Distribuição: Universal Pictures
Com Clint Eastwood, Verna Bloom, Marianna Hill e Mitchell Ryan
Um forasteiro chega à pequena cidade de Lago, no Arizona. Ameaçado, mata três pistoleiros e acaba assumindo a tarefa de proteger a cidade de bandidos violentos que vão chegar em breve. Ele manda pintar a cidade de vermelho e muda seu nome para Hell (inferno). Primeiro western dirigido por Eastwood em que seu personagem encarna uma espécie de anjo vingador.
Segunda-feira, 02/02, às 15h. Quarta-feira, 04/02, às 20h.

Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
Direção: Arthur Penn
Roteiro: David Newman, Robert Benton e Robert Towne (não creditado)
Fotografia: Burnett Guffey
Montagem: Dede Allen
Música: Charles Strouse
Produção: Warner Brothers/Seven Arts, Tatira-Hiller Productions
Distribuição: Warner Brothers/Seven Arts
Com Faye Dunaway, Warren Beatty, Gene Hackman e Estelle Parsons
Baseado na história real de Clyde Barrow e Bonnie Parker, o filme acompanha a dupla de assassinos e ladrões de banco que desafiaram as autoridades e conquistaram a opinião pública nos Estados Unidos dos anos 1930.
Aliando violência e sexo à imagem do casal criminoso, o filme tornou-se um marco da renovação do cinema americano em 1967.
Quarta-feira, 04/02, às 15h. Domingo, 08/02, às 17h15.

Rede de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital, 14 anos.
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Paddy Chayefsky
Fotografia: Owen Roizman
Montagem: Alan Heim
Música: Elliot Lawrence
Produção: Metro-Goldwyn-Mayer e United Artists
Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer
Com Peter Finch, Faye Dunaway, Beatrice Straight, William Holden e Robert Duvall
Após ser demitido pelos baixos índices de audiência de seu programa, o âncora Howard Beale anuncia, em rede nacional, que irá se matar ao vivo. Os índices aumentam e, em princípio, a emissora decide mantê-lo no ar. Mas o jornalista se descontrola e começa a escancarar as irregularidades da grande mídia.
O filme recebeu o Oscar de melhor ator (póstumo, Peter Finch), de melhor atriz (Faye Dunaway), de melhor atriz coadjuvante (Beatrice Straight) e de melhor roteiro original (Paddy Chayefsky) em 1977.
Quarta-feira, 04/02, às 17h30.

Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
Direção e Música: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter e Debra Hill
Fotografia: Dean Cundey
Montagem: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace
Produção: Compass International Pictures eFalcon International Productions
Distribuição: Compass International Pictures e Mid-AmericaReleasing
Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Kyes e P. J. Soles
Com meros US$ 325 mil de bilheteria, este longa é o predecessor dos filmes de serial killers, que fez do personagem Michael Myers a grande matriz de Jason (Sexta-Feira 13) e Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo). De um inicial plano-sequência magnífico, mostrado pelo ponto de vista de Myers aos 6 anos, ao personagem já adulto e fugido do sanatório causando o terror numa pequena cidade, fica evidente que John Carpenter dirigiu uma obra de gênio.
Quinta-feira, 05/02, às 17h. Sábado, 07/02, às 13h.


Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
Direção e Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Tom Rolf
Música: Jack Nitzsche
Produção: A-Team, Columbia Pictures
Distribuição: Columbia Pictures
Com George C. Scott, Peter Boyle, Season Hubley e Dick Sargent
Um pai calvinista sai de sua pequena cidade no centro-oeste americano para encontrar a filha que desapareceu numa excursão religiosa na Califórnia. Com a ajuda de um detetive, ele descobre que ela agora trabalha no mercado de cinema pornográfico em Los Angeles. Também de formação calvinista, Paul Schrader discute algumas questões caras ao seu cinema, como a impossibilidade da pureza e de um paraíso.
Sexta-feira, 06/02, às 15h30. Segunda-feira, 09/02, às 15h.

Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: Terrence Malick
Fotografia: Tak Fujimoto, Stevan Larner e Brian Probyn
Montagem: Robert Estrin
Música: George Aliceson Tipton
Produção: Warner Brothers, Pressman-Williams, Jill Jakes Production e Badlands Company
Distribuição: Warner Brothers
Com Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates e Ramon Bieri
Em total descontrole, um jovem rebelde mata o pai de sua namorada adolescente e os dois fogem deixando um rastro de violência pela Dakota do Sul. Este primeiro longa de Terrence Malick dividiu as atenções com o aclamado “Caminhos Perigosos”, de Martin Scorsese, lançado no mesmo ano.
Sexta-feira, 06/02, às 17h45. Domingo, 08/02, às 19h30.

Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
Direção e Montagem: Monte Hellman
Roteiro: Rudy Wurlitzer eWill Corry
Fotografia: Jack Deerson e Gregory Sandor (não creditado)
Música: Billy James (não creditado)
Produção: Michael Laughlin Enterprises e Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Com James Taylor, Dennis Wilson, Warren Oates e Laurie Bird
Nesta produção de Monte Hellman, Piloto e Mecânico viajam pelas estradas americanas em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina, os dois, acompanhados de uma garota, conhecem G.T.O., um homem com obsessão por velocidade automobilística. Eles apostam uma corrida até Washington e o prêmio será o carro do perdedor.
Sábado, 07/02, às 17h15. Segunda-feira, 09/02, às 17h15.

Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Tom Rolf e Melvin Shapiro
Música: Bernard Herrmann
Produção: Columbia Pictures Corporation, Bill/Phillips e Ítalo/Judeo Productions
Distribuição: Columbia Pictures/Columbia Films
Com Robert De Niro, Cybill Shepherd, Jodi Foster e Harvey Keitel
Este clássico mostra a violenta saga de Travis Bickle, um psicótico ex-combatente do Vietnã que enxerga Nova York como uma Sodoma e Gomorra que tem de ser limpa. O filme consagrou Martin Scorsese, muito feliz aqui em aliar um estilo mais realista das filmagens em rua com uma estilização que, juntos, traduzem o olhar distorcido do personagem sobre o mundo. A brutalidade extrema, inclusive no gesto salvador do taxista, é a ironia de Scorsese para falar sobre a violência das coisas.
Sábado, 07/02, às 19h15. Segunda-feira, 09/02, às 19h15.

Quinta-feira, 22/01, às 19h30 – Debate – O Cinema da Nova Hollywood

Com Cleber Eduardo e Luiz Carlos de Oliveira Jr.
Mediação: Francis Vogner dos Reis.


Cléber Eduardo é professor e pesquisador do curso de bacharelado de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário SENAC. Atua como curador, desde 2007, da Mostra de Cinema de Tiradentes. É mestre pela ECA-USP com pesquisa sobre documentário brasileiro contemporâneo. É, também, autor de
artigos publicados em livros da área.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A Mise en Scène no Cinema: Do Clássico ao Cinema de Fluxo (Papirus, 2013). Ex-editor da revista Contracampo, já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Foco, Interlúdio e Paisà. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Cinesesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas.

Francis Vogner dos Reis é crítico, roteirista, professor de cinema e curador da mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood.

Programação diária:

Quarta-feira, 21 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.
18h – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
20h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.

Quinta-feira, 22 de janeiro
15h – A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
17h15 – MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.

19h30 – Debate

Sexta-feira, 23 de janeiro
13h – O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-ray, 16 anos.
15h30 – Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
17h50 – O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
20h – Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 24 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm 16 anos.
18h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.
20h30 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.

Domingo, 25 de janeiro
13h – A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
15h – A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
17h30 – Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces).EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
19h30 – MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 26 de janeiro
15h – Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
17h – O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
19h15 – Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.

Quarta-feira, 28 de janeiro
15h – Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
17h – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
19h30 – Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.

Quinta-feira, 29 de janeiro
15h – Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
17h – Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.

Sexta-feira, 30 de janeiro
15h – Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.
17h – Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.
19h30 – Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 31 de janeiro
12h – O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
15h15 – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’,35mm, 14 anos.
17h45 – Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
19h45 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.

Domingo, 01 de fevereiro
13h – Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
15h – Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
17h – Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 02 de fevereiro
15h – O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
17h10 – Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm
19h30 – Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.

Quarta-feira, 04 de fevereiro
15h – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
17h30 – Rede de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital, 14 anos.
20h – O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.

Quinta-feira, 05 de fevereiro
15h – A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
17h – Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
19h – Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.

Sexta-feira, 06 de fevereiro
13h – Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
15h30 – Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
17h45 – Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
19h45 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 07 de fevereiro
13h – Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
14h50 – O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, digital, 16 anos.
17h15 – Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.
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Domingo, 08 de fevereiro
14h – O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
17h15 – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
19h30 – Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 09 de fevereiro
15h – Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
17h15 – Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.


Serviço:

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro SP Capital
01012 000
Telefone: 11 3113-3651
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia e filmes em DVD ou Blu-Ray)
... Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood
de 21 de janeiro a 9 de fevereiro de 2015 no CCBB SP
  
O CCBB Brasília e o CCBB Rio de Janeiro também recebem a Mostra, respectivamente nos períodos de 14 de janeiro a 9 de fevereiro e de 28 de janeiro a 16 de fevereiro.

A partir da próxima quarta, 21 de janeiro, a Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood reúneno CCBB SP,os filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a renovação do cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970.
Além de exibir os longas mais importantes da “Nova Hollywood”, como “O Poderoso Chefão”, “Easy Rider” e “Tubarão”, a mostra traz também os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, tais como “Halloween”.
A curadoria feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos Reis selecionou filmes com os quaismuitos jovens diretores impuseram sua marca ao abordar temas tabus por meio de instigantes formas narrativas e,assim, conseguiram um lugar de destaque no cinema moderno mundial, além de influenciaras últimas quatro décadasdo cinema que surgiu em seguida.
Das produções mais representativas desse período, tais como os já citados sucessos “Tubarão”, de Steven Spielberg, e “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, além de trabalhos mais raros (alguns inéditos no Brasil), porém fundamentais para o cinema moderno, 23 filmes serão exibidos em 35 mm e sete, em versão digital.
Na programação da mostra, produzida pela Enquadramento Produções, estão inclusos debates nas três cidades com os curadores e com críticos de cinema, autores de ensaios que constam do catálogo do evento.

Nova Hollywood
Nos últimos anos, em virtude do lançamento de livros como “Cenas de uma revolução - O nascimento da Nova Hollywood”, do jornalista Mark Harris, e “Como a geração sexo, drogas e rock n’ roll salvou Hollywood”, de Peter Biskind, o termo “Nova Hollywood” se oficializou como a definição mais satisfatória da virada moderna do cinema norte-americano.

A Nova Hollywood é um fenômeno extremamente significativo à história do cinema, tanto pelo que representou como modernização cinematográfica norte-americana quanto pelos cinemas que surgiriam a partir dali, nos EUA e no resto do mundo, a exemplo da produção asiática.

Nessa experiência, a indústria americana se reinventou com novos temas e novas formas, entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70, por meio de cineastas - como, por exemplo, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma - oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus.

Nesse mesmo período, houve uma crescente influência estética das obras off-Hollywood: os filmes B (como “Nasce um Monstro” de Larry Cohen) e os independentes (como “Os Maridos”, de John Cassavetes). Esses filmes e sistemas alternativos de produção dos anos 50 ajudaram a forjar o novo cinema americano e um novo modelo de produção que abrigou a indústria e suas superproduções (como as de Lucas e Spielberg), o cinema independente (que tem Cassavetes como patrono) e também aqueles cineastas que se dividiam entre as grandes e pequenas produções (tais como Coppola e De Palma).

Programação:
O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: Michael Cimino
Fotografia: Vilmos Zsigmond
Montagem: Lisa Fruchtman, Gerald B. Greenberg, William Reynolds e Tom Rolf
Música: David Mansfield
Produção: Partisan Productions
Distribuição: United Artists
Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert e Jeff Bridges
No Wyoming, em 1890, o xerife James Averillluta se junta aos fazendeiros imigrantes contra os ricos criadores de gado em disputa por mais terras, no episódio que ficou conhecido como a Guerra do Condado Johnson.
Esta produção de Michael Cimino quebrou a produtora United Artists e marcou o fim da Nova Hollywood.
Quarta-feira, 21/01, às 14h. Sábado, 24/01, às 14h.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen e Marshall Brickman
Fotografia: Gordon Willis
Montagem: Wendy Greene Bricmont e Ralph Rosenblum
Produção: Rollins-Joffe Productions
Distribuição: United Artists
Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts e Shelley Duvall
Vencedor do Oscar de melhor filme, direção (Woody Allen), atriz (Diane Keaton) e roteiro original (Woody Allen e Marshall Brickman), este longa conta a história de um humorista judeu recém-divorciado, interpretado por Allen, que se apaixona por uma complexa cantora em início de carreira. Bem na toada desiludida dos anos 1960 e 1970, o diretor aposta numa crônica, em fortes e iluminados diálogos e situações, para comentar sobre as relações a dois, perecíveis mas sempre intensas e inevitáveis.
Quarta-feira, 21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 20h30.

All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Fosse
Roteiro: Robert Alan Aurthur e Bob Fosse
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Montagem: Alan Heim
Música: Ralph Burns
Produção: Columbia Pictures e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Roy Scheider, Jessica Lange, Leland Palmer e Ann Reinking
Enfartado e agonizando na UTI de um hospital, Joe Gideon, grande nome do show business, rememora a sua vida. Neste filme semibiográfico de Bob Fosse, cineasta que sempre teve no palco um espaço de revelação do pior e melhor do mundo, o diretor parece falar também sobre a impossibilidade de um cinema musical no final de década de 1970. Pelo filme, Fosse ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quarta-feira, 21/01, às 20h. Sábado, 24/01, às 18h.

A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
Direção: Hal Ashby
Roteiro: Robert Towne
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Robert C. Jones e Ken Zemke (não creditado)
Música: Johnny Mandel
Produção: Columbia Pictures Corporation, Bright-Persky Associates e Acrobat Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Jack Nicholson, Otis Young, Randy Quaid e Nancy Allen
Dois oficiais da marinha escoltam um marinheiro condenado a oito anos de prisão pelo furto de uns poucos dólares. A curta convivência cria uma afetividade entre os três. Hal Ashby, o “mais hippie dos cineastas da Nova Hollywood”, olha seus personagens com carinho e dedicação, respeitando-os em seus mais particulares e banais desejos e sentimentos. Jack Nicholson ganhou a Palma de Ouro de Melhor Ator no Festival de Cannes.
Quinta-feira, 22/01, às 15h. Domingo, 25/01, às 15h.

MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.
Direção: Robert Altman
Roteiro: Ring Lardner Jr.
Fotografia: Harold E. Stine
Montagem: Danford B. Greene
Música: Johnny Mandel
Produção: Aspen Productions, Ingo Preminger Productions e Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Donald Sutherland, Elliott Gold, Tom Skerritt e Sally Kellerman
A comédia de Robert Altman se passa na década de 1950 quando os capitães "Hawkeye" Pierce e "Duke" Forrest chegam para trabalhar como médicos-cirurgiões num jipe roubado da 4.077ª Unidade Médica Cirúrgica Móvel do Exército (sigla "MASH" em inglês). O filme,estruturado de maneira episódica, o que foi saudado como uma inovação no cinema americano, recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quinta-feira, 22/01, às 17h15. Domingo, 25/01, às 19h30.

O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-Ray, 16 anos.
Direção: William Friedkin
Roteiro: Walon Green
Fotografia: Dick Bush e John M. Stephens
Montagem: Bud S. Smith e Robert K. Lambert
Música: Tangerine Dream
Produção: Film Properties International N.V., Paramount Pictures e Universal Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal e Amidou
Um grupo de voluntários trabalha em uma companhia de petróleo na selva africana e é enviado com um carregamento de explosivos para conter o fogo de um incêndio em uma perfuração. O grupo terá de transportar os explosivos em território selvagem e acidentado utilizando dois caminhões velhos. É uma aventura cinematográfica intensa e obsessiva (à altura das de Werner Herzog) que o diretor William Friedkin realizou depois do sucesso O Exorcista.
Sexta-feira, 23/01, às 13h. Sábado, 07/02, às 14h50.

Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
Direção: John Milius
Roteiro: John Milius, Dennis Aaberg e Joel Chernoff (não creditado)
Fotografia: Bruce Surtees
Montagem: Carroll Timothy O’Meara e Robert L. Wolfe
Música: Basil Poledouris
Produção: A-Team
Distribuição: Warner Bros
Com Jan-Michael Vincent, William Katt, Gary Busey ePatti D’Arbanville
Neste, que é um dos filmes mais pessoais de John Milius, três amigos surfistas californianos se reencontram após um afastamento de mais de uma década, durante a qual todos eles acabaram servindo na Guerra do Vietnã.
Sexta-feira, 23/01, às 15h30. Sexta-feira, 06/02, às 13h.

O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
Direção: Paul Newman
Roteiro: Alvin Sargent
Fotografia: Adam Holender
Montagem: Evan A. Lottman
Música: Maurice Jarre
Produção: Twentieth Century Fox Film
Distribuição: Twentieth Century Fox Film
Com Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach e David Spielberg
Adaptado da peça The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, do escritor americano Paul Zindel, o filme mostra Beatrice, uma mãe solteira que vive com as filhas. Enquanto as garotas se voltam às preocupações típicas da adolescência, Beatrice cada vez mais se torna irascível e solitária.
Este filme confirma o ator Paul Newman como um dos grandes diretores americanos dos anos 70.
Sexta-feira, 23/01, às 17h30. Segunda-feira, 26/01, às 17h.

Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
Direção: Bob Rafelson
Roteiro: Carole Eastman
Fotografia: László Kovacs
Montagem: Christopher Holmes e Gerald Shepard
Produção: BBS Productions, Columbia Pictures Corporation e Raybert Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Jack Nicholson, Karen Black, Billy Green Rush e Susan Anspach
Filme independente de Bob Rafelson, que conta a história de um talentoso pianista que optou pela errância profissional. Por não assumir compromisso com nada, o personagem é uma das mais emblemáticas encarnações da geração perdida que o cinema da Nova Hollywood sempre teve interesse em levar para a tela.
Sexta-feira, 23/01, às 20h. Domingo, 25/01, às 17h30.

A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
Direção: John Flynn
Roteiro: Paul Schrader e Heywood Gould
Fotografia: Jordan Cronenweth
Montagem: Frank P. Keller
Música: Barry De Vorzon
Produção e Distribuição: American International Pictures (AIP)
Com William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes e James Best
Após sofrer uma traumática experiência como prisioneiro na Guerra do Vietnã, Charles Rane retorna aos Estados Unidos como heroi.  Porém, sua vida pessoal está em crise e o as memórias de guerra parecem muito presentes quando Rane é brutalizado por uma quadrilha sádica, que assassina seu filho. Para se vingar, ele encontra ajuda de Johnny Volden, seu parceiro na guerra. A violência em estado bruto, como trauma de um país com valores em crise, é exposta neste filme de John Flynn.
Domingo, 25/01, às 13h. Quinta-feira, 05/02, às 15h.


Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
Direção e Montagem: Peter Bogdanovich
Roteiro: Peter Bogdanovich e Samuel Fuller (corroteirista, não creditado)
Fotografia: László Kovacs
Produção: Saticoy Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Boris Karloff, Tim O’Kelly, Arthur Peterson e Monte Landis.
Longa de estreia de Peter Bogdanovich, o melhor historiador de cinema entre os diretores da Nova Hollywood, que coloca em perspectiva dois personagens: um grande astro dos filmes de terror que se aposenta (não à toa encarnado por Boris Karloff) e um homem comum que, do nada, mata a família e vai a um drive-in para promover um massacre contra os espectadores. É uma forte reflexão sobre o fim da Hollywood clássica numa década que acompanhou o assassinato de John Kennedy e a violência da Guerra do Vietnã
Segunda-feira, 26/01, às 15h. Quinta-feira, 29/01, às 19h15.

Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: John Cassavetes
Fotografia: Victor J. Kemper
Montagem: John Cassavetes
Produção: Faces Music
Distribuição: Columbia Pictures
Com John Cassavetes, Ben Gazzara e Peter Falk
Vizinhos em Long Island, o dentista Gus, o editor Harry e o jornalista Archie são três amigos casados que se reúnem para ir a um enterro. Decidem, então, seguir para um clube em Manhattan para jogar e nadar. Lá, refletem sobre suas vidas e seus amores. John Cassavetes faz uma tragicomédia intensa que, como em seus outros filmes, desconstrói normas de conduta e coloca as emoções a nu.
Segunda-feira, 26/01, às 19h15. Sexta-feira, 30/01, às 17h.

Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
Direção: Dennis Hopper
Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern
Fotografia: László Kovacs e Baird Bryant (não creditado)
Montagem: Donn Cambern
Produção: Columbia Pictures Corporation, Pando Company Inc. e Raybert Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson e  Luana Anders
Filme-ícone da contracultura e grande manifesto do “sexo, drogas e rock’n’roll”, o longa acompanha a trajetória sem destino de dois motoqueiros que cruzam os EUA, numa forte metáfora do questionamento sobre o país. Dennis Hopper ganhou prêmio no Festival de Cannes pela estreia na direção.
Quarta-feira, 28/01, às 15h. Sábado, 31/01, às 17h45.

A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
Direção: Peter Bogdanovich
Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich
Fotografia: Robert Surtees
Montagem: Donn Cambern e Peter Bogdanovich (não creditado)
Produção: Columbia Pictures Corporation e BBS Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Ben Johnson
Bogdanovich constrói um delimitado mas profundo painel sobre a perda da inocência e o fim de um estilo de vida na história de dois amigos que vivem numa pequena cidade do Texas, nos anos 1950. Assim como em “Na Mira da Morte”, do mesmo diretor, o filme aposta na ambientação rota para comentar sobre o fim de um certo tipo de cinema e de olhar idealizado sobre o mundo.
Quarta-feira, 28/01, às 17h. Sábado, 31/01, às 15h15.

Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: Rudy Wurlitzer
Fotografia: John Coquillon
Montagem: Roger Spottiswoode
Música: Bob Dylan
Produção e Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer
Com James Coburn, Kris Kristofferson, Richard Jaeckel e Bob Dylan
Antes um fora da lei, Pat Garrett agora é o xerife que está na cola de seu antigo parceiro de crime e amigo, Billy the Kid. O diretor Peckinpah trata da passagem do tempo e da crise dos personagens. As canções do filme foram compostas e interpretadas por Bob Dylan.
Quarta-feira, 28/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 17h10.

Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
Direção e Roteiro: Larry Cohen
Fotografia: Fenton Hamilton
Montagem: Peter Honess
Música: Bernard Herrmann
Produção: Warner Bros. e Larco Productions
Distribuição: Warner Bros.
Com John P. Ryan, Sharon Farrell, James Dixon e William Wellman Jr.
O filme de horror, que se tornou um paradigma da produção B “off Hollywood”, conta a história de um bebê mutante nasce com um apetite voraz e canibal. Ao fugir do hospital, coloca em pânico uma pequena cidade americana. A polícia caça o monstro, que deixa um rastro de terror e morte por onde passa.
Quinta-feira, 29/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 13h.

Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck
Fotografia: Jan D’Alquen e Ron Eveslage
Montagem: Verna Fields, Marcia Lucas e George Lucas (não creditado)
Produção: Universal Pictures, Lucasfilm e The Coppola Company
Distribuição: Universal Pictures
Com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Mat e Charles Martin Smith
O primeiro filme de George Lucas começa em uma madrugada do início dos anos 1960, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, quando Curt e Steve enfrentam uma série de situações antes de partirem para a universidade: Curt persegue a imagem de uma loira que deseja conhecer e Steve tenta se reconciliar com a namorada.
Quinta-feira, 29/01, às 17h. Domingo, 01/02, às 17h.

Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Vilmos Zsygmond
Montagem: Paul Hirsch
Música: Bernard Herrmann
Produção: Columbia Pictures eYellowbird Productions
Distribuição: Columbia Pictures
Com Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow e Stocker Fontelieu
Um empresário tem sua vida destruída quando a filha e a esposa são sequestradas e assassinadas. Dez anos depois, na Itália, ele conhece uma mulher idêntica à sua falecida esposa. O diretor Brian De Palma faz uma releitura radical e original de “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock.
Sexta-feira, 30/01, às 15h. Domingo, 01/02, às 19h15.

Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Peter Benchley e Carl Gottlieb
Fotografia: Bill Butler
Montagem: Verna Fields
Música: John Williams
Produção: Zanuck/Brown Productions e Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Lorraine Gray
Depois que uma criança é morta por um tubarão, o animal passa a ser caçado pelos pescadores do local. No feriado de 4 de julho, um novo ataque aterroriza os turistas e os moradores e faz com que o xerife, acompanhado de um cientista e um pescador, vá caçar o tubarão. Sucesso de bilheteria e lançado no verão americano, o longa inaugurou o que se chama até hoje de “Temporada de Verão”, época dos maiores lançamentos nos Estados Unidos.
Sexta-feira, 30/01, às 19h30. Segunda-feira, 02/02, às 19h30.

O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Mario Puzo e Francis Ford Coppola
Fotografia: Gordon Willis
Montagem: William Reynolds e Peter Zinner
Música: Nino Rota
Produção: Paramount Pictures e Alfran Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Richard S. Castellano
Premiado nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo) e melhor ator (Marlon Brando) do Oscar de 1973, o filme conta a saga da família Corleone e sua trajetória na máfia nos Estados Unidos. Quando o patriarca Vito Corleone é baleado, seu filho Michael, que sempre quis distância dos negócios do pai, tem de assumir a responsabilidade pela família. O filme mais célebre de Coppola é o maior símbolo da aliança entre a política dos estúdios e um cinema autoral.
Sábado, 31/01, às 12h. Domingo, 08/02, às 14h.

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.
Direção e Roteiro: Roman Polanski
Fotografia: William A. Fraker
Montagem: Sam O’Steen, Bob Wyman
Música: Krzysztof Komeda
Produção: William Castle Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon e Sidney Blackmer
Neste filme clássico do cinema de horror, Rosemary e seu marido se mudam para um apartamento em Nova York ao lado de um excêntrico casal de idosos, que logo invade a privacidade dos recém-chegados. Depois de pesadelos demoníacos, Rosemary fica grávida. Ela começa a desconfiar da conduta das pessoas, que parecem ter obsessão por sua gravidez.
Sábado, 31/01, às 19h45. Sexta-feira, 06/02, às 19h45.

Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
Direção: Walter Hill
Roteiro: David Shaber e Walter Hill
Fotografia: Andrew Laszlo
Montagem: Freeman A. Davies, David Holden, Susan E. Morse e Billy Weber
Música: Barry De Vorzon
Produção e Distribuição: Paramount Pictures
Com Michael Beck, James Remar, Dorsey Wright e David Harris
Numa Nova York futurista, durante uma reunião com todas as gangues de delinquentes, o líder idealista que promove a união entre os grupos é assassinado. A culpa recai sobre uma gangue da periferia, que tem de fugir para evitar os justiceiros, enquanto pretende provar sua inocência.
Domingo, 01/02, às 15h. Quinta-feira, 05/02, às 19h.

O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Ernest Tidyman
Fotografia: Bruce Surtees
Montagem: Ferris Webster
Música: Dee Barton
Produção: Universal Pictures e Malpaso Company
Distribuição: Universal Pictures
Com Clint Eastwood, Verna Bloom, Marianna Hill e Mitchell Ryan
Um forasteiro chega à pequena cidade de Lago, no Arizona. Ameaçado, mata três pistoleiros e acaba assumindo a tarefa de proteger a cidade de bandidos violentos que vão chegar em breve. Ele manda pintar a cidade de vermelho e muda seu nome para Hell (inferno). Primeiro western dirigido por Eastwood em que seu personagem encarna uma espécie de anjo vingador.
Segunda-feira, 02/02, às 15h. Quarta-feira, 04/02, às 20h.

Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
Direção: Arthur Penn
Roteiro: David Newman, Robert Benton e Robert Towne (não creditado)
Fotografia: Burnett Guffey
Montagem: Dede Allen
Música: Charles Strouse
Produção: Warner Brothers/Seven Arts, Tatira-Hiller Productions
Distribuição: Warner Brothers/Seven Arts
Com Faye Dunaway, Warren Beatty, Gene Hackman e Estelle Parsons
Baseado na história real de Clyde Barrow e Bonnie Parker, o filme acompanha a dupla de assassinos e ladrões de banco que desafiaram as autoridades e conquistaram a opinião pública nos Estados Unidos dos anos 1930.
Aliando violência e sexo à imagem do casal criminoso, o filme tornou-se um marco da renovação do cinema americano em 1967.
Quarta-feira, 04/02, às 15h. Domingo, 08/02, às 17h15.

Rede de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital, 14 anos.
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Paddy Chayefsky
Fotografia: Owen Roizman
Montagem: Alan Heim
Música: Elliot Lawrence
Produção: Metro-Goldwyn-Mayer e United Artists
Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer
Com Peter Finch, Faye Dunaway, Beatrice Straight, William Holden e Robert Duvall
Após ser demitido pelos baixos índices de audiência de seu programa, o âncora Howard Beale anuncia, em rede nacional, que irá se matar ao vivo. Os índices aumentam e, em princípio, a emissora decide mantê-lo no ar. Mas o jornalista se descontrola e começa a escancarar as irregularidades da grande mídia.
O filme recebeu o Oscar de melhor ator (póstumo, Peter Finch), de melhor atriz (Faye Dunaway), de melhor atriz coadjuvante (Beatrice Straight) e de melhor roteiro original (Paddy Chayefsky) em 1977.
Quarta-feira, 04/02, às 17h30.

Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
Direção e Música: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter e Debra Hill
Fotografia: Dean Cundey
Montagem: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace
Produção: Compass International Pictures eFalcon International Productions
Distribuição: Compass International Pictures e Mid-AmericaReleasing
Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Kyes e P. J. Soles
Com meros US$ 325 mil de bilheteria, este longa é o predecessor dos filmes de serial killers, que fez do personagem Michael Myers a grande matriz de Jason (Sexta-Feira 13) e Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo). De um inicial plano-sequência magnífico, mostrado pelo ponto de vista de Myers aos 6 anos, ao personagem já adulto e fugido do sanatório causando o terror numa pequena cidade, fica evidente que John Carpenter dirigiu uma obra de gênio.
Quinta-feira, 05/02, às 17h. Sábado, 07/02, às 13h.


Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
Direção e Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Tom Rolf
Música: Jack Nitzsche
Produção: A-Team, Columbia Pictures
Distribuição: Columbia Pictures
Com George C. Scott, Peter Boyle, Season Hubley e Dick Sargent
Um pai calvinista sai de sua pequena cidade no centro-oeste americano para encontrar a filha que desapareceu numa excursão religiosa na Califórnia. Com a ajuda de um detetive, ele descobre que ela agora trabalha no mercado de cinema pornográfico em Los Angeles. Também de formação calvinista, Paul Schrader discute algumas questões caras ao seu cinema, como a impossibilidade da pureza e de um paraíso.
Sexta-feira, 06/02, às 15h30. Segunda-feira, 09/02, às 15h.

Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
Direção e Roteiro: Terrence Malick
Fotografia: Tak Fujimoto, Stevan Larner e Brian Probyn
Montagem: Robert Estrin
Música: George Aliceson Tipton
Produção: Warner Brothers, Pressman-Williams, Jill Jakes Production e Badlands Company
Distribuição: Warner Brothers
Com Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates e Ramon Bieri
Em total descontrole, um jovem rebelde mata o pai de sua namorada adolescente e os dois fogem deixando um rastro de violência pela Dakota do Sul. Este primeiro longa de Terrence Malick dividiu as atenções com o aclamado “Caminhos Perigosos”, de Martin Scorsese, lançado no mesmo ano.
Sexta-feira, 06/02, às 17h45. Domingo, 08/02, às 19h30.

Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
Direção e Montagem: Monte Hellman
Roteiro: Rudy Wurlitzer eWill Corry
Fotografia: Jack Deerson e Gregory Sandor (não creditado)
Música: Billy James (não creditado)
Produção: Michael Laughlin Enterprises e Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Com James Taylor, Dennis Wilson, Warren Oates e Laurie Bird
Nesta produção de Monte Hellman, Piloto e Mecânico viajam pelas estradas americanas em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina, os dois, acompanhados de uma garota, conhecem G.T.O., um homem com obsessão por velocidade automobilística. Eles apostam uma corrida até Washington e o prêmio será o carro do perdedor.
Sábado, 07/02, às 17h15. Segunda-feira, 09/02, às 17h15.

Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Fotografia: Michael Chapman
Montagem: Tom Rolf e Melvin Shapiro
Música: Bernard Herrmann
Produção: Columbia Pictures Corporation, Bill/Phillips e Ítalo/Judeo Productions
Distribuição: Columbia Pictures/Columbia Films
Com Robert De Niro, Cybill Shepherd, Jodi Foster e Harvey Keitel
Este clássico mostra a violenta saga de Travis Bickle, um psicótico ex-combatente do Vietnã que enxerga Nova York como uma Sodoma e Gomorra que tem de ser limpa. O filme consagrou Martin Scorsese, muito feliz aqui em aliar um estilo mais realista das filmagens em rua com uma estilização que, juntos, traduzem o olhar distorcido do personagem sobre o mundo. A brutalidade extrema, inclusive no gesto salvador do taxista, é a ironia de Scorsese para falar sobre a violência das coisas.
Sábado, 07/02, às 19h15. Segunda-feira, 09/02, às 19h15.

Quinta-feira, 22/01, às 19h30 – Debate – O Cinema da Nova Hollywood

Com Cleber Eduardo e Luiz Carlos de Oliveira Jr.
Mediação: Francis Vogner dos Reis.


Cléber Eduardo é professor e pesquisador do curso de bacharelado de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário SENAC. Atua como curador, desde 2007, da Mostra de Cinema de Tiradentes. É mestre pela ECA-USP com pesquisa sobre documentário brasileiro contemporâneo. É, também, autor de
artigos publicados em livros da área.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A Mise en Scène no Cinema: Do Clássico ao Cinema de Fluxo (Papirus, 2013). Ex-editor da revista Contracampo, já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Foco, Interlúdio e Paisà. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Cinesesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas.

Francis Vogner dos Reis é crítico, roteirista, professor de cinema e curador da mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood.

Programação diária:

Quarta-feira, 21 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.
18h – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
20h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.

Quinta-feira, 22 de janeiro
15h – A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
17h15 – MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.

19h30 – Debate

Sexta-feira, 23 de janeiro
13h – O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, Blu-ray, 16 anos.
15h30 – Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
17h50 – O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
20h – Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces). EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 24 de janeiro
14h – O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate). EUA, 1980, 216’, 35mm 16 anos.
18h – All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz). EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.
20h30 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.

Domingo, 25 de janeiro
13h – A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
15h – A Última Missão (The Last Detail). EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
17h30 – Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces).EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
19h30 – MASH (MASH). EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 26 de janeiro
15h – Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
17h – O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds). EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
19h15 – Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.

Quarta-feira, 28 de janeiro
15h – Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
17h – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
19h30 – Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.

Quinta-feira, 29 de janeiro
15h – Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
17h – Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Na Mira da Morte (Targets). EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.

Sexta-feira, 30 de janeiro
15h – Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.
17h – Os Maridos (Husbands). EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.
19h30 – Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 31 de janeiro
12h – O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
15h15 – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show). EUA, 1971, 126’,35mm, 14 anos.
17h45 – Sem Destino (Easy Rider). EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
19h45 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.

Domingo, 01 de fevereiro
13h – Nasce um Monstro (It’s Alive). EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
15h – Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
17h – Loucuras de Verão (American Graffiti). EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Trágica Obsessão (Obsession). EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 02 de fevereiro
15h – O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
17h10 – Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid). EUA, 1973, 122’, 35mm
19h30 – Tubarão (Jaws). EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.

Quarta-feira, 04 de fevereiro
15h – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
17h30 – Rede de Intrigas (Network). EUA, 1976, 121’, digital, 14 anos.
20h – O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter). EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.

Quinta-feira, 05 de fevereiro
15h – A Outra Face da Violência (Rolling Thunder). EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
17h – Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
19h – Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors). EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.

Sexta-feira, 06 de fevereiro
13h – Amargo Reencontro (Big Wednesday). EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
15h30 – Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
17h45 – Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
19h45 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby). EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 07 de fevereiro
13h – Halloween – A Noite do Terror (Halloween). EUA,1978, 91’, digital, 14 anos.
14h50 – O Comboio do Medo (Sorcerer). EUA, 1977, 121’, digital, 16 anos.
17h15 – Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.
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Domingo, 08 de fevereiro
14h – O Poderoso Chefão (The Godfather). EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
17h15 – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde). EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
19h30 – Terra de Ninguém (Badlands). EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.

Segunda-feira, 09 de fevereiro
15h – Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore). EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
17h15 – Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop). EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
19h15 – Taxi Driver (Taxi Driver). EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.


                              Serviço:

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro SP Capital
01012 000
Telefone: 11 3113-3651
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia e filmes em DVD ou Blu-Ray)

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Variedades: Filme Ausência, de Chico Teixeira, selecionado para 36ª Mostra Panorama da Berlinale 2015






Filme aborda a vida de um jovem na busca pelo afeto

Redação


 AUSÊNCIA, o segundo filme de ficção de Chico Teixeira, acaba de ser selecionado para ir à capital da Alemanha, para a 36ª Mostra Panorama do 65º Festival de Berlim, que começa em 5 de fevereiro. A Mostra, que dá espaço para produções independentes, conta com estreias mundiais ou europeias todos os anos.

 O filme narra a história de Serginho, um jovem em busca de afeto, que aos 15 anos, procura um lugar para si num mundo que lhe obrigou a crescer antes do tempo. As circunstâncias o tornaram o homem da casa, responsável pela mãe (Gilda Nomacce) e pelo irmão pequeno. Num momento de transição, ele sente falta de um amor de verdade, de perspectiva profissional, de carinho. Ele se desdobra para suprir tantas ausências e quase sempre consegue. Até chegar um momento em que tudo entorna, tudo transborda. Serginho quer mais dos seus amigos, pais, do chefe, do professor Ney (Irandhir Santos), e do seu futuro.

 O longa-metragem é uma coprodução Brasil/Chile/França. Esta é a segunda parceria entre a BossaNovaFilms e a Chilena Wood Producciones. Anteriormente, produziram juntos “Violeta foi para o Céu”, melhor filme em Sundance 2012, estrelado por Francisca Gavilán, que em Ausência interpreta Ivone, a mulher do mágico.

 No Festival do Rio 2014, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Troféu Redentor de Melhor Ator (Matheus Fagundes). Foi a produção mais premiada no Fest Aruanda 2014, depois de passar pela 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

                                                    PRÊMIOS
· Cine en Construcción no Art Cinema CICAE em Toulouse 2014;
· Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio 2014;
· Melhor Ator (Matheus Fagundes) no Festival do Rio 2014;
· Prêmio da Crítica (Abraccine) no Fest Aruanda 2014;
· Melhor Direção (Chico Teixeira) no Fest Aruanda 2014;
· Melhor Ator (Matheus Fagundes) no Fest Aruanda 2014;
· Melhor Roteiro (Chico Teixeira, Cesar Turim e Sabina Anzuategui) no Fest Aruanda 2014.

                                                        SOBRE CHICO TEIXEIRA
 Com uma narrativa que se aproxima do documental, Chico Teixeira tem cada vez mais procurado em seus filmes histórias que retratam conflitos interiores e familiares. É na ansiedade de seus personagens e em seus desejos não realizados que o cineasta se concentra. Seu universo é um mundo verossímil e popular em que capta a intensidade das relações humanas em meio a uma vida simples, tornando-a singular.

 O cineasta começou sua carreira dirigindo documentários, sempre com temas que tivessem uma estranheza. Possui em seu currículo os documentários “Criaturas que nasciam em segredo” (1995), “Carrego Comigo” (2000), selecionados e premiados em diversos festivais em todo o mundo. Sua primeira ficção, “A Casa de Alice” (2007), estreou na Berlinale, na Mostra Panorama de 2007, e o projetou internacionalmente, com participação em mais de 60 festivais internacionais, onde recebeu 33 prêmios. Agora, o diretor volta à Berlim com Ausência, seu segundo longa de ficção, premiado no Festival do Rio 2014 e no Fest Aruanda 2014.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Túnel do Tempo: Colégio eleitoral confirma Tancredo Neves




Tancredo venceu as eleições, mas não conseguiu exercer o cargo, morrendo em 21 de abril de 1985

Luís Alberto Alves
Eleição indireta: Em 15 de janeiro de 1985, a chapa Tancredo Neves/José Sarney era eleita pelo Congresso Nacional derrotando Paulo Maluf, o candidato da Ditadura Militar, no poder há 21 anos.
 O pleito foi a saída com a derrota da emenda Dante de Oliveira, em abril de 1984, que instituía eleições diretas para presidente da República.  Na coligação Aliança Democrática, reunindo vários partidos de oposição, Tancredo Neves foi o escolhido para fazer a transição da ditadura para a democracia.
 Porém ele não conseguiu assumir, adoecendo gravemente, com várias semanas internado no Incor, em São Paulo, onde morreu em 21 de abril. O vice José Sarney entrou para a galeria política, como o primeiro presidente após o triste Regime de 1964, responsável pela tortura e morte de inúmeros opositores do governo militar.

Radiografia de Sampa: Praça Carlos Gardel





Luís Alberto Alves

 Charles Román Gardés nasceu em Toulose, França, em 11 de dezembro de 1890. Foi para a Argentina com sua mãe, e neste país viveu com muitas dificuldades. Aos 14 anos fugiu para Montevidéu. Voltou para Buenos Aires já adulto e como cantor.

 Esteve em Paris onde deu vários recitais. Apareceu nas maiores cadeias de rádio dos Estados Unidos onde se tornou muito conhecido. Realizou centenas de gravações, sendo principalmente no gênero Tango. Neste gênero, sua melhor gravação foi "Mano a Mano", e igualmente famosas foram: "La Cumparsita", "Melodia de Arrabal", "Mi Buenos Aires Querido", etc.


 É considerado o expoente máximo do tango argentino. Faleceu em 24 de junho de 1935 num acidente de avião. A Praça Carlos Gardel (foto)  fica no bairro de Vila Mariana, Zona Sul de SP.