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terça-feira, 10 de junho de 2014

Geral: Comissão aprova alarme para informar caçamba levantada em caminhões



Caçamba levantada já provocou diversos acidentes

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, no dia último dia 21, proposta (PL 5.528/13) que torna obrigatória a instalação de alarme, nos caminhões com caçamba-basculante, para alertar o motorista quando a caçamba estiver levantada.
 O projeto, do deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), muda o artigo do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) que enumera os equipamentos obrigatórios para que veículos possam trafegar com segurança.
 Atualmente, alguns caminhões já têm um sistema de travamento e outros possuem um sinal luminoso, mas eles não são considerados suficientes. A ideia é que haja um sinal sonoro caso a caçamba esteja afastada do chassi para chamar a atenção do condutor.
 O relator, deputado Jaime Martins (PSD-MG), acredita se tratar de uma medida barata e eficaz, uma vez que, ao ser avisado do levantamento da caçamba-basculante, o condutor poderá acionar o rebaixamento, evitando acidentes.
 "É um mecanismo fácil de ser colocado, a um custo extremamente baixo. Muitas vezes, o motorista transita com a caçamba levantada por uma distração, por acionamento indevido. Então, se isso correr, ele vai ter um alerta sonoro e visual que impedirá a ocorrência de danos", argumentou.
                                                                         Linha Amarela
 Não são raros os casos de colisões de caçambas-basculantes contra viadutos e passarelas de pedestres. No início do ano, no Rio de Janeiro, um motorista de caminhão trafegava com a caçamba levantada quando derrubou uma passarela na Linha Amarela. O acidente provocou a morte de cinco pessoas e feriu outras quatro, uma delas o próprio motorista do veículo.
 O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga no DF, Juvenil de Mendes Filho, informou que alguns motoristas de caminhão já vêm instalando o dispositivo sonoro, que custa, em média, R$ 50, por conta própria e que isso é importante para a segurança de todos.
 "No dia a dia do manuseio da caçamba, o motorista vai se acostumar a tocar a campanhia para alertar os outros cidadãos”, observou.
                                                                           Rejeição
A comissão, por outro lado, rejeitou o Projeto de Lei 5.669/09, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que obriga as montadoras a incluir uma série de mecanismos de segurança nos automóveis, como trava de funcionamento do motor; microfone; sistema de comunicação com acesso à polícia; sinalização de emergência; sistema eletrônico de localização do veículo; botão de abertura no interior do porta-malas; entre outros.
Na opinião de Jaime Martins, o projeto, que tramita em conjunto com o PL 5.528/13, provocaria elevação automática dos preços dos carros, pois a tendência é que as fábricas repassem aos consumidores o ônus dessa obrigatoriedade.
                                                                           Tramitação
 A proposta que prevê a instalação de alarme nos caminhões com caçamba-basculante segue agora para 
análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Variedades: Livro A Inversão é a estória quem não gosta de mentir



Livro retrata vida de jovem que desconfia de mentiras

Redação

  Nicolas Narf é um jovem pacato de uma cidade pacata, que possui um útil dom de decifrar mentiras quando as ouve. Sua vida dá indícios de mudança quando ele é recomendado pelo seu professor para um concurso musical, a fim de ter aulas com o maior nome em Música do planeta, o maestro Angelo Paroccinio.

 Após essa participação, Nicolas é vítima de um sequestro com objetivos sinistros, mas é salvo pelo organizador do concurso. Certo de que há muitas coisas escondidas na história, Nicolas decide investigar o que há por trás das mentiras que ouviu de todos. Porém, a verdade se revelará um problema muito grande para um jovem comum. Ele precisará ser mais que um jovem comum.

Ficha técnica:

Título: A Inversão: Prelúdio
Autor: Franklin Santos
Editora: Autopublicado
N° de páginas: 140

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Túnel do Tempo: Massacre na Praça da Paz Celestial



Manifestante chinês entrou para a história ao parar uma coluna de tanque chineses durante protesto

Luís Alberto Alves

Ousadia: No dia 4 de junho de 1989, protesto na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China, resultou num grande massacre de vários manifestantes. Os protestos começaram com marchas pacíficas nas ruas de Pequim. O governo resolveu reprimir com violência. Calcula-se que 10 mil pessoas tenham ficado feridas. A imprensa estrangeira foi expulsa das ruas e as autoridades tentaram controlar a coberturas dos acontecimentos.
 No dia 4 os protestos estudantis ganharam mais força. Em 5 de junho, um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e de forma anônima faz parar uma fileira de tanques de guerra. Mesmo com todo bloqueio imposto pelo governo chinês sua foto ganhou o mundo. Até hoje sua identidade e paradeiro são desconhecidos.


Radiografia de Sampa: Rua Dona Veridiana



A Rua Dona Veridiana fica no bairro de Vila Buarque, Centro de SP

Luís Alberto Alves

 Dona Veridiana Valério da Silva Prado nasceu em 1824. Durante toda a sua vida prestou serviços às obras de caridade e especialmente à Santa Casa de Misericórdia e Seminário da Glória.

 Na sociedade paulista foi sempre uma das figuras de maior prestígio e da mais alta consideração. Faleceu no ano de 1910. Em 1916 a rua que passa ao lado do hospital da Santa Casa ganhou o seu nome. A Rua Dona Veridiana fica no bairro de Vila Buarque, Centro de SP, próximo à Rua das Palmeiras.


Economia: Encher tanque de combustível até a boca prejudica veículo


Independente do combustível não é recomendável transbordar o tanque do veículo

Redação

 Uma lei catarinense e uma campanha educativa realizada em alguns estados brasileiros fazem o alerta: encher o tanque de combustível até a “boca" pode causar prejuízos ao bolso dos motoristas. Em Santa Catarina, os postos de combustíveis estão impedidos desde janeiro de ultrapassar o limite da trava da bomba de abastecimento do carro, conforme a Lei 16.333/14 sancionada pelo governo do Estado. Mas embora sejam os únicos a contar com legislação específica, os catarinenses não estão sozinhos, já que a campanha “Não Passe do Limite” ganhou as ruas em outras regiões do País.

 Hábito tradicional dos motoristas na hora do abastecimento, o famoso "chorinho" prejudica o funcionamento do veículo, levando à perda de desempenho do motor. Isso ocorre porque os tanques têm uma capacidade fixa de abastecimento, com uma área ‘extra’ prevista para receber o volume de combustível que se expande e os gases produzidos em função da temperatura na qual o combustível se encontra.

 Ao ultrapassar esses limites, o combustível ocupa todo o espaço interno e encharca o cânister, um dispositivo feito para absorver os vapores de combustíveis gerados dentro do tanque. Com o excesso de combustível abastecido, o líquido entra no cânister e o sistema de filtro perde sua função, o que pode causar falhas no motor, danos à pintura, desperdício e outros problemas de abastecimento fora dos padrões.

 O catalisador existente no sistema de escapamento de veículos automotores converte os gases veiculares nocivos à natureza e à saúde, diminui o desgaste do veículo e ajuda a atenuar o ruído. Os modelos fabricados pela Tuper seguem a Portaria 282/2008 do Inmetro, que garante a conformidade do produto e os requisitos mínimos necessários para a saúde e segurança dos usuários.

 O consultor técnico da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Salvador Parisi, reforça que com o tanque cheio “até a boca”, o combustível chega ao cânister e quando isso acontece o sistema é destruído e deve ser substituído imediatamente, sob o risco de danos maiores a outros componentes do veículo. “A orientação das montadoras é abastecer com o gatilho da mangueira da bomba na posição ‘automático’ e, após o terceiro desligamento, interromper o processo”, comentou.

 A medida é necessária porque, segundo Parisi, ao abastecer completando o tanque até a ‘boca’, o combustível ocupa todo o espaço interno, inclusive o destinado à sua dilatação. “Nesta situação, não haverá mais espaço interno para expansão, e não somente o tanque estará completo de combustível, como também a mangueira de conexão, entre o bocal de abastecimento e tanque”, disse.


Variedades: Consulado britânico abre exposição Beatles




Os Beatles foram uma das maiores bandas de Rock do mundo

Redação

 No dia 9 de junho, a missão diplomática britânica inaugura a exposição Beatles - 50 anos de história, marcando a data comemorativa da primeira turnê da banda de Liverpool nos Estados Unidos. Cerca de 50 objetos pessoais, discos e fotos do grupo ficarão expostos até 13 de julho, na GREAT Britain House, localizada no Centro Brasileiro Britânico, no bairro de Pinheiros em São Paulo. A GREAT Britain House é uma iniciativa do governo do Reino Unido durante a Copa do Mundo e inclui uma extensa programação com cerca de 20 eventos sobre negócios, cultura e esportes, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Brasília.

 A exposição é organizada pelo colecionador Marco Antonio Mallagoli, fundador do fã clube Revolution. A mostra terá uma linha do tempo, mostrando todos os LPs lançados pela banda; dados importantes da vida pessoal de John, Paul, George e Ringo e momentos históricos da trajetória do grupo, além de discos autografados, fotos pessoais e ingressos dos shows.

 A parte inicial da exposição vai incluir peças autografadas da banda Quarrymen, conjunto original de John Lennon que deu origem aos Beatles, assim como o convite da festa onde John e Paul se conheceram. "Esses são materiais raros e serão expostos para a curiosidade do público apreciador de Beatles e de boa música em geral", disse o curador.

 Destaques da exposição incluem um contrabaixo Hofner autografado por Paul McCartney e duas guitarras Gretsch, do mesmo modelo Traveling Wilburys, edição limitada igual ao instrumento usado por George Harrison; assim como os discos de ouro da música "Hello, GoodBye" e de "She Loves You".

 De 11 a 24 de Junho será realizado também o festival GREAT Pub Rock com mais de 10 shows de novos talentos britânicos nos pubs O'Malley's, St George's Pub, Republic Pub, All Black e Augusta Bakery St em São Paulo. Para animar o jogo entre as seleções da Inglaterra e do Uruguai, haverá um show gratuiro, às 12h, na Praça Antônio Prado ( Rua XV de Novembro, 275). A programação completa da GREAT Britain House pode ser acessada no site: http://www.greatbritainhouse.ukti.gov.uk/Agenda.aspx

Serviço:
Data: 9 de junho a 16 de julho.
Endereço: Centro Brasileiro Britânico| Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros - SP
10h às 19h - Seg a sex. Fechado aos finais de semana, exceto no sábado 14/06. - Exposição "Beatles - 50 anos". Curadoria: Marco Antonio Mallagoli.


Variedades: Jornalista Sebastião Nery lança livro de memórias



O livro descreve os principais fatos ocorridos no Brasil

Redação

 Houve um tempo em que os jornalistas brasileiros escreviam reportagens e artigos sobre o que viam e viviam — sem usar o telefone e o Google. Sebastião Nery, 82 anos, é um deles. Nery, com sua independência e vastíssima cultura, é observador e personagem da cena política brasileira há exatamente 60 anos.

 Ninguém me contou eu vi traz artigos, ensaios e reminiscências de Sebastião Nery desde 1953 a 2013 — seis décadas de fatos sobre os quais escreveu não de ouvir contar, não apurou por telefone nem pesquisou na internet. Ele viu. De alguns, participou.

 Nascido na Bahia, sobrevivente de um parto difícil — quando criança recebeu o apelido de “defuntinho” — Sebastião Nery estudou em seminário católico, estudou Filosofia e Direito, aprendeu a pensar sozinho e engajou-se nos movimentos estudantis e nos principais levantes políticos que sacudiram o Brasil num tempo em que a democracia era bem mais frágil do que hoje e as chamadas “elites” chamavam os militares quando sentiam o “povo” chegar muito perto do poder.

 Quando Getúlio Vargas se matou, em agosto de 1954, Sebastião Nery estava lá. Dez anos depois, quando as tropas do general Olympio Mourão Filho saíram de Minas na direção do Rio, para encantoar o presidente João Goulart, deflagrando o golpe militar de 64, Nery também estava lá. Assim como estava no centro dos acontecimentos quando Jânio Quadros renunciou ou, mais tarde, quando boa parte dos políticos e intelectuais de esquerda mais ativos deixaram o país, para não morrer.

 Nery tornou-se famoso pelos casos do folclore político que juntou numa série de livros transformados em best–sellers nos anos 1970; incendiou a vida nacional com seus artigos polêmicos no semanário Politika ou nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e Folha de S. Paulo; espantou os telespectadores com sua figura agitadíssima na televisão e surpreendeu a todos quando, no governo Collor, acabou adido cultural em Paris.

 Ele já havia sido, até então, além de jornalista, deputado e fiel escudeiro do exilado Leonel Brizola, o incendiário cunhado do presidente deposto João Goulart. Seu estilo independente lhe rendeu processos, prisões, cassação de direitos políticos e  perseguições, tanto pela polícia política quanto pelos chamados “patrulheiros ideológicos”. Foi e continua sendo o jornalista mais polêmico do País.

 Os textos deste livro, ao englobar seis décadas de história, formam um impressionante arquivo de biografias, fatos e revelações envolvendo os grandes nomes da política brasileira, desde a Era Vargas até os dias de hoje.

 Relidas agora, entrevistas com verdadeiras lendas de nossa história política do passado nos fazem refletir sobre a mediocridade da cena atual. Infelizmente a história recente não nos deu muitos personagens à altura dos imponentemente trágicos Cordeiro de Farias, Luís Carlos Prestes, Oscar Pedroso Horta, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, João Goulart, Leonel Brizola, Tancredo Neves.

 Ler as histórias de Sebastião Nery, agora reunidas neste livro, nos permite sorrir e ter  saudade de um tempo em que era possível fazer história participando dela — como Sebastião Nery fez.


NINGUÉM ME CONTOU EU VI
Autor: Sebastião Nery
Gênero: Reportagem
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Formato: 15,6x23 cm
Páginas: 528
Peso: 757g
ISBN: 9788581302102
Selo: Geração
Preço: R$ 54,90
E-book
eISBN: 9788581302119
Preço: R$ 24,90