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 A receita
  com vendas do comércio varejista do Estado de São Paulo cresceu 4,2% ano
  passado em relação a 2012, atingindo R$ 513,2 bilhões. Apenas em dezembro, o
  varejo paulista faturou R$ 52,1 bilhões, o que significa um aumento de 3,8%
  sobre igual mês do ano anterior. Os números são da Pesquisa Conjuntural do
  Comércio Varejista (PCCV), realizada por meio de parceria entre a Federação
  do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)
  e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
 O que contribuiu bastante para o
  incremento de R$ 20,7 bilhões no resultado anual do varejo paulista foi a
  expansão conquistada pelos supermercados, com aumento real de vendas de R$
  5,8 bilhões, além das ampliações de faturamento das lojas de materiais de
  construção (R$ 4,9 bilhões) e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (R$
  4,7 bilhões). Pelo lado negativo, o comportamento da receita das lojas de
  departamentos freou uma elevação maior na receita de 2013, que caiu R$ 5,1
  bilhões no ano; e em menor escala, das lojas de móveis e decoração, com queda
  de R$ 36 milhões em 2013.
 
 Para a Federação, o setor de comércio
  iniciou 2013 diante de um cenário bastante complicado, com inflação alta e
  fundamentos basilares do consumo - como renda e crédito - represados, além de
  alta no número de endividados. Nesse quadro, o desempenho do comércio no ano
  passado teria sido pior não fosse a adoção de vários estímulos ao consumo
  pelo governo federal, entre eles a redução das alíquotas do Imposto sobre
  Produtos Industrializados (IPI) para veículos e eletrodomésticos, linhas de
  financiamento mais acessíveis dentro do programa Minha Casa Melhor e
  utilização dos bancos públicos para redução de juros às pessoas físicas.
  Ainda assim, a Entidade previa uma elevação de faturamento da ordem de 4%,
  0,2 ponto porcentual menor do que o apurado.
 
 Capital
 Com um aumento de 5% constatado em
  dezembro de 2013, frente a igual mês do ano anterior, a receita do comércio
  da capital paulista surpreendeu positivamente ao atingir um total de R$ 161,2
  bilhões no acumulado de 12 meses. Tal faturamento representa um acréscimo
  anual de 4,5%.
 
 As principais contribuições para o
  avanço do resultado de vendas na cidade de São Paulo, no ano, foram das
  concessionárias de veículos, cuja receita cresceu em R$ 4,6 bilhões, das
  lojas de materiais de construção, que tiveram faturamento elevado em R$ 985
  milhões e das lojas de autopeças e acessórios, com ampliação de R$ 240,6
  milhões. Ao recuar em R$ 397,3 milhões, a receita das lojas de departamentos,
  por outro lado, impediu um crescimento do comércio paulistano acima dos 4,5%
  registrados.
 
 Destaques
 A região de Guarulhos foi, entre as 16
  que compõem a pesquisa, a que mais obteve elevação de faturamento do comércio
  em 2013, com alta de 20,9% sobre o apurado no ano anterior, atingindo a cifra
  acumulada de R$ 29,1 bilhões. O segundo melhor desempenho no ano passado foi
  o da região de Sorocaba, ao ampliar a receita em 13,1% frente a 2012,
  registrando um total de R$ 25,2 bilhões.
 
 Os piores resultados em 2013 ficaram
  com o varejo da região de Campinas, ao retrair levemente o faturamento anual
  em 0,5% e chegando a R$ 48,2 bilhões, e com a região do Litoral, que
  contabilizou uma queda de 4,2% na comparação com 2012, totalizando R$ 17,8
  bilhões de receita no ano.
 
 
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