Postagem em destaque

Crônica: A construção de um grande amor

Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...

domingo, 11 de maio de 2025

Geral: Lula sobre comércio exterior com a Rússia: "Brasil não pode jogar fora nenhuma oportunidade"

 Ricardo Stuckert / PR


Radiografia da Notícia

Lula lembrou que a Rússia é um parceiro importante na questão de óleo e gás e em pequenos reatores nucleares

No fluxo de praticamente 12 bilhões de dólares anuais, nós temos quase 11 bilhões de déficit comercial

o presidente levou na comitiva ministros conectados ao setor de energia e ciência e tecnologia

Redação/Hourpress

Em entrevista ao fim da agenda de compromissos na Rússia neste sábado, 10 de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que uma das intenções das conversas bilaterais com o presidente russo, Vladimir Putin, foi trabalhar para equilibrar o déficit comercial entre as duas nações e de gerar oportunidades para o Brasil em setores como a transição energética e área de minerais críticos.
 

“Nós temos uma relação comercial deficitária aqui na Rússia. No fluxo de praticamente 12 bilhões de dólares anuais, nós temos quase 11 bilhões de déficit comercial. A minha vinda aqui foi para discutir comércio, para tentar equilibrar, porque trabalhamos com a ideia de que uma boa política comercial é uma via de duas mãos. A gente compra e a gente vende mais ou menos na mesma proporção para que ninguém seja prejudicado”, afirmou Lula.
 

Lula lembrou que a Rússia é um parceiro importante na questão de óleo e gás e em pequenos reatores nucleares, “uma novidade extraordinária para que a gente possa ter energia garantida para todo o sempre”, definiu o presidente. “Sabemos que em um país que quer ser a sétima, a sexta, a quinta economia do mundo, vai precisar de ter muita energia e garantia de que nunca vai faltar”, disse, lembrando que o sistema brasileiro de distribuição energética já está quase 100% integrado.


"A minha vinda aqui foi para discutir comércio, para tentar equilibrar, porque trabalhamos com a ideia de que uma boa política comercial é uma via de duas mãos. A gente compra e a gente vende mais ou menos na mesma proporção para que ninguém seja prejudicado"
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
 

Para ampliar os canais de comércio, o presidente levou na comitiva ministros conectados ao setor de energia e ciência e tecnologia, retomou na conversa com os russos canais para instâncias de conversa em alto nível entre as duas nações e acordou a vinda de empresários e representantes russos para o Brasil nos próximos meses. Um dos focos no horizonte é a pesquisa e exploração dos chamados minerais críticos, como lítio, cobalto, níquel, grafite, e elementos das terras raras, essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário