Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Chumbo quente: Presidente Lula terá muito abacaxi para descascar

 A questão ambiental foi alvo de severos ataques

Pixabay

Luís Alberto Alves/Hourpress

O que esperar do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)? Essa é a grande pergunta que vários setores da sociedade estão fazendo. Ninguém é bobo para saber que o Brasil se encontra no fundo do poço, em diversas áreas. Principalmente na Saúde.

O SUS (Sistema Único de Saúde) sofreu intenso bombardeio durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), mesmo com os relevantes serviços prestados pelos profissionais da saúde durante a pandemia de 2020.

A questão ambiental foi alvo de severos ataques, com aumento gigantesco do desmatamento na região Amazônica. Nunca houve tanto incentivo aos crimes contra a natureza, inclusive reduzindo o poder de atuação das autoridades deste setor.

Abacaxi

Subemprego é outra bomba relógio que a administração Lula terá de desarmar. Com quase 10 milhões de desempregados, o Brasil atualmente tem 39 milhões de pessoas trabalhando sem registro na carteira, ou seja, são os informais.

Ganham salários baixos, sem nenhuma garantia de convênio médico, vale-alimentação ou refeição ou a certeza de que vai continuar empregado. Por causa disto a minoria de maus empresários abusa, empurrando jornadas excessivas, às vezes sem direito à folga.

A radicalização é outro problema que o ministério da Justiça terá de enfrentar nos parâmetros da Lei, sem bravatas ou perseguição. É preciso dar um basta na facilidade da compra de armas, para que o País não mergulhe numa guerra civil. Lula terá muito abacaxi para descascar nos seus quatro anos de governo.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Hourpress

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário