Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Bartolomeu de Gusmão

    Hourpress


Redação/Hourpress

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, nasceu em Santos, Capitania de São Vicente em 1685. Estudou com os jesuítas até a idade de 15 anos, quando se transferiu para Coimbra em cuja Universidade tomou grau de licenciado em Canones. Dedicou-se apaixonadamente ao estudo das Ciências Físicas. Os seus estudos levaram-no a imaginar a construção de um aparelho capaz de elevar-se aos ares. Comunicando a Dom João V as suas idéias, este entusiasmou-se por elas, prontificando-se a custear as despesas que fossem necessárias para levar a cabo a idéia genial.

 Em 1721 foi enviado à Roma para alcançar da Santa Sé a elevação da Capela Real de Lisboa o grau de Patriarcal, e para tomar outras providências relativas aos bispados. Nada conseguiu. Alguém agia na sombra contra ele, alguém queria afastá-lo da estima do Rei. E, de fato, foi afastado por suspeitas injustas de seu comportamento político em Roma.

 Abandonado e só, as falsas acusações contra ele aumentaram terrivelmente. Os aplausos que recebera mudaram-se em intrigas e em afirmações perversas. Diziam-no maníaco e atacado de loucura. Em setembro de 1721 abandonou o País ingrato ao qual tinha dado as primeiras demonstrações de seu gênio.

 Recolheu-se a Toledo, na Espanha. Venceu a intriga, a inveja não só do povo rude como também dos cortezãos. Suspeitou-se da Inquisição, diz Macedo, mas a suspeita até hoje ficou sem fundamento. Apesar de tudo, o nome glorioso de Bartolomeu de Gusmão passou para a História. 

Foi ele quem positivamente realizou no mundo a primeira ascensão de um aerostato. Somente 74 anos depois é que os irmãos Montgolfiers realizaram o que o Voador, humilde santista já havia realizado em público, na cidade de Lisboa. "Além de precursor da aerostática foi o primeiro inventor americano" - diz judiciosamente A. Taunay, autor do mais completo e profundo estudo a respeito de Gusmão, publicado em 1936, acompanhado de vastíssima documentação. Faleceu em completa miséria, em Toledo, na Espanha em 18 de novembro de 1724. A Rua Bartolomeu de Gusmão (foto) fica em Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário