Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Senador Casemiro da Rocha

 Com apoio de professores, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1870

 Hourpress

A Avenida Senador Casemiro da Rocha fica em Mirandópolis


Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta rua começou a ser aberta em 1918, como parte do loteamento Mirandópolis, cujo nome é homenagem à família Rocha Miranda, proprietária do Bando Nacional Brasileiro e da Companhia Predial no Rio de Janeiro. Este bairro foi projetado pelo diretor de Obras Públicas da Prefeitura de SP em 1917.

A proposta era apresentar Mirandópolis como bairro modelo aos paulistanos. O dono loteamento, o empresário ítalo-brasileiro, Antonio Cantarella era admirador da natureza, que o levou a construir por conta próprioa o Parque Jabaquara, inaugurado em 1910 e por vários anos esteve aberto ao público. Depois resolveu transformá-lo numa vila.Dai o nome de suas serem de flores.

Já a Avenida Senador Casemiro da Rocha, antes era conhecida como Avenida da Saúde até 1954, quando ocorreu a mudança de nome. Alfredo Casemiro Rocha nasceu em Salvador (BA) em 1856. Filho de mãe negra e pobre, com dificuldade conseguiu entrar no Colégio Abílio e depois, com apoio de professores, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1870.

Líder

Oito anos depois mudou-se para São Paulo para fugir do preconceito que sofria na Bahia. Morou em Avaré (SP), em seguida foi para Cunha (SP) e ali tornou-se médico de grande importância e começou a carreira política. Eleito vereador em 1879, defendeu a causa republicana,  criando o Clube Republicano de Cunha e atuando na libertação de muitos escravos da cidade.

 Em 1883, já filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP), chegou à presidência da Câmara Municipal. Tornou-se importante líder político, sendo representante da cidade nas convenções do PRP realizadas em 1887, 1888 e 1889. Ainda durante o Império casou-se a primeira vez, com Adélia Rocha, falecida em 1887, com quem teve sua primeira filha. 

Quando o marechal Deodoro da Fonseca, sustentado por setores do Exército e por civis, instalou o regime republicano em 15 de novembro de 1889, foi um dos líderes do movimento em Cunha. Nesse momento, aproximou-se de Francisco Glicério, líder republicano paulista de quem seria aliado durante toda a vida. 

Mandato

Em 1892 foi eleito deputado estadual pelo PRP para a legislatura 1892-1894. Em 1894  elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo e em 1897foi reeleito. Ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, de maio de 1894 até dezembro de 1899. 

Como deputado federal, fez parte da Comissão de Instrução Pública e Higiene. Em 1902 uniu-se a Maria do Carmo Rodrigues, com quem teve dois filhos e somente se casaria oficialmente em 15 de dezembro de 1930. Em 1907 foi mais uma vez eleito deputado estadual pelo PRP. Sucessivamente reeleito, exerceria o mandato até o ano de 1923, acumulando-o com outras funções.

 Além de continuar representando Cunha em vários congressos estaduais do PRP, em 1916 voltou à Câmara Municipal dessa cidade, assumindo a presidência da Casa. Em 1918 combateu a epidemia de gripe espanhola que assolava o município e em 1923 renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de Cunha, até 1924. Em 1925 elegeu-se senador estadual pelo PRP, permanecendo no Senado paulista até outubro de 1930, quando da vitória da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder e extinguiu todos os órgãos legislativos do País.

 Opositor do governo Vargas, em 1932 apoiou a Revolução Constitucionalista, deflagrada em São Paulo exigindo a reconstitucionalização imediata do Brasil, e ofereceu préstimos às tropas revoltosas. Após o conflito, em 16 de dezembro de 1933, foi nomeado pelo interventor Armando Sales (1933-1935) prefeito de Cunha, mas ocupou o cargo por poucos dias, falecendo em 29 de dezembro de 1933 naquela cidade. A Avenida Senador Casemiro da Rocha fica no bairro Mirandópolis, Zona Sul de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário