Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Afonso Celso

 

A Rua Afonso Celso fica na Vila Mariana

Luís Alberto Alves/Hourpress

Afonso Celso de Assis Figueiredo, filho do Visconde de Ouro Preto, nasceu em Minas Gerais em 31 de março de 1860. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, em 1880. Durante os oito anos que precederam a Proclamação da República, foi deputado por Minas Gerais,  ocupando o cargo de 1º Secretário da Câmara.

 Após a República, afastou-se da política por ser contrário à nova forma de governo e seguiu para a Europa em companhia de seu pai. De volta ao Brasil, dedicou-se à advocacia e às letras. As suas obras principais são: "Vultos e Fatos", "O Imperador no exílio", "Notas e Lições", "Guerrilhas", "Contraditas Monárquicas", "Porque me ufano de meu país", "Oito anos de Parlamento" e o "Assassinato do Coronel Gentil de Castro". 

Ocupou na Academia Brasileira de Letras a cadeira de Teófilo Dias e foi presidente perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi também, durante algum tempo, diretor da Faculdade Livre de Ciências Sociais do Rio de Janeiro. Faleceu no Rio de Janeiro em 12 de julho de 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário