Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 22 de março de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Ladeira Porto Geral

 



Luís Alberto Alves/Hourpress

O nome da "Ladeira Porto Geral", principal caminho para o Rio Tamanduateí ao tempo em que este corria ao lado da Rua 25 de Março, inicialmente foi chamado de  "caminho que vai para o Tamanduateí",  por volta de 1780. Mas teve outros nomes, como "Beco do Barbas", "Beco da Barra" e "Beco do Quartim", numa referência a um proprietário de chácara da região.

Recebeu este nome pelo fato de o porto ficar próximo ao Mosteiro de São Bento e usado para atracadouro das canoas que vinha das fazendas de São Caetano e pertenciam ao Mosteiro. O nome Porto Geral, é que existiam o "porto da Tabatinguera", o da "Figueira" e o do "Coronel Paula Gomes". 

Porém, a população começou a chamá-lo de Porto Geral, por ser o mais importante da cidade. Sempre cheio de tropas e mercadores. Após 1848, o Rio Tamanduateí teve o curso retificado. Em 1896, o porto desapareceu após o término das obras, mas o nome permaneceu. A Ladeira Porto Geral (foto) fica no Centro de SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário