Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 30 de março de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Caio Graco

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

A rua Caio Graco (foto) começou a ser aberta em 1888 pelo engenheiro e empresário italiano Luiz Bianchi Betholdi que, em 1887, comprou grande gleba de terra na região da Lapa, na época conhecida como Campos da Pedreira ou do Mandi, e batizou o loteamento de Vila Romana.

Em homenagem às suas raízes italianas, denominou os nomes das ruas com menção à civilização romana, entre elas Caio Graco. Ele nasceu no ano 153 a.C, filho de Cornélia. Famoso pela atuação democrática, após vingar a morte do irmão, assassinado, restringiu o poder do Senado e adotou medidas que favorecessem os plebeus.

Como político criou a Lei Agrária e concedeu à população italiana o direito ao voto. Enfrentou grande oposição por parte dos senadores e não se reelegeu pela terceira vez. Enfrentou o cônsul Opímio, que procurou anular suas reformas, matando mais de 3 mil de seus seguidores. Morreu em Roma no ano de 121 a.C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário