Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

sábado, 1 de agosto de 2020

Economia: Produção de Alimentos em São Paulo é o tema da encontro virtual organizado no dia 4

São Paulo é a 7ª cidade mais populosa do planeta


Redação/Hourpress

Divulgação

A cidade de São Paulo possui mais de 4 mil hectares de área rural, somadas as áreas agricultável com as de vegetação nativa e Áreas de Preservação permanente (APPs). Além disso, há centenas de iniciativas agrícolas produtivas nas áreas urbana e periurbana, destinadas à produção de alimentos, totalizando mais mil locais de produção de alimentos no município de São Paulo, em especial nas localidades de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, que além da produção de alimentos, é também local de preservação de mananciais. Baseado nestas premissas a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional São Paulo realizará um encontro no dia 4/8, no qual os palestrantes poderão falar sobre as suas experiências.

Segundo Hemerson Calgaro, assistente de planejamento da Regional, "os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 apontam a cidade de São Paulo com uma população de 12,2 milhões de habitantes e uma população rural em torno de 120.000 pessoas. São Paulo é a 7ª cidade mais populosa do planeta e o município é responsável pelo 10.º maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial".

Ainda em relação aos números, somente a olericultura ocupa mais de 105 mil metros quadrados de estufas na área rural, com produção de ampla variedade de hortaliças. Os legumes, tubérculos, ornamentais, medicinais, aromáticas e Plantas Alimentícias Não Convencionais são os cultivos de maior interesse e volume. "São agricultores que apresentam diversas formas de cultivo, do convencional ao agroecológico: orgânicos, natural, biodinâmica, permacultura, sistemas agroflorestais, entre outros", afirma Calgaro.

As palestras versarão sobre a produção desses alimentos e as comunidades que o fazem, desde a área urbana até a periurbana e rural. Serão abordados assuntos técnicos relativos à produção em função da realidade de cada localidade até a comercialização. Também haverá relatos de iniciativas que foram tomadas a partir da pandemia e do isolamento social imposto que fez com que surgissem novas formas de comercialização e logística e até a tendência de essas novas modalidades se perpetuarem entre os produtores.

4 de agosto de 2020 - 13h
Ao vivo pelo Link: youtube.com/c/CDRSagricutura
Hemerson Calgaro - Abertura e mediação
Engenheiro agrônomo - Diretor CDRS Regional São Paulo

Palestrantes
Nicole Gobeth
Eng. Florestal e Gestora do Projeto Ligue os Pontos
Tema: "Agricultura em Parelheiros"

Jose Antônio Teixeira (Toninho)
Departamento de Agricultura da Prefeitura de São Paulo
Tema: "Agricultura urbana e periurbana"

Joelma Marcelino dos Santos
Mulheres do GAU - Grupo de Agricultoras Urbanas
Tema: "Agricultura urbana - Zona Leste"

Ana Zilda R. Coutinho (Ana do mel)
Tema: "Agricultura em Parelheiros"

Depoimentos
Mauri Joaquim da Silva (Agricultor - Parelheiros)Luciano Aparecido dos Santos (Agricultor - presidente da Aprupar e diretor Sindicato Rural de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário