Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Brigadeiro Tobias


 Em 1840 foi escolhido pela segunda vez para dirigir os destinos de São Paulo


Luís Alberto Alves/Hourpress

Rafael Tobias de Aguiar, conhecido por "Brigadeiro Tobias" desde 21 de janeiro de 1895, nasceu em Sorocaba (SP) em 04 de outubro de 1793. Após o curso primário (atual Ensino Fundamental), veio para São Paulo, concluir sua Educação. Em 1821 foi nomeado eleitor para escolha de deputados às Cortes de Lisboa e, em 1826, entrou para o Conselho do Governo.

 Em 17 de novembro de 1831 tomou posse do cargo de Presidente da Província de São Paulo, exercendo-o até 10 de maio de 1835. Em 1840 foi escolhido pela segunda vez para dirigir os destinos de São Paulo. Na Assembleia Provincial serviu durante quatro legislaturas. Na câmara temporária teve assento durante as 6ª, 7ª e 10ª legislaturas. 

 Em 1842, como chefe do Partido-Liberal de São Paulo, envolveu-se na rebelião que nesse ano estourou em Minas Gerais e em São Paulo, refugiando-se no Estado do Rio Grande do Sul. Aí foi preso, sendo enviado para a Fortaleza da Lage, no Rio, onde permaneceu até 14 de março de 1844, data em que se concedeu anistia aos revoltosos, retornando a São Paulo. 

Nesse mesmo ano voltou à atividade política e foi eleito deputado da Assembleia Geral Legislativa. Adoeceu em 1857, na cidade de Santos, retornou ao Rio de Janeiro, vindo a falecer a bordo do navio que o levava. A Rua Brigadeiro Tobias (foto) foi batizada com esse nome em 1916 e fica no Centro, próximo à Estação da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário