Festival que reuniu mais de 100 mil pessoas em 11 dias de duração fez história, deixa legado positivo e gosto de quero mais para a cidade de São Paulo. Data já marcada para a edição de 2020: 17 de setembro a 4 de outubro
Redação/Hourpress
Com todos os recordes batidos, a edição 2019 da São Paulo Oktoberfest - realizada no Jockey Club de São Paulo entre os dias 20 de setembro a 06 de outubro - reuniu um público rotativo de mais de 100 mil pessoas em um território de experiências culturais, gastronômicas, cervejeiras e de entretenimento únicas. A festa teve seus ingressos esgotados com 5 dias de antecedência e em seu último dia, foi coroada com a participação de 10 mil pessoas, levando o público, artistas e organização a um grand finale emocionante, ao som da banda Queen Experience.
Estamos muito felizes com os resultados. A presença e alegria do público confirma o sucesso do festival. É um projeto complexo e audacioso e fomos consagrados por este público maravilhoso de todo o País e também de outras nações. Encontrei em minhas caminhadas pelo evento, pessoas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina, Uruguai, Chile e até Alemanha, que curtiram o evento de uma maneira muito saudável e alegre.”, comenta o fundador do festival em São Paulo, Walter Cavalheiro Filho. “Seguimos deixando um legado positivo para São Paulo, fazendo história e sempre aprendendo com a experiência a cada ano que passa”, acrescentou Cavalheiro.
História, trajetória e resultados da maior festa alemã de São Paulo
O evento completou 3 anos em 2019 em São Paulo, superando o público dos anos anteriores e batendo a marca de 250 mil visitantes, desde sua primeira edição em 2017. Este ano, mais de 102 mil pessoas participaram da festa. As duas primeiras edições do evento somaram um público total de 150 mil visitantes.
O festival começou comercializando perto de 70 mil ingressos no seu primeiro ano, em 2017. Um ano depois, aumentou o público para mais de 80 mil, e, neste ano, contabilizou 100.276 mil visitantes, entre os quais, 30% de fora da capital paulista. “Este encontro entre pessoas de estados, cidades de todo o Brasil e do mundo é um dos pontos mais importantes para a organização do evento, afinal, a força multicultural de São Paulo nos mostra essa diversidade nos números do evento”.
Em 2019, a 3ª São Paulo Oktoberfest contou com mais de 100 horas de shows e participação de várias bandas e desfiles típicos alemães, em sua maioria do sul e do sudeste do Brasil, além de bandas brasileiras de grande sucesso nacional para animar a diversidade de públicos da festa. Uma das bandas típicas que estrearam neste ano, provocando êxtase no público, foi a Banda Guaianuns, de São Paulo, liderada por jovens de descendência alemã e que trouxe além do repertório alemão, sucessos históricos do Pop Rock mundial a uma plateia mais que engajada com o grupo.
A São Paulo Oktoberfest, em sua terceira edição, além de dar a mais que merecida exposição às bandas do sul do país como Banda Cavalinho, Banda do Barril, Banda do Caneco e Bando do Fritz - que há mais de 30 anos levantam a bandeira das músicas típicas em nosso país - também revelou novos talentos aqui na cidade de São Paulo, como a banda Guaianuns, que levou o público à loucura, provando mais uma vez a grande diversidade cultural da capital paulista”, comentou Cavalheiro.
A exemplo das duas primeiras edições, a gastronomia típica e a experiência cervejeira proporcionadas por Aurora e pela Eisenbahn, patrocinadores do festival, junto com as cervejarias artesanais foram mais uma vez alguns dos grandes destaques da festa. Foram mais de:
- 109 mil litros de chope
- 18 mil litros de bebidas não alcoólicas
- 25 toneladas de alimentos na Biertent, cozinha típica alemã
- 15 toneladas na praça de alimentação, cozinha variada
Ainda no tema alimentação, por meio de uma ação planejada em conjunto com a Cruz Vermelha brasileira foram arrecadadas mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, o que, para a organização do evento, foi motivo de muita comemoração. “É a confirmação de que o paulistano é muito solidário e de que nós como produtores podemos contribuir muito com instituições com necessidades tão especiais como a da Cruz Vermelha brasileira”, afirmou Lilian Carvalho, Head de Planejamento da São Paulo OKtoberfest.
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