Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dona Veridiana



Foi a primeira mulher no Brasil a ser proprietária de jornal, "O Comércio de São Paulo


Luís Alberto Alves/Hourpress

Veridiana Valéria da Silva nasceu em São Paulo em 11 de fevereiro de 1825, no casarão de sua família que ficava na esquina da Rua Direita com São Bento. Seu pai, Antonio da Silva Prado era milionário. Casou aos 13 anos com Martinho da Silva Prado. 

Após separar-se do marido comprou uma chácara na antiga Rua Santa Cecília (atual Dona Veridiana) e ali construiu um palacete. O tamanho do terreno estendia-se pouco abaixo da Rua Marquês de Itu até a Avenida Higienópolis e proximidade da Avenida Angélica. Veridiana foi a única mulher, em São Paulo no final do século 19, a ter uma das 11 linhas telefônicas que existiam na época Estado.

Dona Veridiana tornou-se famosa por causa de suas obras de caridade, incentivo à agricultura e às artes. Foi a primeira mulher no Brasil a ser proprietária de jornal, "O Comércio de São Paulo, para auxiliar seu filho caçula, Eduardo Prado. Em 1870 presidiu a Sociedade Redentora para Libertação dos Escravos. Morreu em sua casa, no dia 11 de junho de 1910. No seu testamento deixou diversos bens a várias instituições de caridade, especialmente à Santa Casa de Misericórdia.

A Rua Dona Veridiana (foto) fica no bairro de Vila Buarque, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário