Filme Antonia é um dos destaques da programação do CineSesc |
Redação/Hourpress
Ingressos
Segunda a domingo: R$ 12 (inteira); R$ 6 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 3,50 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
Festival de Cinema Latino Americano
Antônia
Dir.: Tata Amaral (Brasil, 2006, 90’, 12 anos)
Na periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras que cantam juntas desde a infância lutam pelo sonho de viver de música. Com seu grupo de rap Antônia, encontram um empresário e começam a cantar em bares e festas. Mas, quando o sonho parece tomar corpo, os revezes de um cotidiano de pobreza, machismo e violência ameaçam o grupo e põem a amizade das garotas à prova.
Dia 25/7, quinta, às 15h.
Platamama
Dir.: Alice Riff (Brasil, 2018, 80’, Livre)
Uma família de bolivianos deixa para trás seu país, sua cultura e tradições, distancia-se da Pachamama, em busca do deus que está nas grandes cidades, o Platamama. O documentário acompanha esta família de imigrantes em São Paulo que trabalha costurando roupas, vivendo uma vida vinculada ao trabalho, sob uma condição de suspensão: não estão em sua terra de origem e também não estão em terra nenhuma, enquanto o sonho e o consumo são os únicos meios de escape possíveis da realidade.
Dia 25/7, quinta, às 17h.
Eu, Impossível
Dir.: Patricia Ortega (Colômbia / Venezuela, 2018, 97’, 16 anos)
Ariel é uma jovem modista cujo primeiro encontro íntimo com um garoto se transforma em uma experiência extremadamente dolorosa. Há algo estranho com seu corpo. Depois de uma visita médica, recebe um diagnóstico duvidoso. Aprofundando-se com grande esforço em seu passado, Ariel descobre que nasceu diferente e foi submetida a diversas cirurgias quando bebê para se transformar completamente em mulher. Esta verdade a faz mergulhar em um caminho para encontrar o perdão e a liberdade. Um filme sensível sobre ser intersexual e a liberdade. Ganhador do Fund of Women in Film LA 2018.
Dia 25/7, quinta, às 19h.
Bixa Travesty
Dir.: Cláudia Priscilla e Kiko Goifman (Brasil, 2018, 75’, 16 anos)
Linn da Quebrada, “bixa, louca, preta, favelada”, está pronta para desconstruir preconceitos e transgredir normas, utilizando sua música como arma contra o machismo e o conservadorismo da nossa sociedade. O corpo político da cantora é a força motriz desse documentário que revela a personagem em sua esfera pública e privada, marcadas não só por sua presença de palco, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.
Dia 25/7, quinta, às 21h.
Leite e Ferro
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2010, 75’, 16 anos)
O documentário revela o dia a dia das prisioneiras de um Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa. Através de depoimentos das detentas, o espectador entra em contato com realidades diferentes, mas muitos pontos em comum, como aqueles relacionados a drogas, sexo, violência, criminalidade, relacionamentos e maternidade. Entre os personagens reais, a prisioneira Daluana revela detalhes de sua trajetória no mundo do crime e das prisões, detalhes também revelados por outras presas.
Sexo e Claustro
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2005, 12’ 16 anos)
Sexo e Claustro é um documentário feito na Cidade do México, sobre uma singular personagem e seus sentimentos a respeito de sexo e religião.
Dia 26/7, sexta, às 15h.
Selvagem
Dir.: Diego da Costa (Brasil, 2019, 94’, Livre)
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
Dia 26/7, sexta, às 17h.
A Rainha Nzinga Chegou
Dir.: Júnia Torres e Isabel Casimira (Brasil / Angola, 2019, 74’, Livre)
Antigos reinos, com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re)existem hoje nas terras alhures das Minas Gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica rainha Nzinga e às terras dos reis do Congo, Angola, pelos descendentes da eterna rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.
Dia 26/7, sexta, às 19h.
Ensaio Sobre o Fracasso
Dir.: Cristiano Burlan (Brasil, 2019, 70’, 18 anos)
Um projecionista de um cinema pornô no centro de São Paulo realiza, em Super8, o seu primeiro filme, um ensaio sobre o fracasso de uma vida inteira. As cenas dos filmes que assistiu se cruzam com as novas imagens que capta; ficção e realidade se fundem tecendo uma ponte entre o passado e o presente.
Dia 26/7, sexta, às 21h.
Os Aventureiros
Dir.: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori (Paraguai, 2018, 102’, Livre)
Manu é entregador de jornais em La Chacarita. No dia de seu aniversário, seu avô dá a ele um livro que mostra um mapa do lugar onde foi escondido um tesouro de prata Yvyguy. Junto com seu amigo Fito, encontra o local onde o tesouro deveria estar enterrado. É um casarão onde mora um embaixador. Tudo se complica quando o embaixador decide organizar uma grande festa. Manu percebe que tem pouco tempo para encontrar o tesouro. Lembra-se então que o avô sempre dizia: “Os caçadores de tesouro precisam estar preparados; o obstáculo mais difícil nem sempre é o último”.
Dia 27/7, sábado, às 15h.
A Música das Esferas
Dir.: Marcel Beltrán (Cuba, 2018, 82’, Livre)
A longa viagem de Regina e Maurício remonta a quando e como se conheceram e se apaixonaram, na Cuba utópica dos anos oitenta. Durante a viagem do casal, é citada a oposição do pai de Regina, que resolveu não aceitar a união com um mulato de família pobre. Apesar dos muitos preconceitos e obstáculos, Regina e Maurício permaneceram unidos por mais de 35 anos.
Dia 27/7, sábado, às 17h.
A Mulher da Luz Própria
Dir.: Sinai Sganzerla (Brasil, 2019, 75’, 14 anos)
A Mulher da Luz Própria é um documentário de longa-metragem sobre a atriz e diretora Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro, que inaugurou um novo estilo de interpretação e atualmente dirige produções independentes. O filme é narrado pela própria atriz e possui imagens de arquivo e atuais que ajudam a descrever parte da história do cinema brasileiro, o contexto político e a trajetória da cineasta.
Dia 27/7, sábado, às 19h.
O Guru
Dir.: Rory Barrientos Lama (Chile, 2017, 70’, 10 anos)
Carlos Ruiz (28) é operário de uma indústria de alimentos para salmões na cidade de Castro (Chile), que em seu tempo livre resolveu retomar a carreira como boxeador profissional. Apelidado “O Guru” quando sobe ao ringue, durante mais de um ano se preparou para seu maior desafio: uma luta que pela primeira vez permite que ele dispute um título internacional. “O Guru” luta para ser campeão, alcançar a glória e ser lembrado no seu território.
Dia 27/7, sábado, às 21h.
Através da Janela
Dir.: Tata Amaral (Brasil, 2000, 85’, 14 anos)
Selma, uma enfermeira viúva e aposentada, mora com o filho Raimundo em um bairro de classe média paulistana. Ela de 60 e o filho de 24 anos vivem um relacionamento afetuoso, não desprovido de erotismo. Há um desejo implícito em cada frase, ação e troca de olhares. Apesar de a mãe ter o rosto vincado pela idade, não tem medo de olhar no espelho e acariciar seu corpo. O belo Raí, ligeiramente malicioso, contribui com a atmosfera veladamente incestuosa, elogiando a aparência da mãe e negando ter uma namorada. Selma vive para o filho, preenche seus dias cozinhando, lavando ou recortando anúncios de emprego para ele.
Dia 28/7, domingo, às 15h.
Pornô para Iniciantes
Dir.: Carlos Ameglio (Uruguai / Argentina / Brasil, 2019, 93’, 16 anos)
Montevidéu, 1980. Víctor é um aficionado de cinema que está vendendo sua câmera para poder se casar, quando um mafioso local o obriga a dirigir una versão pornô de A Noiva de Frankenstein. Seu amigo Aníbal, funcionário de um videoclube obcecado por pornografia, o acompanha nessa tarefa. Tudo se complica quando Víctor se apaixona por sua protagonista, Ashley Cummings, uma estrela pornô internacional.
Dia 28/7, domingo, às 17h.
No Coração do Mundo
Dir.: Maurílio Martins e Gabriel Martins (Brasil, 2019, 120’, 16 anos)
Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides, para vingar seu filho, Joca, que foi morto por Beto, que é irmão de Miro, que é amante de Rose, que é amiga de Selma, que trabalha com Marcos, que é namorado de Ana, que quer deixar Contagem e ter uma vida melhor no coração do mundo.
Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides, para vingar seu filho, Joca, que foi morto por Beto, que é irmão de Miro, que é amante de Rose, que é amiga de Selma, que trabalha com Marcos, que é namorado de Ana, que quer deixar Contagem e ter uma vida melhor no coração do mundo.
Dia 28/7, domingo, às 19h.
Cuecas Rasgadas
Dir.: Arnaldo Valsecchi (Chile / Argentina, 2018, 101’, 14 anos)
No casarão da fazenda moram somente mulheres: Matilde, a matriarca, suas três filhas solteironas e a mais nova, adotiva. Matilde está morrendo, por isso seus netos vêm até a casa. Em sua confissão póstuma ao padre da aldeia, Matilde afirma ter matado seu marido, quarenta anos antes, e tê-lo “sepultado” em um baú na garagem. São apenas alguns segredos de família, eventos que farão parte da casa ao longo do reencontro do presente, que irá acrescentar novos segredos à bagagem ancestral da família.
Dia 28/7, domingo, às 21h.
DOCTV 5 (108’, Livre)
Até o Fim do Delfín
Dir.: Fernando Mieles. (Equador, 2018, 54’)
Um dia um músico indígena do Equador enviou para o Youtube o vídeoclipe de sua canção Torres Gemelas sem imaginar o impacto que teria. Para alguns foi estranho e de mau gosto kitsch, mas para outros se transformou em uma celebridade com milhões de visitas na rede. Depois de dez anos, Delfín ainda não superou a ressaca da fama e agora luta para não apagar a magia de sua música, em um mundo de estrelas efêmeras na era digital.
No Gargalo do Samba
Dir.: Águeda Amaral e José Augusto de Blasiis (Brasil, 2018, 54’)
Nereu Gargalo, 73 anos, traz o sorriso que acompanha o som do seu pandeiro para falar de sua trajetória de vida e de sua paixão pela música brasileira, contando histórias que permeiam os últimos 50 anos de sua carreira. Através de depoimentos, novos aspectos de sua vida são mostrados. Compositor, percusionista, ritmista e lutador que faz valer a escolha feita pela música. De uma maneira mais poética é a história de um menino que gostava de tocar pandeiro e se tornou um ícone do samba rock.
Dia 29/7, segunda, às 15h.
Asfixia
Dir.: Kenya Márquez (México, 2018, 87’, 16 anos) + Bate Papo
Depois de sair da prisão, onde aprendeu a cuidar de doentes, Alma, uma mulher albina, propõe-se a qualquer custo recuperar algo mais importante do que sua própria liberdade. Para que isso seja possível, se vê obrigada a cuidar durante a noite de Clemente, um hipocondríaco com obsessão compulsiva por evitar uma morte fulminante. A reação entre eles transitará desde suspeita, medo e compaixão até ternura e amor.
Dia 29/7, segunda, às 17h.
Eu Menina
Dir.: Natural Arpajou (Argentina, 2017, 85’, Livre) + Bate Papo
Uma garota em um universo volátil e instável. Em meio a cartas que não são lidas, separações, segredos e contradições. A menina estranha, a menina adulta, a menina pequenina tenta decifrar o que não entende e procura o amor que lhe falta enviando sinais marcianos.
Dia 29/7, segunda, às 19h.
Menina Errante
Dir.: Rúben Mendoza (Colômbia, 2018, 82’, 12 anos)
Ângela tem 12 anos e três meias-irmãs com idades ao redor dos 30: as quatro se conhecem devido à morte de um desocupado carismático, seu pai. Ângela nunca morou com outra pessoa além dele e não se lembra de sua mãe. Por causa desta morte, suas irmãs vão deixá-la do outro lado do país com uma tia para evitar que fique sob custódia do Estado. Nesta viagem de luto, especialmente enquanto dividem um quarto, Ângela, em pleno despertar de seu corpo, reconhece em cada uma de suas irmãs a feminilidade, a sensualidade, os mistérios do prazer e da dor, o sofrimento e o desafio de ser mulher nesses caminhos.
Dia 29/7, segunda, às 21h.
Mostra Escolas Ciba-Cilect 5 (78’, Livre)
Macao
Dir.: Otávio Almeida (EICTV, Cuba, 2019, 14’)
Em Macao, uma cidade vive em um tempo suspenso. Através do retrato desse espaço, o documentário nos leva pelas paisagens de uma sociedade que se mantém no limbo.
Dançar à Guerra
Dir.: Caroline Hada y Thales Pessoa (UBA, Argentina, 2019, 14’)
A busca por Fachi, morador das ruas de Buenos Aires, que circula entre as subjetividades da promessa, o fracasso e o pertencimento, nos interstícios de uma vida errante.
Miguel e os Pássaros
Dir.: Malena Vain (Ucine, Argentina, 2018, 6’)
Miguel é um operário cubano dedicado a sustentar a sua família e sua casa. Entretanto, sua verdadeira paixão é cuidar dos pássaros na estrutura de jaulas que construiu em seu terraço.
Magalhães
Dir.: Lucas Lazarini (UNICAMP, Brasil, 2018, 22’)
Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Color.
Carne de Semeadura
Dir.: Christian Rios López (ECYTV, Colômbia, 2019, 11’)
Feliza, uma mulher de idade, vive numa atmosfera fantasmagórica e atemporal, recebendo os mortos da guerra e dando-lhes a tranquilidade de morrer. Enquanto aguarda o seu filho desaparecido há mais de 15 anos, chega Elmer, um jovem assasinado como falso positivo que, após ser enterrado por ela, volta confuso e com medo. Feliza, tratando-o como seu próprio filho, o ajuda e o guia a aceitar sua morte.
O Taciturno
Ignácio Revello (ECU, Uruguai, 2017, 17’)
Com a ajuda de uma garota rebelde e sua velha moto, Guillermo parte em busca de seu pai, um misterioso homem que vive no campo. Uma viagem que vai colocar em jogo vínculos, convicções e desejos de um adolescente que acreditava saber tudo.
Dia 30/7, terça, às 15h.
A Paixão de Michelángelo
Dir.: Esteban Larrain (Chile/França/Argentina/ Alemanha, 2013, 98’, 14 anos)
Chile, 1983. No povoado de Peñablanca chega a notícia de que um adolescente vagabundo chamado Miguel Ángel pode ver e falar com a Virgem Maria. Em virtude da dimensão do fenômeno, a Igreja envia um sacerdote para investigar as aparições. O escolhido, um jesuíta que passa por uma profunda crise de fé. Por outro lado, Miguel Ángel se converteu de tímido adolescente em um caprichoso ditador. Por fim, o sacerdote consegue descobrir uma obscura operação de inteligência, fazendo com que a Igreja proíba oficialmente o culto à Virgem de Peñablanca. Como consequência, o governo deixa o garoto entregue à sua própria sorte.
Dia 30/7, terça, às 17h.
A Destruição de Bernardet
Dir.: Cláudia Priscilla e Pedro Marques (Brasil, 2016, 75’, 14 anos)
Referência na reflexão sobre o cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet resolveu, aos 70 anos, se dedicar como ator em longas e curtas experimentais e ousados, dirigidos por jovens realizadores. Neste documentário, o próprio Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.
Phedra
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2008, 13’, 14 anos)
Documentário sobre a atriz Phedra D. Córdoba, cubana e transexual que vive no centro de São Paulo.
Dia 30/7, terça, às 19h.
Eldorado, Mengele vivo ou morto?
Dir.: Marcelo Tadeu Felipe Sampaio (Brasil, 2019, 71’, 10 anos)
Um retorno à história da passagem do médico nazista Josef mengele pela américa do sul. teorias da conspiração relatam que a divisa de diadema, são Bernardo do campo e são paulo foi polo de imigração alemã. no bairro eldorado, situado na fronteira dessas cidades e banhado pela represa Billings, morou um senhor chamado pedro hochbichler, um dos codinomes adotado pelo suposto mengele. mengele fugiu para os eua deixando um sósia no Brasil.
Dia 30/7, terça, às 21h.
A Mulher de Lama
Dir.: Sergio Castro San Martín (Chile, 2019, 96’, 16 anos)
Maria cuida de sua filha Teresa (12) a poucos quilômetros da fronteira entre o Chile e a Argentina. Faz dez anos que não volta a trabalhar como boiafria. Nesta temporada decidiu voltar, para juntar dinheiro e poder viajar à capital, mas antes terá que solucionar seu passado não resolvido.
31/7, quarta, às 15h.
Sudoeste
Dir.: Eduardo Nunes (Brasil, 2011, 128’, 14 anos)
Numa vila isolada do litoral onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.
31/7, quarta, às 17h.
Cerimônia de Encerramento
Compasso de Espera
Dir.: Antunes Filho (Brasil, 1989-1973, 98’, 16 anos)
As várias lutas contra o preconceito racial enfrentadas por Jorge, um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocrata. Negro, ele se torna um símbolo das revoluções que colocaram o Brasil como expoente na luta de classes.
31/7, quarta, às 20h30.
Cinema da Vela
Cinema Visceral Com Marcelo Felipe Sampaio e Fernando Bonassi Mediação de Ana Paula Sousa
MARCELO FELIPE SAMPAIO (Brasil) viveu parte de sua vida na cidade de Diadema. É cineasta, músico e produtor audiovisual. Dirigiu longas, curtas e trabalhos publicitários. Seus trabalhos em cinema foram exibidos em festivais no Brasil, América Latina, EUA e Europa, em cidades como Nova York, Buenos Aires e Londres. No ano de 2016 lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados, que foi exibido no Brasil e em algumas partes do mundo. Em 2019 lança Eldorado, Mengele Vivo ou Morto?
FERNANDO BONASSI (Brasil) Fernando Bonassi, 1962, é escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de romances (Subúrbio e Luxúria, entre outros), do livro de contos Passaporte e do infantil Declaração Universal do Moleque Invocado – os dois últimos finalistas do Prêmio Jabuti. No teatro destacam-se as montagens Apocalipse 1,11 para o Teatro da Vertigem e Arena Conta Danton, para a direção de Cibele Forjaz. No cinema, escreveu os roteiros de Cazuza, O Tempo Não Para (Sandra Werneck e Walter Carvalho) e Carandiru (Hector Babenco). Vencedor da bolsa de artes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio), com a qual viveu e trabalhou em Berlim em 1997-98. Desenvolveu, em parceria com o escritor Marçal Aquino, os seriados Força Tarefa, O Caçador, Supermax e Carcereiros, todas para a Rede Globo de Televisão.
ANA PAULA SOUSA (Brasil) É jornalista especializada em cinema e políticas culturais, é doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp e mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College, de Londres. Ao longo de mais de 20 anos de carreira em redações, foi redatora- chefe da revista Harper’s Bazaar, repórter da Ilustrada, da Folha de S. Paulo, editora de cultura da revista CartaCapital e colunista da Band News FM e do Segundo Caderno do Globo. Hoje, divide-se entre o jornalismo e o audiovisual. Escreve para veículos como Valor Econômico e Folha de S.Paulo, coordena o Fórum Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e realiza trabalhos de curadoria.
Crianças
Espaço de Brincar.
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, objetos e ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.
Hall/Exposição
CineClubinho
Como Treinar seu Dragão 3
Dir.: Dean DeBlois. EUA. 2019. 104 minutos. Livre. DCP.)
O que começou como uma improvável amizade entre um viking adolescente e um terrível dragão do Night Fury tornou-se uma trilogia épica que abrange as suas vidas. Neste próximo capítulo, Soluço e Desdentados nalmente descobrirão seus verdadeiros destinos: o chefe da aldeia como governante de Berk ao lado de Astrid e o dragão como líder de sua própria espécie. À medida que os dois ascendem, a ameaça mais sombria que enfrentaram - bem como a aparência de uma Fúria da Noite - testará os laços de seu relacionamento como nunca antes.
28/7, domingo, às 11h.
Grátis.
Alimentação
Café
De 25/7 a 31/07, segundas a domingos, às 13h15
Bar
Consiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos
que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 25/7 a 31/07, segundas a domingos, às 16h
Artes Visuais
Cinemagético
Rochelle Costi
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas!
Todas as idades
De 25/07 a 31/07, segundas a domingos, às 13h15
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Grafite Criola
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola.
Todas as idades
De 27/6 a 31/12, segundas a domingos, às 13h15
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