Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Antonio Carlos




Luís Alberto Alves

Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva nasceu na cidade de Santos em 01 de novembro de 1773. Fez os seus estudos básicos em Santos e em São Paulo, partindo depois para Coimbra onde se formou em Direito. De volta ao Brasil foi juiz em Santos e, em 1815, ouvidor e corregedor da Comarca de Olinda, em Pernambuco. Como desenbargador da Relação Baiana, envolveu-se na Revolução Pernambucana de 1817, resultando daí a sua prisão por quatro anos, e sérias ameaças de morte. 

O seu espírito impetuoso levou-o a encarar a morte sem temor. Quando o aconselharam que pedisse perdão a D. João VI, respondeu altaneiro: "Só a Deus peço perdão! Do rei, Justiça". Posto em liberdade em 1821, foi eleito deputado as Cortes de Lisboa, e aí seu gênio brilhou com todo o vigor, tornando-se o líder da bancada brasileira. A sua grande capacidade de se expressar encantava, a prontidão com que argumentava tornava-o temido. Ameaçado de morte pela população de Lisboa, retirou-se para a Inglaterra, negando-se a assinar o projeto da Constituição Portuguesa.

 Em Falmouth, em 22 de outubro de 1822, ele e outros brasileiros deram a público o célebre manifesto em que expôs os motivos de sua retirada das Cortes. Em 17 de julho de 1823, os seus irmãos, José Bonifácio e Martim Francisco foram demitidos do ministério por D. Pedro I. Antonio Carlos e Martim Francisco pelas colunas do "Tamoio", abriram violentíssima campanha contra o Governo, tendo como consequência a prisão dos três Andradas. Exilado por quase cinco anos, permaneceu Antonio Carlos na França, voltando ao Brasil em 1828. Em 1831, com o 07 de abril retornou ele a atividade política. 

Recusou o cargo de ministro em Londres e seguiu para a Europa. Em 1838 voltou para Brasil novamente, e tomou assento no Parlamento como deputado por São Paulo, brilhando sempre a sua formidável eloqüência. "Ele, e Martim Francisco foram os chefes do movimento maiorista: deve-se-lhe o golpe de Estado de 23 de julho de 1840, que proclamou D. Pedro II maior", afirma o grande historiador Dr. Afonso de Taunay.

 Em 1842 apareceu envolvido no movimenro liberal paulista. Sendo vitorioso o partido liberal, em 1845, voltou a Câmara. Nesse mesmo ano, Pernambuco elegeu-o senador, ocupando, porém, durante pouco tempo a sua cadeira, pois em 05 de dezembro daquele mesmo ano faleceu no Rio de Janeiro. Antonio Carlos foi um dos nossos grandes homens e uma das mais famosas cerebrações que o Brasil tem possuído. A Rua Antonio Carlos (foto) fica na Consolação, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário