Luís Alberto Alves
Um grupo de produtores rurais de Mato Grosso do Sul se uniram a outros de 10 estados e viajaram para Montevideo, no Uruguai, em busca de informações e tecnologias que possam alavancar a pecuária do Estado. Eles participam até a próxima quarta-feira (20) do Congresso Mundial de Hereford, e neste período vão visitar fazendas produtoras da raça angus, hereford, braford e que se dedicam também a cruzamentos industriais.
Segundo o administrador da Fazenda 3R, Rogério Rosalin, sua principal finalidade está no intercâmbio de informações, que poderá estimular novidades na produção sul-mato-grossense. “Uruguai é considerado um dos países que produz carne de excelência, e verificar como são constituídas as arrobas e como entregam essa qualidade ao mercado é a nossa intenção, que poderá servir de régua para medirmos nosso desempenho”, afirma. “Aqui poderemos averiguar se estamos de fato nos dedicando à qualidade e o patamar da pecuária de MS”, completa Rosalin, de Montevideo.
Para o pecuarista Ricardo Almeida Cordeiro, essa será a oportunidade de avaliar diferentes formas de bonificação e detalhes que estimulam o criador à qualidade. “Há uma infinidade políticas públicas no Uruguai que faz o criador se desenvolver constantemente. Avaliar o cenário que alavanca a capacidade da porteira para dentro e trazer ao Brasil, pode ser uma chave que mude paulatinamente nosso contexto”, afirma. “Mas também levarmos aos vizinhos nossas experiências, será um ponto que contribuirá com esse intercâmbio de informações e que amadurece a cadeia”, completa Cordeiro, também diretor da Rica Comunicação.
Como o Uruguai produz, abate, comercializa e exporta uma mercadoria premium, está entre as indagações dos criadores de Mato Grosso do Sul, que ao retornar ao Brasil, vão dividir a experiência com outros pecuaristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário