Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 22 de março de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Olavio Egídio


Luís Alberto Alves

Olavo Egídio de Souza Aranha, nasceu em 10 de outubro de 1862, em Campinas - São Paulo. O primeiro homem público brasileiro a promover a valorização do café como fonte de riqueza nacional.

Formou-se pela Faculdade de Direito de Recife em 1884. Ainda muito jovem, ingressou na política de sua cidade natal, já nos últimos anos do Brasil Império. Eleito, em 1887, deputado liberal da Assembléia Provincial. Com a chegada da República, filiou-se ao Partido Republicano, elegendo-se posteriormente membro do Conselho Municipal, para logo depois, eleger-se como deputado, representando São Paulo na Câmara Federal.

 Ocupando os mais importantes cargos na direção do seu partido. Na gestão de Albuquerque Lins, foi chamado para a pasta da Fazenda. Foi na Agricultura que deu o melhor de seus esforços, prestigiando e apoiando o lavrador, patrocinando exposições agrícolas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Todavia, onde surgiu seu merecimento, foi na sua política de valorização do principal produto brasileiro, o café. Dirigiu em São Paulo, a Campanha Civilista, cujo visão era levar o grande Rui a presidência da República. Foi um trabalhador incansável, um pesquisador perspicaz das necessidades de seu povo, uma grande inteligência, sempre a serviço do seu Estado e de sua Pátria.


Foi  precursor dos modernos métodos da cultura da terra. Foi o primeiro que alertou os poderes públicos acerca dos problemas da erosão pelas chuvas e a evasão das riquezas das terras, pelos cultivos irracionais que se vinham fazendo. Político perspicaz, foi um dos mais audazes e esclarecidos. Faleceu em São Paulo - Capital, no dia 6 de março de 1928. A Rua Dr. Olavo Egídio, (foto) fica em Santana, Zona Norte de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário