Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 23 de junho de 2015

Radiografia de Sampa: Avenida Cangaíba




Luís Alberto Alves

 Entre finais do século XIX e início do século XX, esta via pública era conhecida como "Estrada de Cangaíba" e ligava o bairro da Penha, Zona Leste, até este local (hoje o Bairro de Cangaíba). No século XIX toda a região era ocupada apenas por sítios e chácaras. Após o loteamento da área, iniciada por volta de 1910, a denominação "Cangaíba" foi mantida, pois era o nome de um antigo ribeirão.

 Segundo alguns estudiosos, "Cangaíba", na língua Tupi significa louco, doido, de má cabeça. Porém, podemos interpretá-lo de uma outra maneira: Cangaíba é uma corruptela de "Acangaíba". Nesse caso, o termo foi formado por "Acanga" (significando cabeça ou tudo o que tem forma arredondada, caroço de frutas) + "Ybá" ou "Ibá" (que significa fruta, pé de fruta, árvore frutífera).

 Como esta era a denominação de um ribeirão, tudo leva a crer que o mesmo era chamado de "Ribeirão das frutas arredondadas" ou "das árvores de frutos redondos", não fazendo nenhum sentido a interpretação de "Ribeirão dos loucos", como querem alguns autores.


 A atual Avenida Cangaíba, bairro do Cangaíba, Zona Leste, (foto) é a principal do bairro, pois nela estão concentradas (em 1998), pelo menos 90% dos pontos comerciais , entre lojas de calçados e roupas, farmácias, padarias, supermercados e bancos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário