Redação
Em um período de
retração econômica, o segmento de alimentação no mercado de franquias vem
mantendo seus resultados consideráveis e espera crescer 10% este ano, segundo
dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa
foi desenvolvida pela ECD Food Service.
Segundo o estudo, o
setor de Alimentação continua sendo um dos mais consolidados no franchising,
ocupando a maior faturamento de todos os segmentos. Redes de food service
tiveram um crescimento de 12% ano passado. Além disso, dentro do ramo alguns
subsegmentos mantém um ótimo desempenho, como o de pizzaria, que cresceu de 22%
a 23% em 2014.
Um exemplo é a
Patroni, maior rede de franquia de pizzaria no Brasil. A marca oferece
diferentes opções de pizzas, carnes e massas nas 192 unidades espalhadas pelo
Brasil. No primeiro trimestre do ano, a marca registrou um crescimento de 17%,
se comparado ao mesmo período de 2014. Além disso, a Patroni decidiu apostar em
um modelo de negócio compacto, com investimento inicial de R$ 150 mil,
desenvolvido para ser implantado em locais que possuem alta aglomeração e
movimentação de pessoas, proporcionando assim a compra por impulso.
Entre as novidades,
a marca reformulou o cardápio. O novo formato, composto por um mix de pratos
apurados e mais simples, facilita a decisão final do cliente, visando o ganho
de tempo na hora da compra e a eficiência do atendimento. Em resumo, a meta é
reduzir o Custo Médio das Mercadorias Vendidas (CMV) e dar mais rentabilidade
ao mix oferecido, projetando melhorias significativas no resultado final.
Além disso, a
Patroni aposta em parcerias de co-branding e na criação de novos pratos, como o
Parmegiana Pepperoni. O plano de expansão da marca comtempla a abertura de 95
unidades, sendo 50 no novo modelo Patroni Expresso e 45 entre os modelos
classic e premium.
A rede conquistou faturamento de R$ 335 milhões em 2014.
Outra aposta neste
mercado é a nova marca que está apostando no segmento é a Let’s Eat, rede de
hamburgueria e comida mexicana que já fatura aproximadamente de R$ 700 mil por mês. A rede começou sua expansão ano
passado e já possui cinco unidades no estado de São Paulo, sendo uma própria
(Campinas) e quatro franquias (Indaiatuba, Piracicaba, Itu e capital Paulista)
e uma em Sergipe. A Let’s Eat pretende crescer 80% em 2015, chegando a 20 lojas
em todo o Brasil.
Segundo o balanço
anual do franchising em 2014, o segmento atingiu o faturamento de R$ 25,6
bilhões no mercado de franquias do Brasil, representando um crescimento de
6,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário