Nelson Rodrigues era jornalista, escritor e dramaturgo |
Luís Alberto Alves
Considerado moralista e
reacionário, o jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912 - 1980) é tema de debate inédito
que o SescTV exibe em episódio da série Contraplano, nesta sexta-feira
(14), às 22h. Tadeu Chiarelli, historiador e curador de Artes Plásticas,
e Hugo Possolo, palhaço,
dramaturgo e diretor, discutem a influência da obra de Rodrigues na
cinematografia brasileira a partir de filmes baseados em suas peças teatrais.
A primeira produção a ser comentado é Toda Nudez Será Castigada, de
1972, dirigida por Arnaldo Jabor. Possolo acredita que esse trabalho teve boa
aceitação do público por ter um apelo popular e de fácil entendimento. Ele
também explica como Jabor traduziu a obra de Rodrigues na película. A nudez que
aparece com frequência nos trabalhos de Nelson Rodrigues é avaliada por
Chiarelli como uma forma do dramaturgo destacar um discurso que não poderia ser
dito claramente naquela época, quando o Brasil vivia a ditadura militar.
Quando o assunto é o filme Beijo no Asfalto, de 1980,
dirigido por Bruno Barreto, entra em debate a questão sexual, o preconceito e
os personagens. Para Chiarelli, a película é "uma reflexão sobre o
poder", na qual imprensa e polícia não se preocupavam com a veracidade dos
fatos. Um retrato da época, de acordo com Possolo.
O filme Os
Sete Gatinhos, de 1980, dirigido por Neville D´Almeida, põe em discussão
temas como sexualidade, obsessões e perversão. Com mais de três décadas, a
película continua atual para Chiarelli. O mesmo pensa Possolo, apesar de ver na
obra alguns aspectos que não condizem com o trabalho de Nelson Rodrigues.
O debate mostra que "sensualidade" é a palavra
que move o filme Bonitinha mas
Ordinária, de 1981, dirigido por Braz Chediak. Para Possolo, um trabalho
bem filmado em se tratando de sensualidade, e para Chiarelli, uma narrativa que
cerca o personagem e o deixa sem saída.
Entre outros assuntos, o
programa também analisa o moralismo e o conservadorismo de Rodrigues, e a sua
façanha de inserir perversão em todos seus personagens, mesmo que seja revelada
apenas no final do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário