Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Túnel do Tempo: Morte do médico Osvaldo Cruz



Osvaldo Cruz foi grande médico sanitarista


Luís Alberto Caju

Medicina perdia médico brilhante: No dia 11 de fevereiro de 1917 morria Osvaldo Cruz, 45 anos, cientista, médico, epidemiologista e sanitarista. Pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Ele organizou combate ao surto de peste bubônica em Santos (SP), em 1899, como a importação do soro era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Nascia o Instituto Soroterápico Federal em 1900. Dois anos depois assumiu a direção e depois como diretor-geral da Saúde Pública coordenou campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola do Rio de Janeiro.

 Convenceu o então presidente da República, Rodrigues Alves, a decretar vacinação obrigatória, provocando rebelião conhecida como Revolta da Vacina. Criticado no Brasil, mas premiado no Congresso Internacional da Higiene e Demografia, em Berlim, Alemanha, em 1907. No ano de 1916 ajudou a criar a Academia Brasileira de Ciências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário