Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Artigo: O que fazer diante da alta do dólar, se for viajar para fora?



A alta do dólar prejudica vendas feitas no Exterior


*Reinaldo Domingos

 O dólar vem em um processo de alta. Na última quarta-feira (12), a moeda subiu 0,25%, chegando a R$ 2,5641. Com isso, os consumidores brasileiros devem tomar cuidado com as compras de importados e viagens no exterior, mesmo as que já estavam programadas.
 
 Para quem objetiva adquirir produtos importados, o custo só aumenta. Além disso, ocorre também repasse no preço de produtos que possuem peças importadas e os consumidores são quem pagam as contas. Assim, os reflexos para a população é grande, os preços que já estavam subindo pelo aumento da inflação, acabam sendo influenciados também pelo aumento do dólar.
 
 Para quem planejou comprar algum produto importado, a recomendação é ficar atento e acompanhar a variação dos preços, caso não tenha urgência na compra, é interessante esperar até que a moeda abaixe e se estabilize.
 
 Outro cuidado é com as compras externas por cartão de crédito, que, além do custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), também pagará mais pelo aumento na cotação do dólar. O caminho é evitar a compra a prazo com variação em dólar e, se possível, comprar somente à vista.
 
 Para quem já havia planejado viagens para o exterior, é preciso muita atenção e, para tanto, recomendo a aquisição de um cartão pré-pago internacional, o qual já carregará em dólar aqui no Brasil para utilização na viagem. Lembro que esta atitude, certamente, evitará surpresas após o retorno, além da segurança que o mesmo proporciona.
 
 Porém, o mais importante é não ter pânico e desespero; é preciso elaborar um orçamento financeiro, ajustando as contas a possíveis altas que podem ocorrer e planejando melhor as compras, principalmente de importado.
 
 Combater este problema é dever sim do governo, mas passa também pela mudança de hábitos e costumes dos consumidores. Tudo começa em casa, portanto, é hora de faxina financeira, tentar trocar os produtos que aumentam com a alta do dólar e eliminar o que não agrega valor em prol de uma saúde financeira que contribua na realização de nossos sonhos.
 
*
Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileiro de Educadores Financeiros), educador e terapeuta financeiro e autor dos livros Terapia Financeira e Papo Empreendedor, ambos pela Editora DSOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário