Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Geral: Cidade chilena festeja Ano-Novo dentro de cemitério



É neste cemitério que os moradores de Talca (Chile) comemoram a chegada do Ano Novo

Luís Alberto Caju

O ditado popular diz que cada louco tem sua mania. No Chile, os moradores da cidade de Talca festejam a virada para o Ano Novo dentro do cemitério, na companhia dos parentes mortos. Tudo começou em 1995, quando uma família decidiu passar o último dia de dezembro ao lado do túmulo onde estava enterrado o patriarca.

 Depois disso os outros habitantes adotaram o macabro costume, com o prefeito de Talca mandando abrir os portões do cemitério, por volta da 23h, na véspera do Ano Novo, após o final da missa. O local é iluminado com velas, enquanto música clássica é tocada. Na avaliação de estudiosos, o hábito dos habitantes dessa cidade refletem o costume latino-americano de se lembrar dos mortos no Dia de Finados.

 Esse costume foi descoberto por meio de pesquisa feita pela rede social Badoo, que entrevistou vários usuários em 18 países, para descobrir como as pessoas comemoravam a chegada do Ano Novo. Na Romênia, os habitantes tentam ouvir animais “falando”, na Irlanda eles batem um pedaço de pão nas paredes visando espantar espíritos maus e na África do Sul se joga móveis velhos pela janela, de micro-ondas a sofás. Em Veneza, Itália, a virada do ano é feita com cada pessoa beijando a outra, mesmo que ela seja desconhecida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário