Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Veículos: Nissan convoca campanha obrigatória para Frontier, Pathfinder e Sentra


O tempo estimado de reparo é de 1 hora, o serviço é gratuito e poderá ser agendado 


Luís Alberto Alves/Hourpress


Com a intenção de zelar pela segurança de seus clientes, a Nissan do Brasil convoca 4.844 Frontier, produzidas entre 2007 e 2008, para substituição do gerador de gases do airbag do motorista.
Também serão reconvocadas de 55 unidades de Pathfinder e 124 de Sentra, produzidas entre 2001 e 2006, para nova substituição do gerador de gases do passageiro, que já foram substituídos em campanhas anteriores.

Substituição do Gerador de Gases do Airbag
Modelo
Intervalo de chassi
Fabricação
Unidades convocadas
Gerador de Gases
País de origem
Frontier
MNTVCUD4086000007 a
MNTVCUD4086004932
não sequenciais
Ago/2007 a Mar/2008
4.844
Motorista
Tailândia
Pathfinder
JN1VDWR502W000104 a JN1VDWR505W300131 não sequenciais
Out/2001 a Out/2004
55
Passageiro
Japão
Sentra
3N1CB51D05L503983 a 3N1CB51D47L450613 não sequenciais
Jan/2004 a Jul/2006
124
Passageiro
México
Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag pode resultar em uma pressão excessiva e acarretar na ruptura do gerador de gases com a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo. Esta condição poderá, em casos extremos, causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
A Nissan não tem conhecimento de incidentes destes componentes em seus veículos no Brasil.
O tempo estimado de reparo é de 1 hora, o serviço é gratuito e poderá ser agendado a partir de 20 de janeiro, entre 8h e 18h em uma concessionária Nissan.
Mais informações: 0800 011 1090 ou nissan.com.br.

Política: Projeto assegura atendimento especializado no SUS para mulheres na menopausa


O Projeto de Lei 5602/19 garante atendimento público especializado para mulheres durante a menopausa no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, que altera a Lei do SUS, está em análise na Câmara dos Deputados


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A menopausa é o período posterior ao fim da menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o término da fase reprodutiva da vida da mulher.
Autora da proposta, a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS) argumenta que, nessa fase da vida, a mulher pode apresentar diversos sintomas, isolados ou em conjunto, sendo os mais comuns: insônia, ondas de calor, diminuição da libido e da capacidade de concentração.
Durante a menopausa também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes, de osteoporose e de alguns tipos de câncer, como de mamas e ovários.
“Não é fácil lidar com essas mudanças, este é um período de transição e de profundas oscilações hormonais, logo, requer cuidados especiais e paciência”, argumenta a autora.
Tramitação
O texto será analisado em 
caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Congresso retoma trabalhos a partir do dia 3 de fevereiro



A pauta que aguarda o reinício dos trabalhos legislativos é explosiva e prometo debate acalorado

congresso nacional 13 03 17
Leia neste artigo — Principais desafios colocados para o Movimento Sindical — do diretor de Documentação licenciado do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, a agenda deste início de ano.
Acrescente-se a essa agenda, a discussão da PEC 196/19, da Reforma Sindical, na comissão especial que pode ser instalada em fevereiro. O texto já foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Leia ainda como vai ser a tramitação da proposta na Câmara.
Essa agenda, em grande medida está condicionada às eleições municipais de outubro próximo. Isto porque em períodos eleitorais, o Congresso tende a diminuir o ritmo de trabalho, além de entrar em recesso branco em setembro, mês antes do pleito propriamente dito. Assim, os prazos para “tocar” essa agenda ficam mais curtos.
Vácuo político
Enquanto o Congresso não retoma os trabalhos legislativos fica uma espécie de vácuo político na cena política naciuonal, que no início de cada ano é ocupado pelo Poder Executivo. Nestas primeiras 2 semanas do ano, o destaque vai para o reajuste em 4,48% das aposentadorias acima do mínimo.
E também do novo reajuste do salário mínimo que passa de R$ 1.039 para R$ 1.045, em fevereiro.
Deputado Marco Feliciano
Na primeira semana do ano, o destaque foi a notícia da expulsão do deputado marco Feliciano (SP) do Podemos. A direção partidária tomou a decisão, porque o parlamentar apoiou à campanha de Bolsonaro em 2018. O ato foi considerado infidelidade partidária, uma vez que o partido havia lançado candidato próprio, o senador Álvaro Dias (PR).

Destaque também para a sanção da lei que transferiu o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para o Banco Central. A nova lei estabelece a transferência do Coaf do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). A transferência vigia desde agosto quando foi editada a medida provisória que tratava do assunto.

Política: Secretaria abre concurso para acessibilizar bibliotecas públicas



Bibliotecas podem enviar projetos até o dia 30 de janeiro de 2020, usuários com deficiência visual serão os principais beneficiados

Redação/Hourpress

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe até 30 de janeiro de 2020 projetos de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual.
A ação faz parte do programa São Paulo + Inclusão Bibliotecas, que tem como parceiro o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e Cidadania e juntos já entregaram equipamentos há mais de 60 bibliotecas públicas.
Os interessados em participar devem indicar em formulário específico (abaixo) como pretendem aprimorar os serviços bibliotecários para as pessoas com deficiência e qual estratégia será utilizada para divulgação dos novos serviços com foco no público com deficiência visual.
As bibliotecas vencedoras receberão kits compostos pelos seguintes equipamentos: scanner leitor de mesa, linha braile e computador.
O formulário deve ser preenchido no link http://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br e as propostas bem como, anexos, digitalizados e devidamente assinados, devem ser enviados para o e-mail spmaisinclusaobibliotecas@sedpcd.sp.gov.br ou encaminhados pelo correio.

SERVIÇO
Abertura do edital - São Paulo + Inclusão Bibliotecas
Data de inscrição: até 30 de janeiro de 2020
Inscrições: http://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br
Envio de documentação: spmaisinclusaobibliotecas@sedpcd.sp.gov.br
Endereço para envio, caso haja necessidade: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP
CEP: 01156-001

Economia: Número de inadimplentes cresceu em novembro de 2019



Dados anualizados apontaram queda de devedores

Agência Brasil

O total de inadimplentes, pessoas com contas em atraso, registrado em novembro de 2019, cresceu em relação ao ano anterior, de 62,6 milhões de pessoas para 63,8 milhões. Já os dados anualizados apontam, segundo o Serasa Experian, queda de 3,3%, quando em novembro de 2018 o volume de dívidas atrasadas e negativadas chegava a 234,4 milhões e caiu para 226,6 milhões, nos 12 meses seguintes.
As dívidas negativadas podem geram a inclusão do nome da pessoa inadimplente em listas mantidas por instituições de proteções de crédito, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, o que impede a obtenção de empréstimos e financiamentos.
De acordo com o Serasa, em novembro de 2018, cada pessoa inadimplente deixou de honrar, em média, o pagamento de 3,7 contas. A proporção foi reduzida para 3,5 contas em 2019.

Estados

Dos sete estados da Região Norte três apresentam índices elevados de inadimplência.
No Amazonas, mais da metade da população, 55,7%, não conseguiu deixar as contas em dia, em novembro de 2019. A condição de inadimplente também englobava metade dos habitantes de Roraima e 49,4% dos residentes do Amapá. Os estados que ostentavam os três melhores índices eram Piauí (33,2%), Rio Grande do Sul (34,7%) e Santa Catarina (34,8%).

Contas

De acordo com o Serasa Experian, a quitação de contas de serviços de telecomunicação, como de internet e telefone, foi o que mais colaborou para o resultado apurado. Esse setor fechou novembro de 2019 com uma redução de 2,4 pontos percentuais na taxa de inadimplência.
Já as dívidas com bancos e cartões, que permaneciam em aberto, eram a maioria, representando 28,1% do total, com variação positiva de 0,6 ponto percentual, ante novembro de 2018.
No setor de serviços, constatou-se a mais alta variação, de 0,8 ponto percentual. Nesse caso, as contas atrasadas respondiam por 9,4% do total registrado em novembro de 2019.
O economista do Serasa Experian Luiz Rabi disse que os números sinalizam que as pessoas inadimplentes começaram a organizar seus débitos, aproveitando, principalmente, as últimas ações de feirão de renegociação. Para ele, mais pessoas deixarão essa condição, gradualmente, nos próximos meses.

Economia: Prorrogada campanha Volte Sempre, como incentivo consumidores são recompensados em dinheiro


Como incentivo ao descarte correto de resíduos, projeto oferece cashback para quem devolver garrafas de vidro vazias

Redação/Hourpress
Méliuz , empresa líder em cashback no Brasil, e o grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, prorrogaram até o final do mês a campanha "Volte Sempre", iniciativa sustentável que recompensa, em dinheiro, consumidores que devolverem para reciclagem garrafas de vidro vazias. Os pontos de coleta estão disponíveis em nove lojas dos supermercados Pão de Açúcar e Extra, na capital paulista, até o dia 31 de janeiro.
Com o mote "Volte Sempre ", o projeto visa engajar as pessoas a construir o hábito de reciclagem e, assim, colaborar para um ambiente mais sustentável, tendo em vista que o vidro é um material 100% reciclável e 1kg de cacos pode gerar 1kg de novas garrafas. Como recompensa, a dupla Méliuz e HEINEKEN vai oferecer um benefício concreto aos consumidores, no qual o grande diferencial é que a bonificação não é em forma de crédito ou voucher, mas sim em cashback - dinheiro que pode ser resgatado diretamente para a conta corrente ou poupança sem nenhum custo ao consumidor. Ao todo, já foram recicladas mais de 21 mil garrafas.
"O cashback é a recompensa mais valorizada por 45% dos brasileiros, segundo estudo da Nielsen, e o dinheiro de volta tem se tornado uma excelente solução para as marcas e empresas atraírem clientes e aumentarem o engajamento de suas ações e campanhas em diferentes formatos", afirma Israel Salmen, fundador e CEO do Méliuz.
Para participar, basta levar as garrafas de vidro vazias até um dos nove pontos de coleta. Em seguida, digitar o número de celular com DDD e depositar as garrafas na máquina. Após o descarte, o consumidor faz o download do APP do Méliuz (QR Code) ou acessa o site da empresa e realiza seu cadastro gratuito. Ao ativar a conta no Méliuz, é preciso informar o mesmo número de telefone inserido na máquina. Em seguida, o extrato do Méliuz vai constar o valor de cashback recebido - uma média de R$ 0,10 por garrafa. Ao somar R﹩20 de saldo, o cliente pode solicitar o resgate do dinheiro, informando seus dados bancários.
As máquinas de reciclagem recebem qualquer garrafa de vidro, independentemente da marca, e estão distribuídas em nove pontos da capital. Confira mais detalhes em: http://www.programavoltesempre.com.br.
Pontos de Coleta:
Pão de Açúcar
- Pão de Açúcar Apinagés (Rua Apinagés, 1147 - Sumaré)
- Pão de Açúcar Sócrates (Rua Sócrates, 120 - Vila Sofia)
- Pão de Açúcar Vila Romana (Rua Tito, 639 / 705).
Extra
- Extra Itaim Bibi (Av. João Cachoeira, 899)
- Extra Brigadeiro (A. Brigadeiro Luiz Antônio, 2013)
- Extra Morumbi (Av. Marginal do Rio Pinheiros, 16.741)
- Extra Ricardo Jafet (Av. Dr. Ricardo Jafet, 1501)
- Extra Aeroporto (Av. Washington Luiz, 5859)
- Extra Interlagos (Av. Sargento Geraldo Santana, 1491).

Economia: Setor elétrico brasileiro tem retomada discreta em 2019, mas projeta um 2020 melhor


Mesmo com a grande expectativa de crescimento do mercado brasileiro em 2019, o setor elétrico acabou crescendo um pouco abaixo do esperado

Redação/Hourpress
 Segundo dados da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o aumento de 5% no faturamento acabou sendo diluído pela inflação. Alguns segmentos especiais, como automação industrial, equipamentos industriais e saneamento tiveram um bom desempenho dentro do cenário interno, enquanto houve queda nas exportações, principalmente para o Mercosul e União Européia. 
Dentro dessa perspectiva, as empresas de materiais elétricos e eletrônicos tiveram que buscar diferenciais para a retomada de crescimento desse mercado.
Segundo Marco Stoppa, diretor da Reymaster Materiais Elétricos, empresa curitibana que figura entre as 10 maiores distribuidoras do país, e um dos acionistas da Engerey, empresa irmã da Reymaster responsável pela montagem de painéis elétricos,  o ano de 2019 foi desafiador para o setor:
“Vários acontecimentos se destacaram em 2019 e mesmo com um crescimento num ritmo bem mais lento que o esperado, apesar da grande expectativa, conseguimos ao final do ano atingir a nossa meta”.
Para a Reymaster e Engerey, a chave da retomada foi apostar em uma equipe qualificada, inovação tecnológica e melhor relacionamento com clientes.
"Promotorias com engenheiros e técnicos altamente capacitados foram um diferencial na hora de montar projetos elétricos e ganhar a confiança de clientes. Com um desempenho bem acima da média, essa equipe teve destaque nas linhas de iluminação, automação, identificação industrial  e sensores", explica Stoppa.
Outro diferencial foi o app proprietário Be-a-Bá da Elétrica, que atingiu a surpreendente marca de 180.000 downloads. Esse app, disponível tanto na Play Store quando na Apple Store, traz conceitos, normas, diagramas e tabelas prontas de equivalências, além de ferramentas para cálculos elétricos. Ele é dirigido a estudantes e profissionais da área em todo o Brasil. Ainda ajuda na conscientização sobre os perigos do mal uso da rede elétrica.
Para garantir uma satisfação maior dos clientes, foi implantado o sistema Salesforce, para atendimento ao cliente. “Nossa equipe já está iniciando a fase de mineração e análise de dados fornecidos pelo time de vendas para que possamos entender da melhor maneira possível todas as necessidades de nossos clientes” explica Marco.
Para 2020, a expectativa de crescimento é ainda mais alta. Com a economia mais estabilizada, a projeção é que todos esses investimentos tragam um retorno muito favorável. Estima-se um crescimento na casa de 20% no faturamento de 2020, tanto da Reymaster quando da Engerey.
Um dos projetos para o novo ano é implementar a Governança Corporativa. Isso trará mais solidez e segurança para fornecedores, colaboradores e clientes das empresas. “Para que nosso crescimento seja sustentável, precisamos ir cada  vez mais na direção da transparência, justiça e responsabilidade. Assim chegaremos nas metas almejadas para 2020“, conclui Marco Stoppa.