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terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Economia: Empresários paulistas aderem às permutas multilaterais para aquecer negócios


Em tempos de instabilidade, setores econômicos como comércio e serviços usam a criatividade e reinventam formas de estimular consumo de bens e serviços sem o uso de dinheiro em espécie. Baseada no conceito de economia compartilhada, plataforma de permutas onlines atrai interessados em São Paulo

Redação/Hourpress
Realizar eventos, divulgar uma marca ou promover negócios sem o uso de dinheiro já é uma realidade. Utilizando as premissas da economia compartilhada, como as permutas multilaterais, esse feito tem se tornado possível na vida de empresários e profissionais liberais. É o que revela o exemplo do professor, palestrante e diretor da Miyashita Consulting, Marcelo Miyashita, um dos principais nomes do marketing no Brasil.
 Destaque na Academia Brasileira de Marketing, ele recebeu diversos títulos como de Marketing Expert e o Prêmio Marketing Best. Morador da cidade de São Paulo-SP, o professor realiza cursos executivos e palestras empresariais em todo o Brasil e há dois anos conseguiu realizar em Goiânia-GO um curso para mais de 30 pessoas, sem ter que pagar em reais por nenhum dos custos operacionais. 
O fato só foi possível graças à oferta de inscrições para o curso na maior plataforma digital de permutas do Brasil em número de usuários que agora também tem atuação em São Paulo. A startup já conta com mais de 7 mil usuários em todo o Brasil e objetiva ampliar sua atuação no Estado. Confiante com a experiência positiva que teve, ele espera fechar novos negócios em permutas. “Não precisei colocar a mão no bolso para realizar o curso em Goiânia. 
Disponibilizei inscrições na plataforma de permutas XporY.com e com os ingressos comercializados custeei todas as despesas diretas como hospedagem, local da realização, coffee break, etc. e ainda restou saldo para outras necessidades posteriores”, conta o palestrante. Ele avalia a possibilidade oferecida pela plataforma como uma interessante ferramenta alternativa para negociar vagas ociosas ou excesso de estoque que toda empresa acaba tendo em diversos momentos. 
O interesse do paulista em alavancar negócios inovadores foi constatada durante o 1º Salão de Permutas Multilaterais realizado recentemente em Santo André pela plataforma. Cerca de 40 profissionais liberais e empresários participaram do evento, que contou com rodada de negócios. 
O empresário Manuel Gonçalves, sócio da Must Inglês por Imersão foi um dos participantes do 1º Salão de Permutas Multilaterais e está animado com as possibilidades de negócios que são ampliadas por meio da modalidade. O morador de São Paulo-SP é adepto à ideologia das permutas há muitos anos e já fez trocas de várias formas. Ele relata ter tido boas experiências que lhes possibilitaram investir em mobiliário para sua residência e anúncios para sua empresa. “Acredito que as permutas são um ótimo caminho para gerar negócios”, afirma o empresário.  
Ele se cadastrou na plataforma XporY.com há pouco tempo, mas suas expectativas são muito positivas, pois a plataforma oferece todo o suporte tecnológico para facilitar as transações e aproximar ofertante de comprador. “Estou oferecendo pacotes de cursos de inglês na plataforma e com a demanda que logo virá minha perspectiva é ampliar nosso número de alunos. Com o retorno, vamos investir na divulgação da nossa marca, além de obter outros produtos e serviços que nos sejam interessantes”, revela. 
Segundo o fundador da plataforma de permutas XporY.com, Rafael Barbosa, “a proposta é  gerar oportunidade de negócios e relacionamentos, de forma que o profissional ou empresa  participante possa vender e adquirir produtos e serviços importantes para seu dia-a-dia sem comprometer seu capital de giro, tendo como suporte um moderno software”, explica. 
A startup iniciou seu ciclo de expansão pelo País com o lançamento de sua atividade no estado paulista recentemente e já conta com usuários e ofertas de diversos produtos e serviços para permutas que variam de marketing digital, estética corporal e facial, reflexologia, ítens decorativos, cosméticos entre outros. 
A XporY.com utiliza a moeda virtual “X$”, sendo que cada X$ 1,00 equivale a R$ 1,00; facilitando assim as trocas multilaterais. Todos os produtos e/ou serviços negociados se tornam saldo para a compra de outros dentro da plataforma de acordo com o interesse do usuário.
O cadastro na plataforma pode ser feito pelo site ou aplicativo, é gratuito e não há cobrança de mensalidade ou anuidade. Rafael Barbosa explica que só é necessário pagar uma taxa de administração de 10% do valor da transação, quando for finalizada alguma compra pela na plataforma. 

Economia: E-Live é nova forma de fazer compras de fim de ano em SP


As marcas expostas no E-Live serão trocadas a cada três meses

Redação/Hourpress

Fazer compras neste fim de ano na capital paulista pode ser uma experiência diferente em 2019. Foi inaugurado, dia 21/11, o E-Live, primeiro marketing place colaborativo para lojas de e-commerce venderem seus produtos no meio físico. Ele é uma loja-âncora do Shopping Parque da Cidade, inaugurado em maio de 2019.
As marcas expostas no E-Live serão trocadas a cada três meses. As que estão nesta primeira etapa do espaço são: Ricardo Eletro (primeira loja física na cidade de São Paulo); eÓtica (que conta com sua marca própria, Lema21); Foreo (primeiro espaço físico exclusivo da marca no Brasil); eCadeirasPassarela Calçados (primeira loja física na capital paulista); Educadeiras (plataforma social de educação).
Além de experimentar e testar os produtos, o consumidor tem experiências interativas e imersivas. Os óculos da eOtica, por exemplo, podem ser experimentados por meio de um espelho virtual, selecionando modelo, cor e tamanho.
Já os ambientes de uma casa, montados com produtos da Ricardo Eletro, podem ser vistos por meio de óculos de realidade virtual. O consumidor passeia pelos cômodos e visualiza os itens, com respectivos preços.
Cerca de 800 itens das lojas on-line parceiras estão expostos no espaço E-Live, que tem 700 metros quadrados. Na semana da Black Friday os descontos serão de 25% a 60%.
"As lojas parceiras apostam neste conceito conosco, nesta nova forma de comprar. As marcas, que são de e-commerce, enxergam o meio físico como forte aliado nessa nova fase do varejo, que precisa se aproximar do público", frisa Sylvia Ferrari, diretora-executiva do espaço E-Live. "Estudos apontam que o consumidor pesquisa na loja física e compra no meio on-line. O espaço E-Live une os dois", comenta Sylvia. Ela explica que a renovação das marcas a cada três meses reforça o aspecto vivo e dinâmico do comércio varejista, acompanhando a busca do consumidor por novidades.
O primeiro marketing place colaborativo e rotativo é vantajoso não só para o consumidor, mas também para o empresário. "Abrir, manter e montar uma loja é caro. A gente torna o local físico acessível ao empreendedor", diz a diretora.
A ideia do E-Live é manter o espírito de e-commerce estimular o engajamento com a loja e o produto - uma das coisas mais demandadas hoje no varejo. "O consumidor quer ter liberdade de ver o produto, tocar, experimentar; é um momento muito individual. O espaço E-Live foi pensado e montado para ser uma galeria pela qual você passeia entre novidades de produtos e marcas".
A compra no espaço E-Live acontece toda no celular do consumidor, que adquire o produto desejado depois de escanear o QR Code. O produto é entregue na casa do cliente. O E-Live é, assim, um espaço omnichannel, integrando lojas físicas, virtuais e compradores.
Sobre o espaço E-LiveO E-Live é o primeiro marketing place colaborativo para lojas de e-commerce venderem seus produtos no meio físico. Ele é uma loja-âncora com 700 metros quadrados dentro do Shopping Parque da Cidade, na capital paulista. Propõe ressignificar o conceito de grande centro comercial urbano. Além de experimentar e testar os produtos, no E-Live o consumidor tem experiências interativas e imersivas por meio de espelho virtual, assistente virtual, realidade aumentada e vitrines interativas touch (que recomendam os produtos ideais através de quizzes). Experiências interativas com óculos e Ipad também estão garantidas, além de uma vitrine instagramável. As marcas e o portfólio de produtos são trocados a cada três meses, reforçando o aspecto vivo e dinâmico do comércio varejista e acompanhando a busca do consumidor por novidades.

Economia: Condor encerra Promoção Renda Extra com 20 mil participantes efetivos



Anúncios da campanha promocional, que comemorou os 90 anos da companhia, foram exibidos para mais de 46 milhões de pessoas e geraram mais de 500 mil acessos ao site

Redação/Hourpress
Promoção Renda Extra - o Melhor Ano da Sua Vida, realizou seu sorteio final no último dia 16 de novembro. A campanha teve início em agosto e celebrou os 90 anos de uma das maiores indústrias nacionais dos segmentos de Limpeza, Beleza, Higiene Bucal, Pintura Imobiliária e Artística. Concorrendo com 20 mil participantes efetivos, a grande vencedora levou para casa o prêmio de R$ 10 mil por mês, durante doze meses. 
Além da super premiação, a campanha promocional entregou milhares de prêmios instantâneos, entre produtos Condor, recargas de celular, e 90 prêmios de R$ 1 mil cada. 
Desenhada pela agência DIM Propaganda, a Promoção Renda Extra - o Melhor Ano da Sua Vida teve seu tema definido após uma vasta pesquisa que classificou a renda extra - seja para pagar contas, quitar dívidas, limpar o nome, realizar sonhos ou ter um ano de tranquilidade financeira -, como um dos maiores anseios do consumidor brasileiro. Com o prêmio de R$ 10 mil por mês, durante doze meses, a grande vencedora foi Ana Paula Silva dos Santos, do Rio Grande do Sul, que pretende quitar sua casa, presentear o filho com um carro, e ainda pagar algumas contas pendentes. 
Foram mais de 200 mil números da sorte gerados e os cupons fiscais mais cadastrados na promoção eram de produtos das categorias de Limpeza (32%), seguido por Higiene Bucal (30%), Pintura Imobiliária (4%), e Beleza (4%). 
No total, os anúncios da campanha foram exibidos para mais de 46 milhões de pessoas e representaram mais de 500 mil acessos ao site da Condor. Além dessa audiência, a taxa de conversão das ações digitais da promoção foi de 68%. 
“Ficamos muito felizes com todo o prestígio que o consumidor brasileiro empenhou em nossa promoção. Sentimos que estamos ainda mais próximos desse consumidor e que eles se sentem ainda mais confiantes de que podem contar com nossos produtos no seu dia a dia”, comemora Marcelo Assaf, diretor de Marketing da empresa.
Além do consumidor final, a Promoção Renda Extra conferiu ao revendedor mais um motivo para abastecer suas gôndolas com produtos Condor e a conquistar o melhor ano de suas vendas em um momento desafiador da economia brasileira. Ao todo, mais de 100 mil pontos de venda da Condor, incluindo e-commerces, contaram com o auxílio visual de enxovais desenhados especialmente para a ação para ampliar seu movimento. Em sua maioria, os participantes da promoção eram da região Sul (36,71%), seguida pela região Sudeste (24,81%), Nordeste (21,16%), Centro-Oeste (14,15%), e Norte (3,17%).
Sobre a Condor
Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e com a maior fábrica de escovas da América Latina. A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar. 
Nesses 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Economia: Apesar do crescimento, alunos com deficiência ainda são 0,5% no ensino superior


Professores com deficiência também são pouco representativos, apenas 0,4%, segundo levantamento do Quero Bolsa

Redação/Hourpress

O número de pessoas com deficiência matriculadas no ensino superior chegou a 43,6 mil, em 2018, mais do que o dobro dos 19,8 mil matriculados em 2010. Elas representam, atualmente, 0,52% dos mais de 8 milhões de estudantes matriculados. A proporção fica muito abaixo da participação deles na sociedade. Segundo o IBGE, 6,5% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência.

Os três cursos com maior proporção de pessoas com deficiência são os de Administração Pública, com 1,12%, Formação de Professor de Computação, com 1,12%, e Engenharia da Computação, com 1,1%.

O levantamento foi feito pelo Quero Bolsa, principal plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior, ao analisar as informações da edição 2018 do Censo da Educação do Ensino Superior do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em virtude do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

“O crescimento é resultado de políticas implementadas pelo poder público, com inclusão de pessoas com deficiência na lei de cotas, a partir de 2016. Assim, fica garantida a reserva de vagas para essa parcela da população em taxa proporcional a presença na sociedade”, explica Lucas Gomes, diretor de ensino superior da plataforma Quero Bolsa. A presença de alunos com deficiência é proporcionalmente maior na rede pública, com 0,8% do total contra 0,4% na rede privada.

“Entretanto, para aumentar efetivamente a presença da pessoa com deficiência no ensino superior é necessário criar condições para tal, como políticas de permanência e melhorias arquitetônicas de infraestrutura”, complementa Lucas. De acordo com os dados apurados, 54% das unidades de ensino no Brasil não possuem estrutura arquitetônica inclusiva.

Tipos de deficiência presentes no ensino superior

Deficiência Física, tal como paralisia e outros impedimentos motores, é a mais comum entre os estudantes, seguida por baixa visão e deficiência auditiva. O menor número é de surdocegueira, que é uma deficiência única, caracterizada pela deficiência auditiva e visual concomitantemente.

Número de professores com deficiência não chega a 2 mil

Os dados apontam também que, dos 397,8 mil professores do ensino superior no Brasil, apenas 1.7 mil são pessoas com deficiência. A taxa corresponde a 0,44% do total. Segundo a Lei nº 8.213/1991, empresas com 100 funcionários ou mais precisam reservar de 2% a 5% para pessoas com deficiência.

Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br) conecta alunos a instituições de ensino e oferece vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos brasileiros concluíram a graduação, segundo dados do IBGE, ele cresce a passos largos e já gerou uma economia de mais de R$ 1,3 bilhão para alunos do país inteiro. Atualmente a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, além de mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.

Economia: Allez Invest, escritório de jovens executivos, quer alcançar R$ 1 bilhão em custódia no próximo ano



Com apenas um ano de vida, boutique de soluções financeiras tem metas ousadas para 2020; Números impressionam após 12 meses de operação

Redação/Hourpress


Há apenas um ano no mercado de investimentos paranaense, a Allez Invest já colhe grandes frutos em Curitiba. Com ações direcionadas para cada grupo de atuação da empresa, seu crescimento tem se destacado. As metas propostas durante a inauguração, em setembro de 2018, já foram atingidas. Hoje são mais de 150 clientes que, juntos, somam uma carteira de mais de R$ 270 milhões em ativos do mercado financeiro (muito além da meta inicial de R$ 100 milhões nos primeiros 12 meses de vida da empresa). Para o próximo ano, a Allez objetiva alcançar R$ 1 bilhão em investimentos, aumentando o ritmo de crescimento de seus primeiros meses de atuação.
Enquanto o primeiro bilhão em recursos investidos de clientes não chega, a Allez busca atingir R$ 400 milhões até o final de 2019. "Sabemos que estamos no caminho certo, conquistando cada vez mais espaço no acirrado mercado financeiro. Acreditamos que nossas qualidades e serviços diferenciados nos colocam à frente", continua Hamilko. Um dos traços mais marcantes da atuação da empresa é a proximidade com os clientes, em atendimentos personalizados e com atenção máxima a cada um. Hoje, a maior parte dos clientes chega ao escritório por indicação. A empresa também se orgulha de não ter perdido um único cliente desde sua inauguração.
Carteira de investimentos
A carteira atual da Allez também ultrapassou a meta (aos oito meses) de atender 100 investidores no primeiro anoO ticket médio gira em torno de R$ 1.8 milhão por investidor em ativos do mercado financeiro. A Allez oferece todas as modalidades de investimentos disponíveis - de renda fixa, títulos públicos e renda variável, a seguros, operações de câmbio e previdência privada, incluindo oportunidades de investimentos em ativos no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Do montante total das custódias em gerenciamento pela Allez, 47% são destinados a fundos de investimento, 25% em renda fixa, sendo o restante alocado principalmente em ações e previdência privada.
Sobre a Allez Invest
A Allez Invest é uma boutique de soluções de investimentos no Brasil e no exterior. Com sede em Curitiba (PR), é credenciada à XP Investimentos, a maior corretora de valores e títulos mobiliários da América Latina, oferece um modelo de assessoria financeira exclusiva, compreensiva e completamente personalizada para seletos clientes. Além de Barbosa, a equipe da Allez Invest é composta por mais cinco sócios: Arthur Weber Rubert, Rodolfo Magno Baggio, Bruno Rosenmann, Guillermo Arauz e Thiago Muradas, todos com prévio conhecimento do mercado financeiro nacional e internacional. Os sócios já passaram por renomadas empresas do país e trazem uma grande bagagem de conhecimento na economia, que é constantemente atualizada.
Serviço:
Allez Invest
Endereço: Rua Heitor Stockler de França, 396, sala 2106, Edifício Neo Business, Centro Cívico - Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3514-5890

Túnel do Tempo: A estreia de Marlon Brando para o sucesso


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 3 de dezembro de 1954, Marlon Brando faz sua estréia como ator da Broadway na peça Um Bonde Chamado Desejo. O enorme sucesso da peça o torna famoso.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida 9 de Julho


Luís Alberto Alves/Hourpress

O nome Avenida Nove de Julho é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Neste dia em 1932, ocorreu o estopim do conflito entre as forças paulistas e o governo provisório de Getúlio Vargas, o qual havia imposto normas consideradas anti- democráticas que diminuíram a participação política de diversos estados por meio, por exemplo, da anulação da Constituição Federal de 1892 e da deposição de diversos governadores estaduais.

 A construção da Avenida Nove de Julho data da década de 1920, na gestão do prefeito Pires do Rio,  pretendia que esta corresse no meio de um parque desde o vale do Anhangabaú até a Avenida Paulista. Entretanto, as obras não foram iniciadas durante esta gestão mas prosseguidas pelos prefeitos Fábio Prado e Prestes Maia. 

Em 1941, ocorreu a oficialização da Avenida mantendo-se a homenagem ao evento paulista. Atualmente, ela funciona como ligação dos bairros da Zona Sul ao Centro da cidade seguindo pelo vale do Saracura Grande. A Avenida Nove de Julho (foto) fica no Centro e termina no Jardim Paulista.